Nosso tributo a Glen A. Larson


69d2071dd3016b6dc0034a9c48060665_L

[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.aumanack.etc.br/wp-content/uploads/2014/11/RenatoAzevedo.jpg[/author_image] [author_info]Originalmente escrito por: Renato Azevedo

http://escritorcomr.blog.uol.com.br

http://www.ufo.com.br/blog/renatoazevedo[/author_info] [/author]

Os fãs e o mundo dos seriados da TV ficaram tristes. Faleceu em 14 de novembro último o produtor e roteirista Glen A. Larson, aos 77 anos, vítima de câncer no esôfago. Os leitores do Aumanack podem até não reconhecer de imediato seu nome, porém seguramente já ouviram falar, pelo menos de algumas de suas produções:

 

 

– Smith & Jones
– Buck Rogers
– Switch
– Quincy
– Xerife Lobo
– Automan
– Retrato Falado
– Duro na Queda
– Manimal

45_IMG_1841-thumb-700xauto-5200.jpg (700×525)
Hasselhof e Larson dentro do famoso carro Kit.

Ainda não? Bem, claro que da lista acima estão faltando suas maiores obras: Magnum, que transformou Tom Selleck em astro, A Supermáquina, que fez o mesmo por David Hasselhoff, e principalmente, as duas encarnações de Galactica!
Larson iniciou a carreira artística cantando em um quarteto vocal chamado The Four Preps. Eles chegaram a participar de trilhas sonoras de filmes e seriados, e quando o grupo se desfez em 1969, Larson já tinha outra profissão, a de roteirista. Escreveu episódios para O Fugitivo e Inferno nos Céus. Sua primeira série viria em 1971, Smith & Jones/Alias Smith & Jones, inspirada em Butch Cassidy e Sundance Kid. E em 1973 ele escreveu o roteiro de The Six Million Dollar Man: Wine, Woman and War, o segundo telefilme de uma série de três que, como era anunciado na TV na época, “deram origem à série”, no caso O Homem de Seis Milhões de Dólares.
O nome de Larson ficou mais forte em 1978, quando lançou Galactica: Astronave de Combate. Ele afirmava que já vinha oferecendo a ideia da série a vários canais americanos, porém obteve seguidas negativas devido ao preconceito contra a ficção científica. Porém, com o sucesso de Guerra nas Estrelas, em 1977, a ABC tornou-se a casa de Battlestar Galactica. Por sinal, iniciaram-se aí uma série de rumores e acusações de que Larson copiava as ideias dos outros, sendo que Automan também era apontada por alguns como cópia de Tron.
Galactica, inspirada no famoso livro Eram os Deuses Astronautas?, de Erick von Daniken, descrevia a luta pela sobrevivência de humanos, perseguidos pelos robôs cilônios. Sim, era assim que os cylons eram chamados na época, na ótima versão dublada apresentada, quem diria, pela Rede Globo de Televisão. A primeira temporada teve 24 episódios, e lamentavelmente foi cancelada pela ABC. Larson convenceu os executivos a dar uma nova chance à série, dizendo que iria baixar os custos de produção fazendo a frota liderada pela Galactica finalmente chegar à Terra. Isso levou à segunda temporada, chamada de Galactica 1980, que teve mais dez episódios antes de ser definitivamente cancelada.
Simultaneamente, Larson adaptou e produziu a série Buck Rogers, inspirada no herói surgido na literatura em 1928, e que depois migrou para os quadrinhos. Infelizmente, após a primeira temporada, aconteceu o mesmo problema de Galactica, e a série foi reformulada para cortar custos. Buck Rogers também foi exibida na Globo, e a maravilhosa Erin Gray incendiou muitas imaginações como a Coronel Wilma Deering…
Os anos 1980 testemunharam seus maiores sucessos, com Magnum, um detetive que resolvia crimes no ensolarado Havaí a bordo de sua Ferrari 308, que deu fama mundial a Tom Selleck. E claro, quem não acompanhou A Supermáquina, na época exibida pela Record? Lembro-me até hoje do “filme que deu origem à série”, e a grande surpresa quando pela primeira vez ouvimos a voz de KITT!
A fabulosa Galactica original, que até hoje arrepia qualquer fã e nerd de verdade com sua magnífica música de abertura, teve a sorte de contar com uma nova versão em 2003, onde era divulgado que a série era baseada no universo e nos personagens criados por Glen A. Larson. O produtor chegou a processar o estúdio pelos direitos autorais de Battlestar Galactica, ação que ele perdeu em 2008. A sentença judicial dava conta de que ele não detinha mais os direitos para a televisão, somente para cinema. Isso acabou levando Larson a desenvolver o projeto de uma versão cinematográfica. As mais recentes informações dão conta de que a Universal contratou Jack Paglen (um de seus trabalhos foi com o roteiro de Transcendence: A Revolução) a fim de desenvolver o roteiro.
Bem, resta pouco a dizer sobre o já saudoso Glen A. Larson. Sua extensa obra, sem dúvida, revolucionou a televisão norte-americana e também mundial, contando histórias fantásticas que ainda hoje fazem sucesso, e são lembradas com muita saudade. Sem dúvida, se temos hoje muitos seriados com temática policial, de ficção científica, ou mesmo uma mistura de ambos, devemos muito a ele. Então, fiquem abaixo com um pouco da obra desse grande mestre na arte de contar histórias. Obrigado, Glen A. Larson!
Inferno nos Céus


The Six Million Dollar Man: Wine, Woman and War


Battlestar Galactica


Galactica 1980 Galactica Descobre a Terra 1980 dublado


Galactica, Astronave de Combate (dublagem perdida) (Manchete)

A SUPER MÁQUINA”ENTRADA DO SERIADO DUBLADO(BRASIL)ORIGINAL


Automan (1983) Abertura Brasileira


Magnum – cena da abertura filmada no Brasil e que não foi pro ar…


Magnum – Terça Nobre – comercial – Rede Globo há 25 anos atrás


Buck Rogers O Filme leg pt br Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=HJPDPgTCtMs
BUCK ROGERS NO SECULO 25-ABERTURA EM PORTUGUES-ANO 1979

 

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Glen_A._Larson
http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/morreu-glen-larson-o-criador-do-kitt-e-da-nave-galactica-1676527

http://www.imdb.com/name/nm0488991/
http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/falecimentos/morre-o-produtor-glen-a-larson-um-dos-grandes-nomes-da-tv-americana-dos-anos-70-e-80/

 

Artigos relacionados

Os biônicos estão de volta A atriz Lindsay Wagner  postou em seu twitter uma foto dos bastidores das filmagens de um spin-off da aclamada série dos anos 70/80 O homem de seis mi...
NZN lista os games mais aguardados de agosto! https://www.youtube.com/watch?v=uyROtNfiF9U&list=PLmuFyAWB4zYtPO0RZAWxp98pzP6IOqk3N Com a chegada do mês de agosto, os apaixonados por games já...

Adicione seu comentário


Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *