Batman | Personagem faz 77 anos

Batman | Personagem faz 77 anos

24/08/2014 0 Por Surya

480e7cd632f89f7038aea52bc6e94278_L

Este ano Batman faz 75 anos e para comemorar teremos algumas histórias e curiosidades desse anti-super heróis da DC.

[widget id=”yuzo_widget-2″]


Ele foi apresentado ao público na Detective Comics #27, que ficou nas bancas de 30 de março de 1939 até o último dia de maio daquele ano. Batman apareceu na história “O Caso dos Químicos”, escrita por Bill Finger e desenhada por Bob Kane. Resolvi homenageá-lo com 75 curiosidades:

class=alignnone

1. O Batman foi criado por Robert Kane em 1939, a pedido da editora de quadrinhos National Periodical Publications. Nos primeiros rascunhos de Kane, o personagem usava uma máscara parecida com a do Zorro e um uniforme vermelho. O nome de Batman, Bruce Wayne, é uma homenagem a duas personalidades históricas. A primeira é Robert The Bruce, rei escocês que comandou a luta contra os britânicos na Guerra de Independência da Escócia, e que sucedeu William Wallace no posto de Guardião da Escócia, em 1298. O outro homenageado é Anthony Wayne, general herói da Guerra de Independência dos Estados Unidos.

class=alignnone

2. Robert Kane consultou o amigo e cartunista Bill Finger, que sugeriu algumas mudanças: a máscara foi substituída por um capuz com orelhas pontiagudas e o uniforme passou a ser azul e cinza.

class=alignnone

3. Kane e Finger usaram uma série de inspirações para criar a versão final de Batman. Sombra, na época personagem de um programa de rádio, deu a idea da capa, da identidade dupla e das habilidades de investigação do herói. O enredo de A Máscara de Zorro (1920) inspirou a criação do alterego Bruce Wayne. Outro filme, The Bat Whispers (1930), serviu de inspiração para a roupa e a identidade de morcego de Batman. E as asas do homem-morcego foram baseadas no desenho do ornitóptero de Leonardo Da Vinci (imagem).

class=alignnone

4. Bob Kane e Bill Finger costumavam ir juntos ao Poe Park, no atual bairro nova-iorquino do Bronx. Eles se sentavam em frente à casa de campo branca de Edgar Allan Poe para discutir ideias sobre os quadrinhos.

class=alignnone

5. Batman é conhecido por não usar armas de fogo, atitude justificada pelo trauma de infância do herói, que viu os pais serem mortos a tiros por criminosos. Esse valor não vem de berço. Nas primeiras edições dos quadrinhos, o homem-morcego carrega armas de fogo para se defender durante suas patrulhas noite adentro.

class=alignnone

6. A cidade de Batman só ganhou o nome de Gotham City em 1940, na revista Detective Comics #48. Até então, Batman morava em “Metropolis” ou Nova York.

class=size-full

7. Nas primeiras histórias publicadas no Brasil, em 1940, Batman era conhecido como Morcego Negro, e sua identidade secreta era Bruno Miller, e não Bruce Wayne. O nome da cidade Gotham City também foi alterado na versão brasileira — virou Riacho Doce.

class=size-full

Produto de 1949 à venda no Mercado Livre

8. A “identidade secreta” de Batman não era tão secreta assim. Um total de 11 personagens já ficou sabendo que Batman e Bruce Wayne são a mesma pessoa: os três Robins (Dick Grayson, Jason Peter Todd e Tim Drake), o mordomo Alfred Pennyworth, o Pinguim Harold, o Super-Homem, o super-herói Azrael, a Batgirl e três inimigos (Bane, Ra’s Al Ghul e Hugo Strange). Bruce Wayne passou a adolescência em instituições como Cambridge (Reino Unido) e Sorbonne (França). Aos 20 e poucos, entrou para o FBI, que o mandou a países como Coreia, Japão e China, para o treinamento das artes marciais. O personagem parou de envelhecer quando chegou aos 34 anos – idade que assume até hoje.

9.  Selina Kyle, a mulher-gato, apareceu em 1940, já no papel de ladra de joias nas histórias do Batman. No começo, era uma personagem sem muito apelo sexual. Usava uma máscara peluda que cobria seu rosto inteiro.

class=size-full

10.  Mas, com o tempo, isso mudou. Quem não se lembra da série televisiva dos anos 60, em que ela aparecia em trajes colantes?

class=size-full

11.  Nos quadrinhos, um ponto bem explorado é o dos sentimentos reprimidos entre a mulher-gato e o homem-morcego, apesar de cada um estar de um lado da lei.

