Os atores Patrick Stewart e James McAvoy participam de coletiva X-Men: Dias de um Futuro Esquecido em SP

Os atores Patrick Stewart e James McAvoy participam de coletiva X-Men: Dias de um Futuro Esquecido em SP

14/05/2014 0 Por Surya

Os atores Patrick Stewart e James McAvoy participaram nesta quarta-feira (14) de uma entrevista coletiva em um hotel em São Paulo para lançar o filme “X-Men: Dias de um futuro esquecido”.


No longa, eles interpretam, em momentos diferentes, o mesmo personagem: o Professor Xavier. O capítulo da franquia baseada nos quadrinhos da Marvel estreia no Brasil em 22 de maio.

https://farm3.staticflickr.com/2898/14188134075_8b5cf798db_z.jpg
Cena do filme

No filme, os personagens voltam ao passado para tentar melhorar o relacionamento entre mutantes e humanos. Na entrevista, os atores disseram o que fariam se tivessem a mesma chance de viajar no tempo. “Eu diria para o eu mais novo para recusar alguns papéis, fiz filmes muito ruins. Mas o que eu mais gostaria de fazer era me observar com cinco anos de idade, ver o que eu fazia”, declarou McAvoy.

O ator escocês não citou quais títulos apagaria do currículo. Antes de “X-Men”, ele já fez filmes elogiados, como “Desejo e reparação” (2007), pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro. Outros não tiveram tanto sucesso, como “Bollywood Queen” (2002), uma tentativa de refazer “Romeu e Julieta” com a estética do cinema indiano, massacrada pela crítica, assim como “O Procurado”, de 2008, em que ele entra em uma liga de assassinos especiais e que tem Angelina Jolie e Morgan Freeman no elenco.

https://farm3.staticflickr.com/2925/14184779931_c9cde782f3.jpg

“Se pudesse mudar algo do meu passado, eu diria para mim mesmo que eu tinha que me divertir mais”, disse Stewart. Na entrevista coletiva, os dois atores brincam bastante entre si. Simpáticos, eles aceitaram um presente da plateia e autografaram uma história em quadrinhos de um repórter.

Xavier mais humano

https://farm8.staticflickr.com/7394/14001414628_ffa3b64a0f.jpg
Perguntado sobre fazer um professor Xavier mais humano do que o de Stewart, McAvoy disse que embora os heróis tenham “superproblemas” para resolver, no final das contas acabam sendo problemas mais humanos. “Eles sofrem preconceitos, são perseguidos, têm dilemas como os da gente. E eu levo isso para o papel porque as pessoas se identificam melhor ao ver elas mesmas retratadas na tela.”

“É uma honra ter trabalhado com Patrick e Ian [McKellen], que são grandes atores. Sei que vou ser criticado pelo papel justamente por ser interpretado por um grande ator”, disse McAvoy. “Tenho grande admiração pelo James pelo trabalho que ele faz. Ele foi a melhor opção para ser o Professor Xavier do passado”, retribuiu o ator mais velho.

https://farm8.staticflickr.com/7371/14208191403_85567eaba7.jpg

“Somos atores bem diferentes, inclusive fisicamente. Mas James fez um excelente trabalho. Vi o filme duas vezes e em muitas cenas me vejo na pele de James como Xavier. Ele poderia ser o Capitão Picard caso façam a versão jovem dele em ‘Jornada nas estrelas: dias de um futuro esquecido'”, brincou Stewart.

Ao ser perguntado sobre qual seria o poder que gostaria de ter na infância, McAvoy disse: “Quando eu era criança, eu queria ter a habilidade de fazer as pessoas gostarem de mim. Queria ter mais confiança como um super-herói. Outra habilidade seria ficar invisível para fugir de certas situações”, disse McAvoy.

https://farm6.staticflickr.com/5158/14184765151_360bf4940e.jpg

Conversando sobre fantasias – neste novo X-Men apenas o Xavier interpretado por Stewart usa uniforme – o ator diz que adorou usar uma roupa toda preta de couro, o que o fez parecer mais durão. Já McAvoy disse que em “Primeira Classe” ele usa uma roupa azul e amarela muito apertada e que gostaria de usar a roupa de Magneto dos primeiros filmes. “A roupa de Ian McKellen era demais e mostrava que o personagem era muito poderoso.”

Stewart disse que já tinha vsitado São Paulo em outra oportunidade. “Foi em 1962 e vim com uma companhia de teatro para cá para uma apresentação. Lembro da cidade ser pequena e muito branca. Hoje a evolução do mundo tornou a cidade neste gigante, mostrando que nós seres humanos estamos sempre evoluindo, assim como os X-Men”.

Já McAvoy disse que estava contando em ficar careca como a versão de Xavier do futuro interpretado por Stewart, mas disse que as gravações acabaram com ele ainda cabeludo. “Quando acabamos de gravar o filme e ninguém veio me pedir para ficar careca, rolou uma certa frustração. Espero que no próximo filme eu já possa aparecer sem cabelos”.

História consagrada
A produção conta uma das histórias favoritas dos fãs e foi eleita uma das melhores histórias da editora. A trama gira em torno de um grupo de mutantes com superpoderes. O filme dá sequência a “X-Men: Primeira classe” (2011), que mostrava os primórdios da história.

https://farm8.staticflickr.com/7439/14164941646_c4f07543f6.jpg

McAvoy retorna como o jovem Charles Xavier, o líder da equipe. Stewart, que já havia feito o mesmo papel em três filmes anteriores, assume o personagem conforme a história avança.

