CCXP 2016 | 10 curiosidades que você não sabia sobre o evento


Foto Surya Bueno /CCXP 2015 - Auditório Cinemark
Foto Surya Bueno /CCXP 2015 – Auditório Cinemark

Que é o maior evento de cultura pop da América Latina provavelmente você já ouviu falar. Mas a Comic Con Experience “dura” muito mais do que quatro dias, envolve mais de 5 mil pessoas no staff e outras curiosidades que você confere abaixo, para aquecer nas próximas semanas de espera. Confira!

Staff de peso

São necessários ao menos sete dias para que toda a equipe de montagem (600 pessoas!) possa “levantar” o evento. Só de cenografia são mais de 20 toneladas! Para todo o evento, são mais de 5 mil credenciais de staff produzidas, o mesmo que voluntários de três cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Ufa!

Nós AMAMOS quadrinhos

O Artists’ Alley é a área mais tradicional de uma comic con, é a oportunidade de quadrinistas apresentarem seus trabalhos entrando em contato direto com os fãs. Em 2016 são esperados mais de 450 artistas – 85 a mais do que na primeira edição. Além disso, em 2015, entre os produtos mais vendidos por todos os expositores presentes, a maioria foi de quadrinhos – mais de 600 mil itens.

Enquanto um evento termina… o outro já começou

Toda a organização do evento para o próximo ano começa antes mesmo que a edição atual seja realizada. A planta da edição de 2016, por exemplo, começou a ser desenhada em setembro de 2015. O trabalho não para!

Crescimento exponencial

A primeira edição ocupou 39 mil m² do São Paulo Expo, antigo Imigrantes, enquanto a de 2015 foi ampliada para 55 mil m². Com uma reforma do espaço prevista desde o primeiro contrato, a CCXP esperava utilizar a nova área coberta apenas na quinta edição, mas o crescimento tem sido tão grande que esse ano já ocupará tudo: mais de 100 mil m²! Isso é o equivalente a cerca de 10 campos de futebol profissional.

Nerds em todo o país

Com a rede parceira de hotéis da CCXP, o evento movimenta mais turistas do que na Fórmula 1 e na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Na edição de 2015, por exemplo, o público de fora da grande São Paulo representou mais da metade dos presentes.

De malas prontas

Pela primeira vez a Comic Con Experience terá uma edição fora de São Paulo. O local escolhido para a estreia foi Recife, Pernambuco, que receberá a CCXP Tour Nordeste de 13 a 16 de abril de 2017. Isso porque segundo uma ampla pesquisa realizada anualmente, há um grande contingente de geeks na região nordeste do país.

Sala de cinema gigante

O auditório Cinemark se torna a maior sala de cinema indoor da América Latina… por 4 dias! Em 2016 serão mais de 3300 lugares para que os fãs de cultura pop possam assistir a painéis, pré-estreias exclusivas e outras atividades. Haja pipoca.

Recorde, recorde, recorde!

O maior evento de cultura pop da América Latina está entre os três maiores do mundo e, neste ano, pode liderar esse ranking, já que a expectativa é levar mais de 180 mil pessoas ao São Paulo Expo. Além disso, a edição de 2014 teve recorde de visitantes em primeira edição de evento indoor do Brasil, seus 97 mil presentes. Já a praça de alimentação é a terceira maior de eventos indoor em SP, atendendo uma média de 35 mil pessoas, 12 horas por dia.

Novidade no país

Entre os principais convidados já anunciados até agora para a edição de 2016, mais de 15 nunca estiveram no Brasil! Entre eles, Natalie Dormer, de GOT e Jogos Vorazes, Katee Sackhoff, a Starbuck de Battlestar Galactica, Brian Azzarello roteirista de DK III – The Master Race e 100 Balas e Mahmud Asrar, artista de All-New, All-Different Avengers. A lista completa está no site do evento e deve crescer muito!

Entretenimento levado a sério

Sabia que a CCXP tem um evento voltado a empreendedores? O CCXP Unlock leva grandes nomes do entretenimento para palestras e mesas redondas, além de oferecer a oportunidade de conhecer os bastidores da CCXP já que o “evento dentro do evento” começa um dia antes da abertura ao público geral e inclui uma visita monitorada durante a montagem.

 

Confira galeria de fotos da edição 2015

 

Artigos relacionados

CCXP | Colorista brasileira Cris Peter está confir... Cris Peter Profissional é a primeira brasileira indicada ao Prêmio Eisner e uma das convidadas da 3ª edição do maior evento de cultura pop da Améric...
CCXP 2016 | Estrela leva versões gigantes do Autor... Para agradar geeks de todas as idades, marca também terá espaço dedicado aos brinquedos clássicos e aos lançamentos ligados às licenças Avenge...
Syfy é o patrocinador da programação Cosplay Unive... Atividades incluem desfiles diários, concurso, conteúdos e serviços para os cosplayers que participam do evento São Paulo, novembro de 2016 - E...
CCXP | Estão abertas as inscrições para o concurso... Participantes do Cosplay Experience terão até às 23h59 do dia 31/10 para se inscrever Prêmio para categoria Master Cosplay é um carro da Jac Mo...
David Ramsey, de Arrow e Dexter, estará na Comic C... Ator americano, que interpreta John Diggle na série da Warner, vem ao Brasil para participar do maior evento de cultura pop da América Latina, que...

Adicione seu comentário


Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *