Chico Bento – Pavor Espaciar, terceira Graphic MSP

Chico Bento – Pavor Espaciar, terceira Graphic MSP

06/10/2013 0 Por Surya

Pavor espaciar

 

U selu Grafique MSP começô com u Astronauta na sua mais espetaculosa aventura, todo sozinho na sua nave espaciar na órbita do tar do magnetar, numa istória de Ficção Científica danada di boa! Adispois a Turma da Mônica mostrô us Laçu de amizade numa saga prá modi de prucurá u cachorrinho du Cebolinha, infrentando muitos perigo i alembrando di um montão de istória di quando eles era pequinininho ansim.
[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.aumanack.etc.br/wp-content/uploads/2014/11/RenatoAzevedo.jpg[/author_image] [author_info]

Originalmente escrito por: Renato Azevedo
http://escritorcomr.blog.uol.com.br

http://www.ufo.com.br/blog/renatoazevedo[/author_info] [/author]

MSP_Pavor_Espaciar_008.jpg (1123×1624)
Bom, deixando o “caipirês” somente para essa introdução, chegou a hora de conferirmos a terceira Graphic MSP, Chico Bento – Pavor Espaciar. Agora o foco é o humor, em uma trama leve e divertida, e que tem tudo a ver com o caipira mais querido do Brasil! Sim, pois histórias com alienígenas são frequentes no interior, como bem o mestre Maurício de Sousa comenta no prefácio, e chamados por muitos nomes e termos que só comprovam o riquíssimo caldeirão cultural que é esse Brazilzão velho sem portêra!
O livro ficou a cargo de Gustavo Duarte, fã declarado de Ficção Científica e com vários trabalhos anteriores, como Birds, Có e Monstros!. Foi com esta última, que saiu na Quadrinhos na Cia., selo de HQs da Companhia das Letras, que tomei conhecimento de seu estupendo trabalho. Uma de suas características, comum a toda obra do Gustavo, é não possuir balões de texto, e acompanhamos a história somente com as imagens.
E que imagens! Monstros! conta a história de criaturas gigantescas invadindo Santos, e somente Pinô, dono do Bar do Pinô, sabe como lidar com essa ameaça. O traço limpo de Gustavo confere uma sensação de movimento para as cenas literalmente cinematográfica, e não vou aqui spoilar essa estupenda história, mas apenas dizer que reparte como em todo seu trabalho referências aos baldes, especialmente no último quadro da última página! E o Gustavo andou me contando umas coisas no dia do lançamento de Pavor Espaciar, a respeito de seus planos futuros para novas aventuras de Pinô, que são bem interessantes…
Toda essa perícia o quadrinista levou para o terceiro livro do selo Graphic MSP, com resultados simplesmente magníficos! Desta vez Gustavo não prescindiu de diálogos, mas a absoluta maioria dos quadros não tem balões, e ao contrário do que uns e outros andaram injustificadamente reclamando, eles não são necessários! Turma, estamos falando de história em quadrinhos, a forma de arte mais próxima do cinema! Ambos usam palavras e imagens para contar histórias, mas muitas obras-primas já deixaram textos ou diálogos de lado com resultados fantásticos.
É precisamente o caso da aventura de Chico, do primo Zé Lelé, da galinha Giselda e do porco Torresmo. A sequência de três páginas em que pela primeira vez vemos um dos alienígenas da história é um primor, em que os movimentos e expressões dos personagens dizem tudo! E até a página 20, além de homenagens ao time do Noroeste, pelo qual Gustavo torce, e referências a seus trabalhos anteriores e uma homenagem a outro meste dos quadrinhos, as que contei são: Guerra dos Mundos, Sinais, O Dia em que a Terra Parou e O Gigante de Ferro.
Recomendo que os leitores prestem o máximo de atenção aos preciosos detalhes apresentados ao longo da trama, enquanto Chico e sua turma tentam escapar dos alienígenas, incluindo homenagens a outros universos de Mauricio de Sousa. Em determinada cena, podemos ver referências a três locais onde famosos casos da ufologia, ou o estudo dos discos voadores, ocorreram. Um deles, claro, é Varginha!
Depois acontece um divertidíssimo diálogo entre Chico e Zé (uhn, é mesmo o Zé, ou não é…), motivado pelo ceticismo do primeiro com relação à situação “bissurda” que eles estão enfrentando. E tome referências a Star Wars, à ufoarqueologia (ramo da ufologia que estuda as visitas alienígenas no passado remoto), e claro que não poderia faltar também ao clássico Contatos Imediatos do Terceiro Grau. E um outro personagem ligado à ufoarqueologia, e que virou meme na Internet, dá as caras também, o que vale repetir: prestem atenção a cada quadro, cada cena, pois Gustavo é mestre em usar essas referências da maneira mais hilária possível!
A abdução de Chico Bento, Zé Lelé, Torresmo e Giselsa, que tem seus momentos de tensão, é uma divertida história que dá prosseguimento ao fabuloso selo Graphic MSP de Mauricio de Sousa. Cada um dos livros tem seu tema, e o objetivo de Chico Bento – Pavor Espaciar é divertir, o que foi alcançado com louvor. No traço de Gustavo Duarte os personagens parecem se mexer diante do leitor, e cada detalhe, referência ou diálogo surge no momento perfeito para enriquecer a aventura, que tal como Astronauta – Magnetar e Turma da Mônica – Laços (que acaba de ganhar mais uma reimpressão, tamanho o sucesso), é obrigatória na estante de todo colecionador, para ler, e reler, e reler… Parabéns novamente a Mauricio de Sousa, Sidney Gusman e a Gustavo Duarte por Chico Bento – Pavor Espaciar, e ainda devemos destacar que Gustavo terá seu trabalho publicado em breve pela Dark Horse, no álbum Monsters! and other stories.

 

Monstros!, Cia. Em Quadrinhos

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=65055

 

Blog do Gustavo Duarte

http://mangabastudios.blog.uol.com.br/

 

http://www.aumanack.com/item/14024-astronauta-magnetar

 

http://www.aumanack.com/item/15044-conhe%C3%A7a-turma-da-m%C3%B4nica-la%C3%A7os

 

‘Pavor Espaciar’, o Chico Bento de Gustavo Duarte

http://www.youtube.com/watch?v=bRVCTWG4k8s

 

Dark horse to publish Gustavo Duarte’s monsters! & other stories

http://www.darkhorse.com/Blog/1455/dark-horse-publish-gustavo-duartes-monsters-other