logan2

Logan, indo onde nenhum Christopher Nolan jamais esteve.

Sou grande fã dos antigos westerns pipoca dos anos 70. E antes de Johnny Cash embalar os trailers de 2017 eu já assistia não somente as séries Chaparal e Bonanza, mas também praticamente todos os filmes do gênero que pipocavam nas telinhas preto e branco em casa. O Cavaleiro Solitário era um dos meus favoritos e também o Zorro.

Com o passar dos anos esse gênero perdeu espaço para os filmes com super-heróis e o estilo high tech. Atualmente sobrevive a base da máquina e algumas obras primas voltaram no cinema, às vezes pelas mãos de Quentin Tarantino ou por um remake de Sete Homens e Um destino.

Na TV, Westworld, outro remake de um clássico, mistura também scifi e arrancou elogios de público e crítica.

Mas por que iniciamos a crítica de Logan com uma introdução aos velhos Westerns? Citando até Os imperdoáveis ou Bravura Indômita.

Sim, Logan é sem dúvida o melhor da mistura de três mundos (western, road movies e HQs), e é claro, sem deixar de lado, muita violência e um realismo que nunca se viu antes, indo além até do consagrado Mad Max em um mundo distópico e SPOILER nocivo para os mutantes.

Mas antes de continuar, tenha consciência que alguns trechos da crítica podem ser considerados SPOILERS, então prossiga por conta e risco.

Hugh Jackman em várias entrevistas afirma que esse papel é a despedida para o seu personagem Wolverine, para o desespero de muitos.

Vale lembrar que quando o australiano assumiu as garras do personagem há 17 anos os fãs torceram o nariz o criticando, pois é, como é interessante saber como as coisas mudam.

Leia mais  GMD é a nova agência de conteúdo audiovisual de Xbox no Brasil

Bem, voltando ao filme, toda a história se passa em 2029, portanto, pouco tempo depois dos fatos apresentados no último X-Men Dias de um Futuro Esquecido em uma linha temporal IF totalmente nova.

O que é mais interessante sobre esse novo longa, apesar de alguns personagens e citações de acontecimentos dos filmes anteriores não serem “jogados na sua cara” como um recurso de um roteiro mal escrito, conseguimos compreender facilmente tudo o que está acontecendo.

A casa onde Logan, Xavier e Caliban moram é sem dúvida parte do antigo artefato Cérebro mostrado em vários filmes, os Carniceiros não são formalmente apresentados, mas estão lá, incluindo Donald Pierce.

Vale lembrar é claro da cena pós-créditos do X-Men Apocalipse e o soro roubado pela Corporação Essex.

O único personagem que não conseguimos captar foi um clone bombado de Wolverine, em alguns sites ele leva o nome de X-24 interpretado pelo próprio Jackman, mas nos quadrinhos é Daken quem assume esse papel. Bem, vamos conferir de novo, só para garantir.

E é claro que não podemos deixar de lado a fantástica X-23, ou melhor Laura, interpretada pela pequena atriz hispano-americana Dafne Keen de apenas 11 anos e filha de atores e que herdou com certeza o talento dos pais.  SPOILER: Grande parte do longa ela permanece muda e foi bastante “divertido” o momento em que ela finalmente disse as primeiras palavras.

Com grande parte as cenas feitas no deserto em Orange and Blue, o filme em certos momentos lembra este último Mad Max, inclusive com uma base de roteiro semelhante, clássico dos road movies.

O ponto mais importante da história,- se não fosse pelos poderes dos mutantes apresentados no filme, qualquer pessoa pode até jurar assistir a um western-road movie de primeira. Como nos clássicos da época, só que com mais um pouco que violência. Por que não?!

Leia mais  Confira algumas cenas "excluídas" no filme dos Vingadores Guerra Infinita que estavam nos trailers SPOILER

Sim, é quase uma unanimidade epara quem já assistiu ao filme, que esse longa dividiu as fronteiras do que é possível em um filme com “super-heróis”, Christopher Nolan que não me escute, mas sua trilogia Batman virou piada depois desse novo Wolverine. Os outros filmes baseados em HQs, nem se fala. Sorry.

Saímos do colorido e divertido, para o cruel mundo real onde quem morre, morre.

Em tempo: Percebemos que alguns pequenos trechos do trailer e fotos de divulgação não apareceram no filme, então vamos torcer para que tenhamos esse material nos extras.

 

EM TEMPO #2

 

Compartilhe:

Adicione seu comentário VIA FACEBOOK

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *