Artigo | Sabe a diferença entre featurette e teaser? Confira dicionário dos termos mais usados na web

deadpool-has-two-end-credits-scenes--heres-what-they-mean-for-the-sequel

“Saiu o novo teaser trailer de Doutor estranho”, “vaza na web um sneak peek de Esquadrão Suicida”, “já viu o novo featurette de Criaturas Mágicas?”. Ficou confuso com todos esses termos? Acompanhe o pequeno dicionário de termos, com exemplos, para você nunca mais errar quando escrever uma matéria, postar no Twitter ou conversar com os amigos. (via Virgula UOL)
Trailer: também conhecidos como previews, são propagandas de longas-metragens que serão exibidos no futuro no cinema e devem ter no máximo 2 minutos e 30 segundos. O termo “trailer” foi criado porque eles passavam depois dos filmes – prática que não durou nada, visto que os espectadores saíam logo após a sessão, mas permaneceu o nome. Os previews ficaram tão populares que são o terceiro do ranking dos cerca de 10 bilhões de vídeos assistidos online anualmente – os dois primeiros são notícias e vídeos criados por usuários.

 

Teaser trailer: para começar, não há diferença entre o teaser e o teaser trailer. São exatamente a mesma coisa. São curtos, com duração entre 30 e 60 segundos, e podem ou não ter cenas dos filmes. Pode ser só uma daquelas ações de marketing – como o Senhor do Anéis, que exibiu um teaser nos cinemas um ano antes da estreia. Geralmente eles são lançados um ano ou um ano e meio antes do filme para servir de “aperitivo” para a audiência. Muitos teaser trailers são iguais aos spots de TV, com a diferença de que são exibidos nos cinemas.

 

Featurette: o sufixo “ette” vem do francês. A grosso modo, trata-se de um “curta” ou “média” com cenas do filme e bastidores (entrevistas com elenco, a produção e outra surpresas). Não são exibidos no cinema, mas sim divulgados na internet (muitas vezes ‘vazados’). Depois que surgiu o DVD, o termo ganhou o significado de “um breve documentário abrangendo um ou mais aspectos do processo de criação do filme”, tais como os efeitos especiais, figurino ou cenografia.

 

Spin-off: refere-se a algo que foi derivado de um material original. É utilizado para indicar uma franquia criada a partir de uma outra, geralmente de grande sucesso, ou ainda, títulos da mesma franquia, mas com histórias ou até personagens diferentes, não tendo relação um com o outro. Um grande exemplo é a série Angel, que derivou da clássica Buffy – A Caça Vampiros. O filme As Fabulosas Aventuras de Sharpay é um spin off do High School Musical, estrelado pela personagem Sharpay (Ashley Tisdale) e o atual Animais Fantásticos e Onde Habitam derivado de Harry Potter.

 

Sneak Peek: numa tradução livre, seria uma “olhadinha rápida”. São esses vídeos muito pequenos (de no máximo 30 segundos) liberados pelos estúdios – ou vazados na internet – para deixar os fãs mais curiosos acerca de um filme ou série. Pode ser uma apresentação de um episódio inédito ou pequeno trailer com imagens do filme.

BRANDS
Green Band: nos Estados Unidos, existe o MPAA (Motion Picture Association of America film rating system), um sistema de classificação de trailers. São três categorias, as faixas verde, amarela e vermelha. Já reparou que antes de começar o trailer aparece uma faixa verde? Ela é a mais comum. Até abril de 2009, indicava que tinha sido aprovado para “todos os públicos” e seguia as normas para a publicidade cinematográfica – com limitações de linguagem e violência sexual ou imagens repulsivas. Hoje define o vídeo apenas como “adequado” ao cinema e com base no conteúdo do filme. Veja exemplo com um trailer de Deadpool, com uma faixa vermelha.

Yellow Band: a faixa amarela serve para classificar um trailer aprovado “apenas para usuários da Internet em idade apropriada”. Geralmente com cenas de nudez ou violência.

Red Band: a faixa vermelha indica aprovação para públicos “restritos” ou “maduros”. Antes da sua exibição, é mostrado aviso R-rated. Pode incluir nudez, palavrões ou outro material considerado impróprio para crianças. O exemplo é com o trailer de Deadpool que nos EUA era somente para maiores.

TV Spot: são teasers ou trailers feitos especialmente para a televisão. Nada mais é do que ação de marketing dos filmes e séries para atrair o público. Recentemente foram liberados vários Spots de TV para o filme Nerve.


Re-cut trailer: você não lembra das várias paródias que surgiram por volta de 2005 no YouTube com reedições de trailers de filmes clássicos? Exemplo: transformaram o terror O Iluminado em uma comédia romântica ou a comédia infantil Mary Poppins em um terror assustador? Então, esses são os re-cuts ou clássicos reeditados, o retrailer. Há inúmeras paródias dessas no YouTube e todas muito engraçadas.

 

Book Trailer: como o próprio nome diz, trata-se de um anúncio em vídeo para um livro com técnicas semelhantes às de trailers de filmes. Eles geralmente passam na televisão ou na internet em formatos de vídeo digital.

 

Artigos relacionados

Rogue One | Teaser anuncia novo trailer que sairá ... O trailer completo será lançado na quinta-feira, dia 11. ‘Rogue One – Uma História Star Wars‘ estreia nos cinemas nacionais: 15 de dezembro de 2016...
Confira novo trailer de Esquadrão Suicida Longa dirigido por David Ayer tem previsão de estreia para 4 de agosto de 2016 nos cinemas brasileiros Esquadrão Suicida, o filme que traz o ti...
Moana | Confira o novo trailer nacional MOANA – UM MAR DE AVENTURAS DISNEY Curta no Facebook:       https://facebook.com/DisneyMoviesBrasil Siga-nos no Twitter:       https://twitte...
Mulher-Maravilha | First Impression é um dos desta... Dirigido por Leo Kei Angelos este é mais do que um fanfilm, é a paixão que alguns artistas tem pela personagem e aproveitam o youtube para mostrar...
Metal Gear | Jogo recebe número recorde de haters ... Metal Gear o que? Que a Konami já anda fazendo coisas malucas há um bom tempo, ninguém questiona. Agora, pegar um dos maiores clássicos da esp...

Adicione seu comentário

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta