Virei um Gato | Comédia apresenta a vida de um felino muito agitado, saiba como adestrar o seu pet

Virei um Gato | Comédia apresenta a vida de um felino muito agitado, saiba como adestrar o seu pet

09/09/2016 0 Por Surya
Spread the love

No longa, o empresário Tom Brand acorda de um acidente em um corpo de um pet que só apronta.Confira algumas dicas da Cão Cidadão de como lidar  com gatinhos “arteiros”

Dirigido por Barry Sonnenfeld (da trilogia MIB – Homens de Preto), o filme Virei um Gato (Nine Lives, Canadá/EUA, 2016), com estreia marcada para o dia 8 de setembro, mostra a vida de um gatinho extremamente agitado. Isso porque, na comédia, o felino é na verdade o empresário Tom Brand (Kevin Spacey- da série House of Cards e vencedor do Oscar porBeleza Americana, Os Suspeitos), que ao sofrer um acidente recobra a consciência sob uma nova e inesperada perspectiva. “O senhor Bola de pelos”, como é chamado, é irritado, só quer comer porcaria e passa a noite aprontando pela casa.

O longa, que traz também no elenco Jennifer Garner (Não Olhe Para Trás), como a esposa de Brand, Christopher Walken (Hairspray – Em Busca da Fama, Click), como um excêntrico dono de pet shop místico, promete tirar boas risadas do público com as trapalhadas do felino. Mas, na vida real, este tipo de pet tem como dominar? A resposta é sim, com técnicas simples, é possível adestrá-lo. Confira algumas dicas da Cão Cidadão, empresa especializada em adestramento em domicílio e em consultas de comportamento:

– Descubra e separe um petisco que ele tenha muito interesse. Essa será a recompensa dele por ter feito o comando que você pretende que ele execute;

– Conforme o gatinho for aprendendo, você não vai mais precisar usar sempre esse mesmo petisco;

– Tenha paciência e não tente forçar o gatinho a fazer o comando que você quer. Forçar vai tornar a atividade um incômodo, não uma interação prazerosa;

– Fazer sessões curtas de treino também é importante para que o gato não perca a motivação;

– Todos os comandos precisam de repetição para serem bem assimilados pelo animal. Quanto mais ele treinar, melhor vai aprender – respeitando a questão da motivação citada acima;

– Primeiro, ensine o comando e, depois que ele já souber fazer, comece a associar com um comando verbal. Começar já falando “Senta”, por exemplo, não vai fazer com que ele entenda;

– Tenha um marcador de acerto: um clicker, equipamento encontrado em pet shops que emite um estalo, ou faça um estalo com a boca. Se for fazer com a boca, prefira um som que você não faça normalmente no seu cotidiano. Esse estalo vai ter o mesmo significado que um elogio “Muito bem, você acertou!”, porém muito mais rápido e preciso.

Feito isso, você pode começar a treiná-lo. Tente esses comandos básicos:

SENTA
Segure o petisco com os dedos e o posicione um pouco acima do focinho. Devagar, vá levando a sua mão com o petisco para trás, de modo que ele tenha que levantar a cabeça para acompanhar. Essa será a indução para que ele se sente. Assim que ele sentar, faça o estalo com a boca ou clicker para indicar o acerto e libere o petisco como recompensa.

DAR A PATA
Como o gato usa as patas naturalmente para pegar coisas interessantes, vamos aproveitar. Deixe o petisco na palma da mão e a posicione na frente do gato. Se ele tentar pegar com a boca, afaste a mão. Se ele usar a pata para tentar pegar o petisco, faça o estalo assim que ele encostar na sua mão e libere o petisco para ele. Tenha cuidado com as unhas do gato para não se machucar, principalmente se ele estiver muito empolgado com o petisco.

DEITA
A indução é parecida com a do SENTA. Segure o petisco com os dedos e o posicione em frente ao focinho. Devagar, vá levando a sua mão com o petisco para baixo, até encostar no chão. Assim que ele se deitar, basta fazer o estalo e recompensar.

SOBE
Com o seu gato próximo a um móvel ou prateleira, segure o petisco com os dedos e leve a sua mão para cima do objeto que quer que o seu gato suba. Assim que ele subir, faça o estalo e recompense. Ensinar o DESCE é muito parecido, porém, induzindo a descer do objeto.