Com direitos cedidos para o cinema, Desintegrados chega às livrarias brasileiras

10/01/2017 0 Por Surya

Desintegrados.inddDistopia escrita por Neal Shusterman, publicada no Brasil pela Novo Conceito, aborda discussões sobre aborto, direito à vida e doação de órgãos

A espera dos fãs brasileiros da série Fragmentados, escrita por Neal Shusterman, vai terminar. Desintegrados, segundo volume da saga, é um dos lançamentos da Novo Conceito para Janeiro. Best-seller do The New York Times e traduzida para mais de 40 países, a série também ganhará adaptação cinematográfica pela produtora Constantin Films, ainda sem data de estreia.

A obra Fragmentados, primeiro volume da saga homônima, apresenta uma sociedade pós-guerra onde é proibido abortar. Em contrapartida, a lei garante aos pais de jovens entre 13 e 17 anos considerados desajustados o direito de fazer um “aborto retroativo”, enviando seus filhos a um processo que consiste na retirada de todos os órgãos de um adolescente para ser transplantado para outra pessoa, chamado “fragmentação’’.

“O pai respira fundo, preparando-se para começar o Grande Discurso da Fragmentação que todos os pais têm pronto para o filho desobediente.” (p.15)

Em Desintegrados, continuação do primeiro volume, a fragmentação torna-se um grande negócio para poderosos com interesses políticos e corporativos. O governo não quer apenas manter esse sistema, mas também expandi-lo. Na obra, após os acontecimentos do livro anterior, os leitores reencontram os protagonistas Conor, Lev e Risa, cada um seguindo seu próprio caminho.

Mas, uma traição e as ações de um sádico caçador de recompensas ligará o destino de um deles ao de Cam, um garoto que foi inteiramente feito com as melhores partes de fragmentados e luta para encontrar seu lugar no mundo. Uma obra com críticas a questões que permeiam a sociedade atual misturada com uma boa dose de suspense, Desintegrados desafia os leitores à reflexão sobre o significado de viver e os limites de onde começa e termina uma vida. O lançamento do terceiro volume da série no Brasil está previsto para julho, pela Novo Conceito.

SOBRE O AUTOR Neal Shusterman já escreveu mais de 30 livros premiados para jovens e adultos, incluindo Full Tilt, a Trilogia Skinkacker, Unwholly, Bruiser e The Schwa Was Here, que recebeu o Boston Globe-Horn Award como melhor livro de ficção. Ele também escreve roteiros para o cinema e a televisão, como Animorphs e Goosebumps. Pai de quatro filhos, Neal vive no sul da Califórnia.