12.  Há várias explicações para a origem do disfarce felino da mulher-gato. No gibi, ela era uma prostituta que resolveu não depender de mais ninguém. Assumiu a identidade de mulher-gato e saiu aprontando. A Selina das telonas trabalhava como secretária. Um dia, descobre segredos que podem prejudicar seu chefe, metido em falcatruas. Para não correr riscos, o patrão a joga do alto do prédio. Misteriosamente, porém, ela é revivida por gatos. Sua personalidade muda e ela se torna mais agressiva e corajosa.

13.  Em 1959, Batman e Selina Kyle, a mulher-gato, tiveram uma filha. A história se passa na Terra II,  uma dimensão em que os personagens da HQ envelhecem como no tempo comum. O bebê foi batizado de Helen Wayne e mais tarde ganhou o codinome Caçadora. Selina Kyle escolheu dar a menina para a adoção depois que sua identidade secreta foi descoberta, para protegê-la de riscos futuros. Em 1985, depois que todas as terras das HQs de Batman foram unificadas, Caçadora apareceu como Helena Bertinelli, personagem coadjuvante baseada na primogênita de Batman.

class=size-full

14.  O personagem Pinguim foi baseado no personagem da propaganda dos cigarros Kool, que aparecia em cartazes e na rádio. A versão original do Pinguim era mais colorida e hiperativa do que a atual.

class=size-full

15.  Junto a Super-Homem, Batman foi membro ocasional da Liga da Justiça, inspirada nos quadrinhos da Sociedade da Justiça da América, publicados pela primeira vez em 1940. O grupo teve várias formações. Originalmente era composto por Aquaman, Canário Negro, The Flash e Lanterna Verde. Depois, se juntaram a eles Mulher-Maravilha e Batman.

class=size-full

16.  Batman é mais um famoso super-herói dos quadrinhos que teve uma mãe chamada Martha (este também é o nome da mãe do Super-Homem). Bruce Wayne, no entanto, não teve a mesma sorte de Clark Kent. Sua mãe morreu assassinada durante um assalto quando o garoto era apenas uma criança. Foi esse crime que o estimulou a assumir a identidade de Batman.

class=size-full

17.  Originalmente, Robin apareceria em apenas uma história. É que o editor Jack Liebowitz não gostou da ideia de colocar uma criança para lutar contra gângsteres. Acontece que a revista Detective #38 (1940), que apresentou Robin, vendeu o dobro do normal. Liebowitz teve que dar o braço a torcer.

class=size-full

18.  Três personagens já assumiram o papel de Robin, parceiro de Batman. O primeiro deles foi Dick Grayson, menino órfão de 8 anos que fazia acrobacias de circo. Depois veio Jason Peter Todd, também órfão e filho de acrobatas. O terceiro, Tim Drake, quebrou as tradições: não era órfão nem tinha relação com o circo.

class=size-full

19.  O Batmóvel surgiu em 1941, nas histórias em quadrinhos. Tinha um design arrojado, mas não trazia nenhum equipamento especial.

class=size-full
20.  O símbolo do Batman foi criado em 1942, aparecendo pela primeira vez na Detective Comics #60. Antes disso, as revistas do Homem-Morcego eram caracterizadas por uma lua gigante atrás de Batman.

class=size-full

21.  Batman trombou com Hitler uma única vez, na revista World’s Finest #9 (1943). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), era comum que os criadores de histórias em quadrinhos colocassem seus heróis para socar o líder nazista.

class=size-full

22.  A Batcaverna só apareceu em 1948. Antes disso, Batman tinha um hangar secreto para guardar seu avião e um celeiro abandonado que se conectava a sua casa por meio de uma passagem secreta.

class=size-full

23.  Batman lutou contra Dr. Doom antes de o Quarteto Fantástico existir. Isso aconteceu em abril de 1950, na Detective Comics #158. Quando Batman e Robin estão levando seu troféu número 1001 para a batcaverna, Dr. Doom consegue entrar junto com a dupla no esconderijo. Na tentativa de matar os super-heróis, Dr. Doom faz uso de quase todos os outros troféus que se encontram no local; mas, no final, é ele que acaba morrendo.

class=size-full

24.  Batman também costumava enfrentar um vilão chamado Dr. No-Face. O nome é uma referência a Dr. No, famoso vilão da série de filmes 007.

class=size-full

25.  A revista Batman #84 (1954) traz uma polêmica cena em que o homem-morcego divide a cama com Robin, que na época era representado por Dick Grayson, um garoto órfão de oito anos de idade.

class=size-full

26.  O lançamento do livro Seduction of the Innocent, também em 1954, do psiquiatra alemão Frederic Wertham, abalou os fãs de Batman. Isso porque um capítulo da obra sugeria que o homem-morcego e Robin eram um casal gay. Coincidência ou não, a partir de então os criadores dos quadrinhos adicionaram uma qualidade extra ao super-herói: ele se tornou cada vez mais mulherengo.

