Você ainda se importa com o Oscar? Saiba o que mudou nesses últimos anos

Você ainda se importa com o Oscar? Saiba o que mudou nesses últimos anos

25/01/2017 0 Por Surya

oscar-8349_6wwk-696x391

Artigo originalmente publicado em 25 de Janeiro de 2017.
Este ano teremos a 89ª cerimônia do Oscar. Prestes a comemorar 90 anos o nosso querido “homem dourado” já premiou muitos filmes, para quem não sabe oficialmente é chamado de Prêmios da Academia (em inglês The Academy Awards ou The Oscars), é o mais importante e prestigioso prêmio do cinema mundial, entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, em 11 de maio de 1927.

São entregues pela Academia, em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica. A cerimônia formal na qual os prêmios são entregues, é uma das mais midiáticas do mundo. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia e muitas outras, como o Grammy, Emmy e Globo de Ouro, foram inspiradas no Oscar.

Outros prêmios cresceram em popularidade, são eles o MTV Movie Awards e o People Choice Awards, entre outros, e os ganhadores são escolhidos pelo voto popular e não por um grupo. Por isso do aumento da popularidade dos concorrentes.

Há alguns anos o presidente vem questionando que os “nobres” membros envelheceram e que não reconhecem que o cinema mudou bastante. Mas será que esse  jeito “tradicional” e sisudo do Oscar não mudou muito nesses últimos anos ou será que os membros esqueceram o que é diversão? As poucas tentativas de “modernizar” a premiação, quase na maioria, foi fracassada.

Update 25/01/2018. O ano de 2017 foi marcado por desastres ao vivo com a troca dos envelopes para melhor filme e mais algumas “brincadeiras” no palco para descontrair ao público e os participantes. Mas a maior tendência foi o aumento natural de denúncias e discursos de origem política e social já que o prêmio é ainda recordista de público, mesmo perdendo a popularidade dos últimos anos.

Confira alguns momentos no vídeo a seguir.


Ellen DeGeneres em 2014, por exemplo, foi uma das raras apresentadoras cool que quebrou a tradição mandando entregar pizza aos convidados durante a premiação, ou fazendo a selfie mais curtida da história.

No ano seguinte, tentando quebrar o protocolo mais uma vez Neil Patrick Harris chegou a entrar usando apenas cuecas, mas mesmo assim não teve o mesmo carisma de Ellen e a audiência despencou mais de 16%.

17241628

Mas nem tudo foram flores, em 2011 James Franco e Anne Hathaway foram os protagonistas de um dos mais constrangedores momentos dos Oscar, com piadas sem graça e momentos forçados.

Há tempos o Oscar está perdendo audiência e a culpa não é somente dos apresentadores. Os filmes com grandes bilheterias não concorrem ao prêmio, e cada vez mostra-se que existem formulas para os filmes concorrerem ao Oscar.

No ano passado o filme Mad Max: Estrada da Fúria conseguiu quebrar esta barreira e foi um dos raros de ficção blockbusters a concorrer como melhor filme. Este ano A Chegada conseguiu este feito, mas não a sua protagonista Amy Adams que gerou vários memes de revolta na rede, alguns até bem questionáveis.

011712

Já o filme La La Land, apesar de aclamado pela crítica e o número recorde de indicações ao Oscar está sendo questionado pelo público como “um filme igual só com musiquinha“. Nem de perto o sucesso de outro blockbusters Titanic de 1997 que levou milhões de pessoas ao cinema e que jogou a música tema com Celine Dion a níveis estratosféricos com My Heart Will Go On.

https://youtu.be/FHG2oizTlpY

 

Mas vamos deixar de lado a preferência do “público” e falar um pouco, mas bem pouco da história do Oscar, quando tudo parecia mais divertido.  Qual o segredo de Tostines (nossa essa é velha).

As trilhas sonoras que empolgavam e eram populares

Quando o filme de fantasia e ficção Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei ganhou como melhor filme

Quando em 1986 a trilha sonora que embalava era The Power of Love que concorreu a melhor canção.

Quando um filme considerado um fracasso pela distribuidora bateu todos os recordes, concorreu a melhor filme, levou só 11 estátuas, com menos de melhor filme, mas ainda é um dos filmes com maior público da história.

Sim, R2 e C3PO estiveram no palco do Oscar em 1978

Quando algumas partituras significavam mais que um milhão de palavras

https://youtu.be/V0PW7_UPVQ8

Quando um Tubarão de plástico e uma trilha sonora certa assustavam mais que o … isso em 1976

E só para encerrar, o Oscar ainda é o termômetro dos melhores dos melhores, quem leva o douradinho para casa tem como garantia não apenas a consideração pelo excelente trabalho mas o aumento de salário, mais patrocínio e muitas benefícios.

Uma coisa não mudou, o palco continua sendo espaço para manifestações políticas, raciais e de representatividade. É o momento que a celebridade que ganha soltar a língua e levar a sua voz a 1 bilhão de pessoas no mundo tudo. E com audiência bem menor e filmes menos populares ainda continua sendo o rei das premiações.

E você, ainda se importa se o seu filme concorreu ao Oscar ou não? Comente e compartilhe a sua opinião.

O site Termometro Oscar fez uma super lista com todos os indicados SciFi até 2016. Clique aqui para abrir.


oscar_Y1uJjU1