Nós já assistimos LOGAN, confira a nossa crítica

Nós já assistimos LOGAN, confira a nossa crítica

19/02/2017 0 Por Surya

logan2

Logan, indo onde nenhum Christopher Nolan jamais esteve.

Sou grande fã dos antigos westerns pipoca dos anos 70. E antes de Johnny Cash embalar os trailers de 2017 eu já assistia não somente as séries Chaparal e Bonanza, mas também praticamente todos os filmes do gênero que pipocavam nas telinhas preto e branco em casa. O Cavaleiro Solitário era um dos meus favoritos e também o Zorro.

Com o passar dos anos esse gênero perdeu espaço para os filmes com super-heróis e o estilo high tech. Atualmente sobrevive a base da máquina e algumas obras primas voltaram no cinema, às vezes pelas mãos de Quentin Tarantino ou por um remake de Sete Homens e Um destino.

Na TV, Westworld, outro remake de um clássico, mistura também scifi e arrancou elogios de público e crítica.

Mas por que iniciamos a crítica de Logan com uma introdução aos velhos Westerns? Citando até Os imperdoáveis ou Bravura Indômita.

Sim, Logan é sem dúvida o melhor da mistura de três mundos (western, road movies e HQs), e é claro, sem deixar de lado, muita violência e um realismo que nunca se viu antes, indo além até do consagrado Mad Max em um mundo distópico e SPOILER nocivo para os mutantes.

Mas antes de continuar, tenha consciência que alguns trechos da crítica podem ser considerados SPOILERS, então prossiga por conta e risco.

Hugh Jackman em várias entrevistas afirma que esse papel é a despedida para o seu personagem Wolverine, para o desespero de muitos.

Vale lembrar que quando o australiano assumiu as garras do personagem há 17 anos os fãs torceram o nariz o criticando, pois é, como é interessante saber como as coisas mudam.

Bem, voltando ao filme, toda a história se passa em 2029, portanto, pouco tempo depois dos fatos apresentados no último X-Men Dias de um Futuro Esquecido em uma linha temporal IF totalmente nova.

O que é mais interessante sobre esse novo longa, apesar de alguns personagens e citações de acontecimentos dos filmes anteriores não serem “jogados na sua cara” como um recurso de um roteiro mal escrito, conseguimos compreender facilmente tudo o que está acontecendo.

A casa onde Logan, Xavier e Caliban moram é sem dúvida parte do antigo artefato Cérebro mostrado em vários filmes, os Carniceiros não são formalmente apresentados, mas estão lá, incluindo Donald Pierce.

Vale lembrar é claro da cena pós-créditos do X-Men Apocalipse e o soro roubado pela Corporação Essex.

O único personagem que não conseguimos captar foi um clone bombado de Wolverine, em alguns sites ele leva o nome de X-24 interpretado pelo próprio Jackman, mas nos quadrinhos é Daken quem assume esse papel. Bem, vamos conferir de novo, só para garantir.

E é claro que não podemos deixar de lado a fantástica X-23, ou melhor Laura, interpretada pela pequena atriz hispano-americana Dafne Keen de apenas 11 anos e filha de atores e que herdou com certeza o talento dos pais.  SPOILER: Grande parte do longa ela permanece muda e foi bastante “divertido” o momento em que ela finalmente disse as primeiras palavras.

Com grande parte as cenas feitas no deserto em Orange and Blue, o filme em certos momentos lembra este último Mad Max, inclusive com uma base de roteiro semelhante, clássico dos road movies.

O ponto mais importante da história,- se não fosse pelos poderes dos mutantes apresentados no filme, qualquer pessoa pode até jurar assistir a um western-road movie de primeira. Como nos clássicos da época, só que com mais um pouco que violência. Por que não?!

Sim, é quase uma unanimidade epara quem já assistiu ao filme, que esse longa dividiu as fronteiras do que é possível em um filme com “super-heróis”, Christopher Nolan que não me escute, mas sua trilogia Batman virou piada depois desse novo Wolverine. Os outros filmes baseados em HQs, nem se fala. Sorry.

Saímos do colorido e divertido, para o cruel mundo real onde quem morre, morre.

Em tempo: Percebemos que alguns pequenos trechos do trailer e fotos de divulgação não apareceram no filme, então vamos torcer para que tenhamos esse material nos extras.

 

EM TEMPO #2