27.  A ideia de transformar os quadrinhos de Batman em uma série de TV surgiu em uma festa organizada pelo dono da Playboy. Hugh Hefner tinha paixão declarada por quadrinhos. Em 1965, ele deu uma festa temática à qual Yale Udoff, executivo da ABC, acabou comparecendo. Quando viu aquelas pessoas fantasiadas de Batman e Robin, apressou-se em dar um telefonema de negócios para contar sua mais nova ideia: fazer uma série de TV do Batman.

28.  Em 1966, já no seriado de TV, foi criado o Batmóvel clássico a partir de um modelo Lincoln Futura 1955, com customização de George Baris. O carro, que ficou pronto em apenas três semanas, era quase todo preto, com linhas vermelhas, vidro panorâmico e motor V8. Tinha turbina, reparador de pneus automático e baterias atômicas, entre outros acessórios. Em 2013, foi vendido para um fã de Batman em um leilão de carros antigos por 4,2 milhões de dólares.

class=size-full

Acima, o Lincoln Futura 55; abaixo, o Batmóvel

29.  Na série de televisão que foi ao ar na década de 60, a mulher-gato foi interpretada por duas atrizes: Julie Newmar (esq.) e Eartha Kitt (dir.).

class=size-full

30.  Eartha Kitt, primeira atriz negra a interpretar a Mulher-Gato, nasceu no dia 17 de janeiro de 1927. Ela foi chamada pelo cineasta Orson Welles de “a mulher mais excitante do mundo”. Eartha morreu aos 81 anos, no dia 25 de dezembro de 2008.

31.  Enquanto nas HQs o comissário Gordon convocava Batman por meio de um bat-sinal, na televisão o oficial usava um telefone vermelho, que tinha linha direta com a batcaverna. O modelo era uma referência ao aparelho que ligava a Casa Branca ao Kremlin durante os anos da Guerra Fria.

class=size-full

32.  Nos quadrinhos, o Homem-Morcego era quase sempre mostrado como um homem amargurado, sombrio e violento. Já na TV ganhou um ar mais cômico. Contribuíam para isso as cores berrantes do figurino e as impagáveis onomatopeias (Pow! Soc! Crash!) que espocavam na tela toda vez que os heróis enfrentavam seus inimigos.

class=size-full

33. Quando a série completou 40 anos, em 2006, o jornalista carioca Jorge Ventura, autor da fanzine Tribuna do Morcego, lançou o livro Soc!! Pow!! Crash!, pela Editora Opera Graphica, um guia de 320 páginas sobre a primeira adaptação de Batman para a televisão. O livro, primeira publicação brasileira a ter como tema central o seriado lançado em 1966, traz curiosidades, ficha técnica e histórias de bastidores de cada um dos 120 episódios da série.

class=size-full

34.  O cartunista Frank Miller foi o responsável pelo resgate da seriedade do herói nos quadrinhos. O desenhista também foi o criador da ninja assassina Elektra e dos personagens do filme Sin City (2005).

class=size-full

35.  Numa briga entre Batman e Super-Homem, quem levaria a melhor? A batalha entre o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço já foi aviltada pela Warner. O roteiro incluía uma briguinha inicial entre os heróis, que deixariam as rusgas de lado para salvarem a humanidade de outro vilão.

36.  O ator Burt Ward, que interpretou Robin no seriado dos anos 60, teve sérios problemas com a censura norte-americana da época. A “Liga da Decência”, como era conhecido o grupo censor da época, cismou que o pênis do ator ficava muito proeminente com aquela fantasia apertada. Para tentar solucionar a questão, os produtores o fizeram usar duas sungas e até mesmo colocar gelo no local para ver se o dito cujo ficava menor. Uma última tentativa foi dar ao ator um remédio para diminuir a proeminência do pênis. No entanto, com medo de efeitos colaterais permanentes, Burt parou de tomá-lo depois de algum tempo. A solução final foi gravar a cenas de Robin da cintura para cima.

class=size-full

37.  Batman e o vilão Pinguim já se enfrentaram nas urnas. Isso aconteceu nos episódios 17 e 18 da 2ª temporada, que foram ao ar pela primeira vez em fevereiro de 1966. Pinguim lança sua candidatura à prefeitura de Gotham City, conseguindo apoio popular por meio de mentiras e armações. Para impedir que o vilão se torne o novo prefeito de Gotham, o Homem-Morcego resolve se candidatar. Uma das cenas memoráveis é o debate entre os dois concorrentes.

38.  Nos 120 episódios da série de TV, Robin fala 347 diferentes “santo-alguma-coisa”.

39.  Barbara Gordon só foi promovida a Batgirl por causa da série de televisão. O produtor William Dozier queria uma parceira feminina para Batman, já que Betty Kane não fazia mais parte do grupo. Por pura pressão de Dozier, a bibliotecária Barbara, filha do comissário Gordon, estreou como Batgirl em 1967.

class=size-full

40.  William Dozier também foi responsável pela volta do mordomo Alfred aos quadrinhos, depois de sua morte. Como Dozier não queria retirar o personagem da série, os criadores de Batman tiveram que dar um jeito de recolocá-lo na trama.

