O Maior Fã Clube de Jornada nas Estrelas do Brasil está de volta!

O Maior Fã Clube de Jornada nas Estrelas do Brasil está de volta!

16/03/2017 0 Por Surya

O Clube Frota Estelar Brasil, o maior e mais antigo clube de Jornada nas Estrelas e ficção científica do país, responsável pela vinda de diversos atores e consultores do Universo de Star Trek ao Brasil, entre os anos 1989 e 2003, ainda em comemoração ao 50º aniversário da série clássica, marca o seu retorno promovendo sua convenção de número 125, que ocorrerá no teatro do Hotel Meliá Paulista, na Avenida Paulista, 2.181, no dia 8 de abril de 2017, das 9h às 19h. Os ingressos já estão à venda pelo site (compre aqui) e custam R$ 59,00 (meia) e a credencial colecionável R$ 16,50. Excepcionalmente para este evento, todos pagarão meia entrada.

A programação vai agradar aos fãs, carinhosamente chamados Trekkers, mas também a todos de maneira geral, que curtem ficção científica, que assistiram aos filmes e aos episódios das séries de TV, a nova geração de fãs, que aportaram recentemente com os últimos lançamentos cinematográficos produzidos por J.J. Abrams, com novo elenco para antigos e queridos personagens e apreciadores de cultura pop. Estão previstas palestras, shows, debates, exibição de vídeos inéditos,  desfile de cosplays, sorteios e muito mais! A 125ª Convenção foi denominada The Phoenix, em homenagem à primeira nave de dobra espacial mostrada no universo Trekker.

Os responsáveis pelo retorno da Frota Estelar Brasil, que recebeu o adendo ‘A Nova Geração’ que indica a nova fase do fã clube e que também faz direta referência à série de TV exibida entre 1987 e 1994, são Luiz Navarro – Físico, Biólogo, Mestre em Fisiologia do Esporte, Professor de Cursinho há mais de 30 anos e Presidente da Frota Estelar Brasil; Roosevelt Garcia – Designer de efeitos especiais e computação gráfica. Especialista em séries clássicas de TV, apresentador do programa E NO PRÓXIMO EPISÓDIO, no YouTube e colunista do blog Memória de VEJA SP; e Paulo Gustavo Pereira – Jornalista, trabalhou em várias redações jornalísticas e, atualmente, é diretor de redação da revista Sci-Fi News. Na televisão, passou pela Tupi, Globo, Bandeirantes, Record, Manchete e Cultura. No SBT, dirigiu as transmissões da festa do Oscar a partir de 1994. Repetiu a dose na TNT, direto dos estúdios da emissora em Atlanta/EUA, em 2007.  Especializado em séries de TV, Paulo é autor do Almanaque dos Seriados (Ediouro) onde faz um grande painel sobre as séries de TV que foram exibidas no Brasil. É apresentador do canal BesTV no YouTube e da Vivo TV.

Os idealizadores da Frota Estelar Brasil pretendem manter o pilar que norteou o Clube durante toda a sua existência, desde junho de 1989, que é divulgar a ciência por meio da ficção científica, principalmente, as séries e filmes do universo de Jornada nas Estrelas.

 

Frota Estelar Brasil – A Nova Geração
Programação 125ª Convenção Estelar The Phoenix – 08/abril/2017
Hotel Meliá – Av Paulista, 2.181 SP/SP
Metrô Consolação

09:00h – Acesso aos estandes  e lojas do evento
09:30h – Abertura do Auditório Meliá

