Confira vídeos exclusivos e 10 fatos curiosos sobre os bastidores de Doutor Estranho

Confira vídeos exclusivos e 10 fatos curiosos sobre os bastidores de Doutor Estranho

24/02/2017 0 Por Surya

Produzido pelos estúdios Marvel, Doutor Estranho (Doctor Strange, USA, 2016), que conquistou o público arrecadando 658 milhões nas bilheterias mundiais, chega ás lojas de todo Brasil em 1º de março – DVD e Blu-ray™. E para comemorar o lançamento, reunimos 10 fatos curiosos sobre os bastidores do filme.

Com direção de Scott Derrickson (A Entidade) e produção de Stan Lee – responsável pela criação do personagem nos quadrinhos, o filme conta a história do famoso neurocirurgião Stephen Stranger (Benedict Cumberbacth) que tem sua vida mudada para sempre após um terrível acidente de carro, o qual a sequela é a perda parcial do movimento de suas mãos.

Fato #1
O diretor Scott Derrickson está empolgado com a reação dos espectadores ao assistirem, detalhadamente e com exclusividade – no DVD e Blu-ray™, o cenário em fragmentos.

O Blu-ray™ e DVD estão repletos de making off’s, cenas hilárias, comentários em áudio e um olhar exclusivo para o futuro dos  estúdios Marvel.
Quando questionado sobre o que mais o empolga no lançamento em home vídeo, o diretor revela: “Estou animado com a possibilidade dos fãs experimentarem um olhar mais próximo, mais profundo, e mais atento aos detalhes das gravações. Se você olhar atentamente para o cenário em Kamar-Taj, verá que nosso designer de produção, Charlie Wood, fez sozinho o trabalho de uma equipe inteira. Nós filmamos o santuário e o pátio de Kamar-Taj em Londres. Os detalhes da alvenaria, e de outras partes do set, são perfeitas e realistas. Charlie explica que o único lugar do mundo onde você consegue esse tipo de detalhe é em Londres, porque a cidade possui uma tradição em modelagem, que remonta um século. Este negócio [modelagem] tem sido transmitido ao longo das gerações e só existe lá. Você não pode fazer esse tipo de trabalho bem em qualquer outro lugar. Todas as mandalas e todas os detalhes fragmentados são fantásticos. Eu peço para os fãs prestarem atenção no design de produção do filme, porque está perfeito”.

Fato #2
Os atores foram treinados para lançar mágicas com suas mãos, por um dançarino profissional.

O público, em todo mundo, está maravilhado com o uso do complexo “finger tutting” – tipo de dança que envolve o movimento dos dedos, nas cenas de conjuração de feitiço em DoutorEstranho. “Nós aprendemos como fazer os movimentos de magia com JayFunk, que é dançarino profissional e coreografo”, explica a atriz Tilda Swinton, que interpreta o Ancião no filme. “Todo mundo deveria acessar o YouTube e ver o JayFunk, porque ele é incrível. Ele tem dedos mágicos!  E eles são reais, não são gateway de interfaces artificiais. JayFunk nos ensinou uma série extraordinária de movimentos, que precisavam ser extremamente precisos, porque as linhas de magia precisaram ser adicionadas por CGI depois. Ficou fantástico no filme finalizado”.

Fato #3
As cenas épicas em Hong Kong, no final do filme, foram as mais complicadas para atirar

Existem toneladas de cenas de efeito visual no filme, exploradas com profundidade dentro de 5 cenas extras – que acompanham o lançamento em home vídeo. O diretor Scott Derrickson vividamente lembra da sequência mais desafiadora para atirar: “Tecnicamente, a reversão da destruição de Hong Kong foi a cena mais difícil da minha carreira”, admite o diretor. “Foi a cena mais difícil porque o que tínhamos de fazer era sem precedentes. Ninguém nunca filmou uma cena como essa antes. Cada único tiro precisou ser projetado especificamente, e nós tivemos que fazer várias passagens. Nós, basicamente, tivemos que atirar quatro ou cinco vezes – para gravar um tiro, usando o controle de movimento – que é demorado e caro, porque você precisa atirar coisas e depois jogá-las no sentido inverso. É preciso sincronizar os atores para a versão reversa, para depois movê-la para a frente. Foi uma coisa incrivelmente complicada e levou semanas, mas valeu a pena porque criamos algo que as pessoas nunca viram antes “.

Fato #4
As gravações do filme da Marvel foram atrasadas devido aos compromissos do ator Benedict Cumberbatch

Quando Benedict Cumberbatch assinou o contrato para atuar como Doutor Estranho, ele já tinha sido contratado para interpretar Hamlet nos palcos do West End, de Londres, – e a peça de Shakespeare foi no mesmo período das gravações do filme da Marvel.
Ao invés de chamar outra pessoa para o elenco, a produção do filme atrasou as gravações para conciliar com os outros compromissos de Cumberbatch.
“Foi incrivelmente lisonjeiro” revela o ator. “Eu estou muito agradecido por eles terem feito isso. O papel de Doutor Estranho envolve um certo peso e responsabilidade, mas o fato de ser ecolhido é um grande motivador para fazer um bom trabalho e corresponder às expectativas. É um bom lugar para começar”.

Fato #5
O diretor de Thor: Ragnarok, Taika Waititi, filmou as cenas do final entre as gravações de Thor e de Doutor Estranho

Scott Derrickson não filmou todas as cenas de Doutor Estranho. “As duas coisas que eu não filmei foram a cena de participação do Stan Lee e a cena do Doutor Estranho com o Thor no final”, explica o diretor. “O diretor de Thor: Ragnarok, Taika Waititi, filmou a cena extra antes de construirmos aquela bela janela do santuário, que foi criada em Londres. Taika foi lá e trabalhou com Chris Hemsworth e com Benedict Cumberbatch. Nós acabamos usando a cena como extra no filme.