41.  Nos anos 70, a editora Roval lançou os quadrinhos do Morcego, o Herói da Selva Amazônica. Criação do brasileiro Wilson Fernandes, o personagem era uma cópia descarada de Batman, misturada com Fantasma, outro herói americano.

42.  Na sétima edição da revista Graphic Novel, de janeiro de 1989, a história “Batman, o Filho do Demônio” termina com Tália, filha do vilão Ra’as Al Ghul, grávida. “O desenrolar do enredo foi deixado de lado até 2006, quando, do nada, surge Damian Wayne, o filho do Batman”, conta Sidney Gusman, jornalista especialista em quadrinhos. O menino, já crescido, fora treinado pelo avô Ra’as para substituí-lo na Liga dos Assassinos. Batman não fica para trás e toma o filho para si, transformando-o no quarto Robin da cronologia oficial da HQ.

class=size-full

43.  O Homem-Morcego já apareceu em oito filmes oficiais, e foi interpretado por seis atores. O primeiro foi Adam West, no filme Batman (1966). Michael Keaton vestiu a capa preta duas vezes, em Batman (1989) e Batman – O Retorno (1992), ambos dirigidos por Tim Burton. Val Kilmer e George Clooney encararam o herói em Batman Eternamente (1995) e Batman & Robin (1997), respectivamente. Christian Bale assumiu o papel nas recentes produções Batman Begins (2005), The Dark Knight (2008) e The Dark Knight Rises (2012). O próximo a pintar nas telonas na pele do herói será Ben Affleck, em Batman vs. Superman (2014).

class=size-full

Adam West e Michael Keaton

class=size-full

Val Kilmer e George Clooney

class=size-full

Christian Bale e Ben Affleck

44.  Antes de 1966, Batman já tinha aparecido no cinema. Foi no filme Batman Dracula, dirigido e produzido por Andy Warhol em 1964. Hoje, a produção experimental – não autorizada pela DC Comics – virou raridade: todas as cópias parecem ter se perdido. O Homem-Morcego foi interpretado por Gregory Battcock, colaborador de Warhol. Algumas cenas aparecem em uma produção posterior de Warhol, Jack Smith e a Destruição da Atlântida.

45.  A ideia de adaptar a história de Batman para as telonas ressurgiu em 1980. Tom Makiewics, que ajudou a escrever o roteiro de Superman (1978), compôs uma trama que mostrava as origens do Homem-Morcego e de seu fiel escudeiro, Robin. O filme deveria ser lançado em 1985, mas os produtores resolveram arquivá-lo. Por ironia do destino, justamente em 1985 o estúdio desencavou o projeto e resolveu oferecê-lo ao diretor Tim Burton. Ele levou quatro anos para concretizar Batman, que teve o ator Michael Keaton no papel do Morcegão.

class=size-full

46.  Para o filme Batman (1989), dirigido por Tim Burton, o Batmóvel foi construído a partir de dois velhos Impalas (Chevrolet), e ganhou uma armadura retrátil.

class=size-full

47.  Foi nesse filme de 1989 que o personagem Coringa ganhou um nome – Jack Napier. Antes disso, não se sabia nada sobre suas origens nem sua identidade real. O nome é uma homenagem a Alan Napier, que interpretou Alfred na série de TV.

class=size-full

Jack e Alan Napier

48.  O mesmo Batmóvel de Batman (1989) foi usado no filme seguinte, Batman, o Retorno (1992), também de Tim Burton. Porém, a máquina ganhou a possibilidade de se esticar para se transformar em um míssil. Além disso, para as manobras rápidas, suportes na parte de baixo do veículo o levantavam para um giro de 180 graus.

49.  O diretor Joel Schumacher trouxe dois novos carros para o filme Batman Eternamente (1995). Eles tinham a dianteira mais baixa e o para-lamas separado da carroceria. O centro da roda, com o símbolo do Batman, não girava com os pneus.

class=size-full

50.  A banda U2 concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Canção com “Hold Me, Thrill Me, Kiss Me”, de Batman Eternamente (1995). Perdeu para “Colors of the Wind”, de Pocahontas.