Eles aqui voltam ao passado para impedir a construção dos Sentinelas, robôs poderosos, criados justamente para ser a arma perfeita contra quem tem habilidades especiais. Basicamente, a função é eliminar toda a raça mutante no futuro.

https://farm8.staticflickr.com/7348/14208225903_8c81ded531.jpg

Cabe então a Xavier – aliado a Magneto, interpretado por Ian McKellen no futuro e por Michael Fassbender no passado – mudar a história e salvar a humanidade.

Reprodução entrevista G1 fotos: Alan Uemura/Aumanack
http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2014/05/patrick-stewart-e-james-mcavoy-lancam-novo-x-men-em-sao-paulo.html

 

Confira o trailer do filme

Convite de Hugh Jackman para a maratona para promover o filme ao redor do mundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O ator Patrick Stewart disse durante entrevista coletiva de lançamento de “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” nesta quarta (14), em São Paulo, que seu herói é o técnico da seleção brasileira de futebol Luis Felipe Scolari. O ator, que interpreta o professor Xavier no quinto filme da saga, disse que, “se tudo der certo”, vai encontrar o técnico na sexta-feira.

Neste novo filme, que estreia em circuito mundial no dia 22 de maio, Wolverine (Hugh Jackman) tem que voltar ao passado para impedir a aniquilação de humanos e mutantes. Quando questionado se voltaria ao passado para mudar algo, Stewart relembrou sua primeira visita ao país, em 1962, aos 22 anos, quando esteve em São Paulo por uma semana como parte de uma turnê pela América Latina da companhia inglesa Old Vic, do qual participava também a atriz Vivien Leigh, conhecida por seu papel de Scarlet O´Hara em “…E o Vento Levou”.

Stewart também disse que se pudesse encontrar-se consigo mesmo diria: “Aproveite mais a vida! Divirta-se!”

James McAvoy, que interpreta o professor mais jovem, disse que não mudaria nada. “Talvez recusasse alguns papeis, mas acho que eu gostaria de voltar ao tempo em que eu tinha cinco anos e estava na escola. Não lembro nada dessa época.”

Outro aspecto do filme que tem ligação com a sociedade contemporânea é a intolerância de humanos e mutantes uns com os outros. Questionado se era tão otimista com a humanidade quanto o professor Xavier, Stewart respondeu: “Estamos vivendo um tempo de intolerância, ressentimento e ódio. Eu abro o ‘New York Times’ e o ‘Guardian’ e não consigo ler. Especialmente agora, com o sequestro dessas meninas na Nigéria. Mas vejo Ian McKellen, que se dispôs a lutar pelos direitos dos LGBT em um tempo em que atores não faziam isso e ser respeitado pelo grande ator que é. E agora vejo a Ellen Page [que interpreta Kitty Pride no filme e que recentemente se assumiu homossexual] seguindo o mesmo caminho e tenho que ser otimista. Muita gente que antes não tinha voz hoje tem.”

“Odeio esta pergunta!”

Stewart, que já disse em entrevista não ter nenhum ligação com o universo das histórias em quadrinhos, disse durante o encontro com jornalistas que resistiu muito antes de aceitar o papel de Xavier na franquia.

“Eu já tinha feito alguns filmes de ação que me trouxeram coisas boas, mas que também me trouxeram muito reveses. Então o Bryan Singer [diretor do filme] me tranquilizou dizendo que este não seria mais um desses filmes de ação em que os personagens são lineares e triviais.”

O ator também respondeu a uma pergunta que intriga alguns do seguidores da série. Como Xavier aparece no futuro sendo que ele morreu no final de “X-Men: O Confronto Final”. “Eu odeio essa pergunta! Mas vamos lá. A resposta está em uma cena secreta que aparece ao final dos créditos deste filme. Também no começo dele há uma outra cena em que Xavier comenta com seus alunos sobre um médico que está desenvolvendo uma técnica para transferir a mente de uma pessoa para outro corpo. E mais não me perguntem porque é tudo o que sei.”

http://images.virgula.uol.com.br/Fg9tti2nT_p9PM3yVNcxA90s1T8=/fit-in/730x488/media.virgula.uol.com.br/images/2014/05/14/3603816570-james-mcavoy-mostra-cueca-em-coletiva-de-imprensa.jpgCueca laranja

James McAvoy foi bastante espirituoso ao participar de uma brincadeira com o repórter Felipe Andreoli do “CQC”. Andreoli brincou de X-Men com os atores pedindo que eles lessem sua mente, como faz o professor Xavier, e respondesse a suas perguntas. O jovem ator escocês imitou o gesto de seu personagem quando ele lê mentes e responde: “Sim, eu estou usando cuecas.” E Patrick brincou: “Meu cliente não fala sobre vida pessoal, vamos divulgar um comunicado”.

Em seguida, outro repórter perguntou qual era a cor de sua cueca. McAvoy olhou e respondeu que era Laranja. Neste momento, Patrick Stewart fez uma careta de desaprovação.

Por fim, ambos responderam se, caso fossem mutantes, estariam no time de Xavier ou de Magneto (Ian McKellen/Michael Fassbender). McAvoy disse que adora o vilão na primeira trilogia. Stewart também brincou que preferia Magneto porque suas roupas são mais legais. “Se bem que neste filme fiquei bem satisfeito com meu figurino.”

http://images.virgula.uol.com.br/gCgLLebsC355bxU_KdQNavwwUsk=/fit-in/730x488/media.virgula.uol.com.br/images/2014/05/14/691492247-james-mcavoy-mostra-a-cueca-em-coletiva-3068710554.jpg
Foto: AgNews