Fato #6
Durante as filmagens, Benedict Cumberbatch entrou em uma loja de quadrinhos totalmente vestido do personagem.

Atores são bem conhecidos por fazerem pegadinhas no set de filmagens, mas Benedict Cumberbatch levou isso a um novo nível quando ao terminar de filmar a cena em NY e, ao invés de ir para o seu trailer trocar-se, o ator decidiu surpreender os fãs em uma loja de quadrinhos – usando a fantasia completa de Doutor Estranho, inclusive a icônica capa. “Eu fui a uma loja de histórias em quadrinhos no último dia de filmagens em NY”, ri Cumberbatch. “Eu não tinha nenhum dinheiro, então eu não comprei nenhum quadrinho, mas eu ofereci meus serviços. Eu disse ‘olha, se o filme não der certo eu venho e reponho as prateleiras para você’. Foi um momento mágico, sem trocadilhos. Foi muito especial e foi a última filmagem. Eu estava fugindo do Mads [Mikkelsen, que interpreta Kaecilius], e tinha uma loja de quadrinhos. Foi incrível”.

Fato #7
Partes do cenário do Nepal foram construídos no Reino Unido.

As filmagens de Doutor Estranho começaram no Nepal, onde a produção gravou várias cenas externas. Mas o país do Himalaia não foi o local onde as filmagens nepalesas foram gravadas. Uma rua de Kathmandu foi recriada na Europa junto com o pátio Kamar-Taj. “Eu não filmei em Kathmandu, mas teve uma cena em que eu cruzava a praça através de uma vila da cidade – e eles a construíram em Londres”, revela Mads Mikkelsen, Kaecilius em Doutor Estranho. “Eles construíram a vila nos estúdios Longcross e a atenção aos detalhes foi incrível. Tinha uma árvore grande saindo do chão, e era uma árvore real. Aquilo era a magia do cinema. Olhando através da vila eu podia imaginar um pequeno macaco aparecer a qualquer instante. Lembro de pensar ‘o que é isso? Isso é maravilhoso’. O cenário era incrível”.

Fato #8
Benedict Cumberbatch teve um “momento empolgado” como super-herói, quando colocou a roupa do personagem pela primeira vez.

Quando Benedict Cumberbatch aceitou o papel de Doutor Estranho, ele não tinha ideia do quão rápido o traje o afetaria. “Eu estava empolgado quando coloquei a capa com o resto da armadura por baixo”, o ator admite. “Parecia uma criança no Halloween! Nossa brilhante figurinista, Alex Byrne, fez isso. Ela disse ‘Oh! Você está tendo um momento super-herói, não está?’, e eu disse a ela ‘Sim, eu acho que estou’. Foi um momento “me belisca”. Realmente foi”.

Fato #9
O DVD e o Blu-ray™ possuem um número de cenas nunca antes vistas, que foram deletadas.

O DVD e o Blu-ray™ de Doutor Estranho possuem mais de 80 minutos de material bônus fantástico e nunca antes visto, incluindo: cenas de bastidores, cenas hilárias e 5 cenas deletadas.
Falando sobre cenas deletadas, Scott Derikson admite “Frequentemente cenas precisam ser deletadas do filme para melhorar o tempo ou o ritmo da história. Em Doutor Estranho, algumas cenas com Kaecilius foram cortadas durante o processo de edição. Uma delas foi uma cena na igreja, em que Kaecilius mata um padre. Eu realmente gostei do diálogo da cena, mas o filme ficava bem melhor sem ela”.
Ainda bem que os fãs podem ver a cena deletada – chamada Kaecilius procura por respostas, com o lançamento em home vídeo.

Fato #10
Tilda Swinton maravilhou-se com o segredo das filmagens de Londres.

Quando fotos dos paparazzi de Benedict Cumberbatch gravando o filme no Nepal vazaram, logo depois do início das filmagens, a produção fez um esforço extra para manter o restante do filme em segredo. “Nós não queríamos que o Ancião fosse revelado, mas nós filmamos as primeiras cenas do personagem nas ruas de Londres e estávamos preocupados em sermos pegos”, explica Tilda. “Fotos de Benedict e Chiwetel [Ejiofor, que interpreta o Baron Mondo] filmando nas ruas de Kathmandu vazaram dentro de 20 segundos, o que foi uma vergonha. Haviam fotografias dos dois por toda internet, então nós nos demos a tarefa de que ninguém veria o Ancião – mas nós precisávamos gravar a cena no centro de Londres. Marvel é uma empresa muito meticulosa e eu amo isso – que eu chamo de ‘capa da invisibilidade’. Inicialmente eu pensei ‘Hmm! Isso não vai funcionar. Como é que é que nós vamos conseguir fazer isso?’, mas nós conseguimos. Era bem cedo em uma manhã de domingo. Nós filmamos a cena no centro de Londres e ninguém tirou uma foto”.

SOBRE THE WALT DISNEY STUDIOS:
Por mais de 90 anos, The Walt Disney Studios tem sido o alicerce da The Walt Disney Company. Hoje, o estudo oferece filmes, música e teatro de qualidade para os consumidores ao redor do mundo. Os filmes são lançados sob as seguintes marcas: Disney, incluindo Walt Disney Animation Studios e da Pixar Animation Studios; Disneynature; Marvel Studios; Lucasfilm e Touchstone Pictures, que produzem os filmes não-animados da DreamWorks Studios. A Disney Music Group engloba as gravadoras Walt Disney Records e Hollywood Records, bem como a Disney Music Publishing. O Disney Theatrical Group produz e licencia eventos ao vivo, incluindo produções da Disney na Broadway, como a Disney On Ice e Disney Live!.