51.  No filme Batman & Robin (1997), o companheiro do Homem-Morcego não cabia no automóvel, que só tinha lugar para um ocupante. O Batmóvel era ativado por comando de voz, e podia acionar foguetes, ganchos, sensores infravermelhos e rastreadores a laser. Tinha 10 metros de comprimento, 1,60 m de altura e atingia 220 km/h.

class=size-full

52.  Hera Venenosa, personagem que apareceu em Batman & Robin (1997), ficou conhecida como uma das mulheres fatais do cinema. A vilã tinha outros artifícios de conquista, além do corpo escultural, os cabelos avermelhados e os olhos claros da atriz Uma Thurman. Seu pó mágico conseguia deixar até a dupla de super-heróis Batman e Robin meio abobalhados.

class=size-full

53.  Para o filme Batman & Robin (1997) foram feitas 50 fantasias completas para George Clooney e outras 50 para o Robin, Chris O’Donnell.

class=size-full

54.  Em 2004, foi lançado o filme Mulher-Gato. A atriz Michelle Pfeiffer recusou o papel principal porque achou o figurino desconfortável demais na época em que ela interpretou a personagem em Batman: O Retorno (1992).

class=size-full

55.  Foram treinados 43 gatos para participar do filme Mulher-Gato. Um deles foi adotado pela atriz Halle Berry, que interpreta a protagonista.

class=size-full

56.  A cena da briga entre a Mulher-Gato e a vilã Laurel Hedare (Sharon Stone) demorou nove dias para ser filmada.

57.  O chicote da mulher-gato foi gerado por computador na maioria das sequências. Durante as gravações, Halle Berry bateu a cabeça e precisou ficar afastada do trabalho durante alguns dias.

58.  Na época do lançamento do filme, a Matel lançou uma versão limitada da Barbie com a roupa da mulher-gato.

class=size-full

59.  O filme não fez muito sucesso nos cinemas. No final de semana de estreia nos EUA, arrecadou apenas 17,1 milhões de dólares. Ficou atrás de Eu, Robô, com 22 milhões.

60.  Halle Berry recebeu o prêmio anti-Oscar Framboesa de Ouro pela sua atuação no filme. Ela foi a quinta atriz (e a segunda negra) a interpretar a Mulher-Gato nas telas.

class=size-full

61.  O Batmóvel original foi eleito em 2004 o melhor carro do cinema. O carro bateu o Aston Martin DB5 de James Bond contra Goldfinger (1964), o Mini Cooper de Uma Saída de Mestre (1969), o Fusca de Se meu Fusca Falasse (1968), o De Lorean de De Volta para o Futuro (1985), o Mustang de Bullitt (1968) e o Lotus Esprit de O Espião que me Amava (1977).

62.  Em Batman Begins (2005), do diretor Christopher Nolan, o Batmóvel ficou mais gótico e robusto, parecido com um carro de corrida.

class=size-full

63.  Em junho de 2005, durante o lançamento do filme Batman Begins em Londres (Inglaterra), o Batmóvel tomou uma multa na porta do cinema onde ocorria a premiére. Ele estava estacionado em local proibido.

64.  Antes de ser intitulado Batman Begins, o filme dirigido por Christopher Nolan teve outros títulos. Batman 5, Batman: The Frightening e Batman: Intimidation Game foram algumas das opções rejeitadas.

65. Em 2005, o jornalista mineiro Sílvio Ribas lançou o Dicionário do Morcego, pela Flama Editorial, livro que esclarece quase 1.500 verbetes relacionados ao Batman. O autor é fã do super-herói desde criança, quando começou a reunir informações sobre o homem-morcego. Em 1991, Ribas já tinha produzido um documentário sobre o mesmo personagem. Ele também é um dos fundadores do Correio Gotham, clube para trocas postais entre fãs em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

class=size-full

66.  De acordo com a DC Comics, Batman tem 1,89 m de altura e pesa 99,7 kg. Adam West e Christian Bale, o Batman do seriado dos anos 60 e o do filme Batman Begins, tinham esse exato peso quando viveram o personagem.

67.  Depois de combater o crime por quase 70 anos em Gotham City, Bruce Wayne aparentemente morreu em um acidente de helicóptero. A morte de Batman foi contada na revista Batman #680, uma das edições da série “Batman RIP” (a sigla RIP, em inglês, significa “rest in peace”, ou “descanse em paz”), escrita por Grant Morrison e lançada pela DC Comics no dia 26 de novembro de 2008. O responsável pela morte de Batman é o vilão Simon Hurt (supostamente o pai de Bruce Wayne), que atira no herói e tenta fugir de helicóptero. Para impedir a fuga do vilão, Batman se joga contra o helicóptero, causando o acidente. Não há na revista, no entanto, uma cena que mostre o cadáver do Homem-Morcego. Previsivelmente, o herói volta à cena na semana seguinte, em um episódio da série de revistas “Crise Final”. Lá, o sumiço do homem-morcego é explicado com uma viagem no tempo. O que muita gente esquece é que Batman já morreu pra valer, sim. O morcegão da Terra II perde a vida em uma batalha antes de as dimensões do universo Batman serem unificadas. Para não restar dúvidas, a revista Aventure Comics #462, de abril de 1979, traz o velório de Batman na capa.

