Artigo | Snowden, além das telas de cinema

Artigo | Snowden, além das telas de cinema

13/09/2016 0 Por Alan Uemura
SACHA_22155.NEF Eds room Mira Hotel Hong Kong Edward Joseph Gordon Levitt Laura Melissa Leo Glenn Zachary Quinto Ewen Tom Wilkinson

SACHA_22155.NEF Eds room Mira Hotel Hong Kong
Edward Joseph Gordon Levitt
Laura Melissa Leo
Glenn Zachary Quinto
Ewen Tom Wilkinson

Deve Edward Snowden, 33 anos, ex-funcionário da CIA. O conhece? Pois deveria. Ele é simplesmente o homem que denunciou o programa de Vigilância da NSA, a famosa Nationa Security Agency.
E o que aconteceu com ele? Pois bem, ele só teve que fugir dos EUA.

Aconteceu durante o Festival de Cinema de Toronto, a conferência de imprensa para apresentação do filme baseado na história de Snowden. E o mais interessante, é que reacendeu o debate sobre o seu retorno aos EUA, os direitos humanos na Rússia e a liberdade no século XXI.

O diretor do filme, Oliver Stone, assim como grande parte do elenco, que conta com o ator Joseph Gordon-Levitt no papel título, defendem que o presidente Barack Obama, conceda o perdão presidencial antes do final do seu mandato.

“Obama deveria perdoá-lo (Snowden), e espero que isso aconteça. Mas ele perseguiu vigorosamente outros oito denunciantes, acusados sob a Lei da Espionagem, o que é um recorde absoluto para um Presidente americano, e tem sido um dos mais eficientes administradores deste mundo da vigilância. Ele construiu o mais extenso e intrusivo Estado de vigilância que jamais existiu”, disse Stone.

Já o ator Joseph Gordon, disse que “Ele fez o que fez por um sincero amor pelo seu país e pelos princípios em que o país se baseia. Há dois tipos diferentes de patriotismo: aquele em que se é fiel ao país, não importa o que aconteça e em que não se faz muitas perguntas, mas há um outro tipo de patriotismo que é aquele que eu quis mostrar neste personagem. O privilégio de se ser cidadão de um país livre como os EUA é ser-nos permitido questionar e exigir transparência ao governo.”

E se acha que parou apenas no diretor e no protagonista, está enganado. Entre os participantes e defensores de Snowden, também estava o ator Zachary Quinto, que pode ser visto no terceiro filme de Star Trek, interpretando novamente o vulcano Spock. O ator que vive um jornalista no filme de Stone, disse: “A ideia de Snowden ser acusado de crimes de espionagem ou ser chamado de traidor é absurda. Ele é uma pessoa com uma grande integridade e com muita coragem. O que ele fez pode ser subestimado agora, mas penso que no futuro vai ser olhado com a importância que merece.”

Atualmente Snowden vive na Rússia, em um local desconhecido. O filme estreia nos EUA no dia 16 de setembro.

Sinopse
Filme de Oliver Stone sobre Edward Snowden, ex-funcionário da CIA que divulgou para a imprensa uma série de documentos sigilosos da Agência de Segurança Nacional dos EUA que comprovaram atos de espionagem do governo norte-americano.

https://youtu.be/0105x3llAcA