Girl Power | 6 protagonistas que inspiram o empoderamento feminino nas HQs

Girl Power | 6 protagonistas que inspiram o empoderamento feminino nas HQs

27/09/2016 0 Por Surya
Spread the love

O poder feminino permeia o universo de cultura pop há algum tempo. Nos últimos lançamentos de filmes e séries de super-heróis, pelo destaque de suas histórias desde as HQs, as mulheres estão deixando de serem coadjuvantes de personagens masculinos para tornarem-se donas de suas próprias sagas, ganhando, inclusive, produções próprias. Por isso, o portal de cultura pop Omelete listou protagonistas inspiradoras ao empoderamento feminino. Confira:

Jessica Jones

Reconhecida recentemente pela série homônima de sucesso no Netflix, Jessica Jones nasceu nos quadrinhos em 2011. A história da super-heroína aposentada que trabalha como detetive particular traz, além da luta contra o crime na cidade, o incentivo a não tolerar o relacionamento abusivo de Killgrave.

OM1.jpg
 

Mulher Maravilha

“Não cabe a você decidir o que eu faço”, diz a Mulher Maravilha no trailer do filme que estreia em 2017. A super-heroína mais famosa do mundo apareceu pela primeira vez em 1941, criada pela famosa editora americana DC Comics, e até hoje é considerada uma das principais referências femininas no entretenimento.

OM2.jpg

As Empoderadas

Criada exclusivamente por mulheres, a HQ faz parte do selo Pagu Comics e conta a história de três paulistas que se tornam super-heroínas após acontecimentos estranhos na cidade. A obra brasileira foi feita exclusivamente para a plataforma de streaming digital Social Comics, em parceria com a Editora Cândido, com o objetivo de fomentar a  produção de quadrinhos brasileiros feitos por mulheres.

OM3.jpg  

Elektra

Criada pela Marvel, Elektra teve sua primeira aparição em 1981. Assassina altamente treinada, executa artes marciais e trabalha sozinha, enfrentando muitos homens em suas batalhas. A personagem já ganhou filme próprio e aparece com destaque na série Demolidor, da Netflix.

OM4.jpg

Mulher-Gato

A poderosa personagem surgiu na edição número 1 de Batman, em 1940. Mulher-Gato é uma anti-heroína que fez muito sucesso na série de TV dos anos 1960 e já chegou a estrelar uma revista própria e um filme contando suas histórias.

OM5.jpg

Mônica

“Dentuça, eu?” Os quadrinhos brasileiros têm mais uma representante de peso! Mônica foi criada em 1959 inspirada em uma das filhas de Mauricio de Sousa. A personagem de personalidade forte empodera outras garotas há gerações, por meio dos gibis tradicionais, da versão Jovem e das Graphic Novels. Em 2015, a MSP Produções anunciou na Comic Con Experience que a Turma da Mônica vai ter seu primeiro filme live motion em breve.

OM6.jpg