class=size-full

 

68.  Em 2009, para o filme O Cavaleiro das Trevas, também de Christopher Nolan, Batman usa não apenas o carro, mas também uma moto, inspirada na Dodge Tomahawk.

class=size-full

69.  Heath Ledger, que interpretou o Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2009), recebeu um Oscar póstumo por seu papel coadjuvante. Ele e Peter Finch (Rede de Intrigas, 1976) foram os únicos atores da história a receber essa homenagem. James Dean, Spencer Tracy e Massimo Troisi foram indicados, mas não levaram o prêmio.

class=size-full

70.  O carro usado em Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) foi produzido pelo diretor Christopher Nolan e pelo designer Nathan Crowley, em uma garagem em Los Angeles. Eles se inspiraram em carros militares, Lamborghinis e Hummers.

class=size-full

71.  Em 2008, uma cidade chamada Batman, no sul da Turquia, ameaçou cobrar direitos autorais do diretor do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, Christopher Nolan. O prefeito Huseyin Kalkan disse que o nome Batman pertencia à cidade e que quem o utilizasse sem autorização prévia podia ser processado.

class=size-full

72.  Por pouco, o estado norte-americano da Califórnia não ganha uma cidade chamada Gotham City. Em 1966, no auge da febre de Batman, o procurador de Sunnyvale, na Califórnia, reformou uma de suas casas noturnas e batizou-a de Wayne Manor (o nome da residência do Batman). O local tinha decoração temática e suas dançarinas vestiam fantasias de Batgirl e mulher-gato. Lewis tentou até o fim fazer lobby na Câmara Municipal para que a cidade mudasse seu nome para Gotham City, com o pretexto que isso ajudaria em sua revitalização. Não funcionou.

class=size-full

73.  Em 25 de fevereiro de 2010, um exemplar da primeira revista do Batman foi vendido por 1,07 milhão de dólares.

74. Michael E. Uslan, produtor de todos os filmes do Batman desde 1989, lançou em agosto de 2011 sua autobiografia, The Boy Who Loved Batman, ainda não publicada no Brasil. No livro rico em ilustrações, o autor conta sua saga para levar o homem-morcego para as telonas. Uslan fazia questão que o super-herói fosse retratado de maneira séria e misteriosa, como era caracterizado nos quadrinhos.

class=size-full

75. Para quem chegou até aqui, uma história das mais curiosas: eu já participei de uma história em quadrinhos do Batman! Em novembro de 2010, o “Você é Curioso?” entrevistou a brasileira Adriana Melo, que se tornou a primeira mulher a desenhar histórias em quadrinhos de super-heróis como o Justiceiro e o Homem Aranha. Durante a entrevista, ela prometeu que desenharia eu e a Silvania Alves numa das histórias. E não é que a Adriana cumpriu a promessa! Nós estamos na página 5 do número 85 da revista Superman/Batman, que saiu em junho de 2011 nos Estados Unidos. Reconhecem a dupla no último quadrinho abaixo?

class=size-full

Curiosidades

O bigode do Coringa – Na série de TV, Cesar Romero praticamente não ganhava close em seu rosto. Motivo? Ele não raspava de forma alguma o seu bigode. Quase não dava para perceber… ou dava? Santa dúvida Batman!

http://data.amirite.net/quote_author_images/5341a0578e816.jpg

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f9/Carmen_Miranda_and_C%C3%A9sar_Romero_in_Week-End_in_Havana_(1941).jpg

Cesar Romero também atuou ao lado de Carmen Miranda em Aconteceu em Havana em 1941

 

Adam West, Burt Ward e Julie Newmar estiveram na Comic Con 2014, confira vídeo abaixo

{youtube}g117J8tBFGY{/youtube}

batman

Batman é um super-herói, personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição foi em maio de 1939, na revista Detective Comics #27, embora haja controvérsia em relação aos desenhos de Frank Foster de 1932 2 . Mais tarde, juntamente com a revista Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo. Agora  descubra um pouco mais sobre esse personagem querido por todos nós.

 

arkhan

O Asilo de Arkham é a morada final para todo vilão considerado “insano” que foi encarcerado por Batman, ou ao menos é o que se esperava. Mais conhecido pelo jogo que leva seu nome, ele também é frequentemente citado nos quadrinhosdo homem morcego.

O local é o tipo de construção que só poderia existir no universo dos quadrinhos, porém, fato que poucos sabem é que ele é baseado em um lugar real… o Hospital Estadual de Danvers.

Este hospital com cara de construção do século passado foi a principal inspiração para H.P. Lovecraf criar o Arkham Sanitarium, e este por sua vez foi a inspiração que Dennis O’Neil utilizou para construir o asilo do universo do Batman.

 

coringa

Isso pode parecer estranho, mas é verdade. O ator que fez o jedi mais famosos da saga Star Wars tem um pouco de “Lado Negro” dentro de si, prova disso é que ele é o responsável pela voz de um dos arqui-inimigos mais famosos do Batman na serie animada.

Mark Hamill é o Coringa desde 1992, porém sua atuação como o vilão se encerrou em 2010, onde apareceu como seu alter-ego nos jogos “Batman: Arkham Asylum” e “Batman: Arkham City”.

 

 

 

batman

Quem conhece apenas os filmes do Batman provavelmente só se recorda de vilões como o Coringa, Mulher Gato, Pinguim. Porém fora do universo dos filmes existe dezenas de outros criminosos tão cruéis quanto eles.. um dos exemplos mais doentios é o Chapeleiro Maluco.

O vilão é uma alusão ao personagem do clássico “Alice no País das Maravilhas” e seus crimes envolvem o sequestro de meninas para faze-las se passarem por Alice em uma versão um tanto quanto sádica do conto infantil.

 

tim

Os produtores da Warner Bros. contrataram Tim Burton para fazer Batman baseados apenas em uma de suas produções anteriores… “As Aventuras de Pee-Wee” de 1985. Foi graças a este filme um tanto quanto diferente da película do homem morcego que tudo ocorreu.

Junto com o eleco de Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basingero filme ganhou mais de 400 milhões de dólares, o que foi um record na época.

 

batman

É um tanto estranho o título desta curiosidade, tendo em vista que a personagem em questão é uma das mais populares da série. Mas é verdade… Harley Quinn foi criada para aparecer apenas em um episódio, lançada em 1992 a personagem teve uma repercussão tão alta que foi fixada no elenco, inclusive participando de vários jogos.

 

adam

Para quem não conhece Adam West é o ator responsável por interpretar Batman na série dos anos 60. Foram muitos anos de trabalho que com certeza marcaram a vida de Adam West… literalmente.

Segundo o site IMDB, quando as gravações da série foram terminadas Adam Westimortalizou a experiência tatuando em seu dente o simbolo do Batman.

 

pinguin

Isso mesmo, os pinguins usados o filme “O Retorno de Batman” tinham uma vida de estrela. Entre suas regalias as aves tinham uma piscina particular de luxo pensada nos mínimos detalhes, como a temperatura certa e peixes frescos sempre a disposição.

A maior parte das filmagens ocorreram sem problemas, ao menos por parte dos Pinguins, porém em um dado momento as gravações foram interrompidos por um protesto de um organização que luta pelos direitos dos animais.

 

batman

Você provavelmente já tentou imaginar se o Batman poderia matar o Super Homem.

Mas o que poucos sabem é que o próprio Super Homem foi quem deu ao Batman a principal arma que poderia mata-lo: Um anel de kryptonita. No caso foi uma medida de segurança, caso o homem de aço se tornasse um vilão.

O caso ocorreu na série de quadrinhos “Superman & Batman”, a mesma HQ que conta que o pai do Batman foi quem convenceu o pai do Super Homem a envia-lo para a terra.

 

batman

Não existe nenhuma limitação para a existência do Batman, porém tem alguns pontos que precisam ser considerados. Em toda a luta, mesmo que vitoriosa, o Batman sai machucado. Em uma situação normal ele teria um tempo para descansar, mas nosso homem morcego sai todas as noites para combater o crime.

Ou seja, seu corpo mesmo que em forma recebe uma série de abusos físicos sem ter o tempo necessário para se recuperar corretamente. O que ao longo do tempo pode ser mortal.

Definitivamente o Batman poderia existir na vida real, mas apenas por alguns anos.

 

michael

15 milhões de dólares não foram o suficiente para convencer o ator que fez Batman e Batman Returns a retornar ao papel de homem morcego.

Fato que foi agravado quando Tim Burton deixou de ser diretor, o que fez com que o ator saísse de vez do elenco.


Batman nas telas

“Batman” (1989)
“Batman – O retorno” (1992)
“Batman eternamente” (1995)
“Batman & Robin” (1997)
“Batman begins” (2005)
“Batman: O cavaleiro das trevas” (2008)
“Batman: O cavaleiro das trevas ressurge” (2012)

Cinema: Batman vs Superman – Por enquanto é empate. O Homem de Aço também possui 7 filmes para o cinema, sendo 4 com Christopher Reeve (78 a 87), Brandon Routh (2006) e Henry Cavill (2013).
Batman e Mulher Gato – Miau! Os dois personagens fizeram uma cena polêmica de sexo nos quadrinhos em 2011.

7 ou 8 filmes? Alguns consideram apenas 7, já que o filme com Adam West era apenas uma adaptação das telinhas para as telonas. Outra briga é qual o primeiro filme. Alguns dizem o de Tim Burton, outros de Adam West. Mas na verdade, é um outro. Você sabe qual foi o primeiro filme do Batman? A primeira vez que o Batman foi retratado em um filme, foi em “Batman Drácula”, dirigido e produzido por Andy Warhol (empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art), um projeto absolutamente desautorizado pela DC Comics.

Atores que já interpretaram Batman

http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/15496876.jpg?w=800

Lewis Wilson foi o primeiro ator a viver o Batman em uma adaptação para o cinema, no seriado de 1943 Batman, da Columbia Pictures.

http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/15496976.jpg?w=800

O segundo ator a viver o herói nas telas foi Robert Lowery, em Batman & Robin, sequência do seriado produzida pela Columbia em 1949

http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/15496889.jpg?w=800

dam West encarnou um colorido Batman no seriado que foi ao ar na TV de 1966 a 1968. Burt Ward foi Robin.

http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/15496895.jpg?w=800

Em 1989, Michael Keaton assume o papel no filme dirigido por Tim Burton. Uma sequência veio em 1992.

http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/15496903.jpg?w=800

Val Kilmer interpretou o herói em Batman Eternamente, em 1995, com direção de Joel Schumacher. Robin é vivido por Chris O?Donnell.

http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/15496914.jpg?w=800

Joel Schumacher também dirigiu Batman & Robin (1997), desta vez com George Clooney no papel do herói e Chris O?Donnell novamente como Robin.

http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/15496921.jpg?w=800

Christian Bale foi o Batman nos três elogiados filmes de Christopher Nolan: Batman Begins (2005), O Cavaleiro das Trevas (2008) e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

http://i1.cdnds.net/14/20/618x500/movies-ben-affleck-batman.jpg

Ben Affleck será o próximo Batman no longa que deve estrear em 2015.


http://blogs.tribune.com.pk/wp-content/uploads/2012/09/13614-Johnblake-1346663666-234-640x480.jpg

E que fim levou o Robin?

No último filme da franquia, Christian Bale impôs uma condição única para reviver Bruce Wayne/Batman: a inexistência do personagem Robin na trama. A proposta foi aceita porque o próprio Nolan concordou que a presença do menino prodígio tiraria o desejado tom mais sombrio.


De onde veio o nome Gotham?

No inicio das histórias do Homem Morcego, a cidade protegida era New York. Algo muito comum nas HQs da época. Mas os escritores resolveram mudar a cidade para terem uma melhor dinâmica. Desta maneira um dos escritores abriu uma lista telefônica de Nova York aleatoriamente e encontrou “Gotham Jewlers”. E assim nasceu Gotham City.

http://img1.wikia.nocookie.net/__cb20111109043117/marvel_dc/images/c/cd/Gotham_City_007.jpg

 

http://i1.wp.com/batman-news.com/wp-content/uploads/2014/02/dc-hero_20140221_KevConroy_alt_5307b22c8de8b0.10142586.jpg?w=800
A VOZ do Batman. Kevin Conroy, que deu voz ao Batman em sete séries de desenhos animados, seis jogos e cinco filmes de animação por mais de 12 anos. O dublador foi quem teve a ideia de modificar a voz do personagem. Uma para quando é Bruce Wayne e outra quando está sob o manto do Homem Morcego.


Vozes famosas!

{youtube}LeT0CCQ1yqo{/youtube}

Durante a Star Wars Weekend deste ano um fan pediu que Hamill interpretasse o Coringa dizendo a famosa frase “Luke eu sou seu pai”.

Mark Hammil (não ouse dizer que não sabe quem ele é!) emprestou sua voz para o Coringa, por sinal, por sua atuação na dublagem muitos fãs ainda possuem o sonho de o verem nas telas. Outro ator famoso a dublar em Batman foi Ron Pearlman (Hellboy) que fez o Chapeleiro Louco.


Empresa Bradesco Seguros faz comercial com o herói

 

 


FanFilm Grayson é considerado um dos melhores da net

 

 


Resposta: The Dark Knight Rises

 

O aclamado filme do Christopher Nolan lançado em julho de 2012, é o primeiro filme do herói que não tem o nome “Batman” no título.

PS: A adaptação do título no Brasil contém “Batman”, mas estamos considerando apenas os títulos originais.

 

[button link=”http://www.aumanack.etc.br/2016/07/08/confira-trailer-legendado-da-animacao-piada-mortal/”] Piada Mortal[/button]

[button link=”http://www.aumanack.etc.br/2015/07/29/mark-hamill-sera-coringa-no-classico-a-piada-mortal/”] Mark Hamill voltará a ser o Coringa em Piada Mortal[/button]
[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.aumanack.etc.br/wp-content/uploads/2014/11/RenatoAzevedo.jpg[/author_image] [author_info]

Por:   Renato Azevedo http://escritorcomr.blog.uol.com.br http://www.ufo.com.br/blog/renatoazevedo

[/author_info] [/author]