BLOCO 1 – SETOR 001
10:00h – Clipe: A História da Frota Estelar Brasil (inédito)
10:10h – Painel do Almirante:  “A Convenção Phoenix” (inédito)
10:25h – Mesa Redonda: O Fenômeno Star Trek – Passado, Presente e Futuro:
Esta é uma releitura da primeira convenção da Frota Estelar Brasil realizada no dia 3 de junho de 1989. Especialistas irão discutir o fenômeno Star Trek. 
Sérgio Figueiredo* – Diretor de redação de Quadrinhos e Livros na Editora Abril;
Roberto Rios* – Executivo/produtor de TV
Marcos Kleine – Compositor da trilha sonora do filme animado Sev Trek, multi instrumentista especializado em temas de filmes e séries, e guitarrista da Banda Ultraje A Rigor.
Paulo Gustavo Pereira – Jornalista especializado em séries de TV.
Mediador:  Luiz Navarro*
*participantes da primeira mesa redonda em 03/06/1989
11:30h – Vídeos inéditos do Roddenberry  Vault
“O Báu do Roddenberry” – coletânea de vídeos inéditos sobre os bastidores da série clássica, lançada recentemente nos EUA e inédita no Brasil.
11:45h – Apresentação Equipe de Teatro do Grupo de Ficção Científica Alpha
12:00h – Show Musical: Marcos Kleine
Marcos Kleine tocará temas de abertura de várias séries do universo Star Trek, com arranjos criados exclusivamente para o evento.
12:30h – Primeiro intervalo – exibição do episódio: ST: Enterprise – “In a Mirror Darkly – parte 1
O episódio será exibido durante os 45 minutos de intervalo.

BLOCO 2 – YORKTOWN
13:15h – Entrevista com Patrick Stewart  no The Noite
Vídeo do programa The Noite com a presença de Patrick Stewart e James McAvoy, incluindo cenas inéditas que não foram ao ar.
13:30h – Palestra Salvador Nogueira:
“O Sistema Solar em Jornada nas Estrelas”
Salvador Nogueira, jornalista científico, autor de 11 livros, blogueiro, colunista da Folha e da revista Scientific American Brasil.
14:15h – Apresentação do Grupo de Performance Assimilação Borg
14:45h – Clipe Homenagem (inédito)
A Frota Estelar Brasil teve em suas fileiras colaboradores importantes que já não estão mais neste universo. Este clipe, produzido e editado por Roosevelt Garcia, homenageia essas pessoas, tão importantes para a história da Frota.
15:00h –  Segundo intervalo – exibição do episódio: ST: Enterprise – “In a Mirror Darkly – parte 2”
O episódio será exibido durante os 45 minutos de intervalo.

BLOCO 3 – NEXUS
15:45h – Entrevista com Dubladores
A contribuição brasileira ao universo de Jornada nas Estrelas se dá pela dublagem. Neste bloco, bateremos um papo com importantes nomes da dublagem das nossas séries preferidas. Aguarde muitas surpresas!
17:00h – Desfile Cosplayers
A pessoas que estarão homenageando seus personagens preferidos com cosplays,  terão a oportunidade de desfilar no palco do evento.
17:15h – Sorteios
DVDs, Blu-Rays, itens colecionáveis, camisetas, e muito mais!
17:30h – Clipes: As Próximas Convenções
O que vem por aí? Aqui vamos desvendar algumas surpresas que nos esperam nas próximas convenções da Frota Estelar Brasil!
17:45h – Momento do Fã
A cada convenção, reservaremos um espaço para os fãs de Star Trek apresentarem seus trabalhos fora do universo trekker. Nesta edição, uma surpresa, mas podemos adiantar que a festa vai ser bem animada!
18:00h – Encerramento
19:00h – Fechamento dos estandes e lojas do evento

A História da Frota Estelar

A Frota Estelar Brasil foi fundada em 03 de junho de 1989, com o objetivo de Divulgar Ciência por meio da Ficção Científica, firmou-se  rapidamente como o fã-clube de Jornada nas Estrelas mais difundido e influente do Brasil. É, até hoje, o único fã-clube de Jornada nas Estrelas a trazer atores e consultores da série original para suas convenções. Durante sua história, a Frota esteve presente nos principais meios de comunicação brasileiros, com diversas matérias em jornais, revistas e televisão, como o programa Metrópolis da TV Cultura, Globo Repórter, Bom Dia São Paulo e o Jô Soares Onze e Meia e Programa do Jô (4 vezes).

Entre 1989 e 2003 foram realizadas 124 Convenções Estelares, com temas sempre relacionados à série, como a Klingon 2000, StarCon, Enterprise, Engenharia…O Clube já apresentou em seus palcos, os atores: George Takei – Sulu, Walter Koeing – Checov e Leonard Nimoy – Spock.

Numa época pré-popularização da internet, a Frota Estelar Brasil tinha cerca de 12 mil sócios espalhados por todo o país, e até no exterior. Eles recebiam boletins informativos impressos via correio, como o cultuado fanzine Diário de Bordo, e também inúmeros boletins avulsos, além de carteirinha de sócio.

Nas Convenções aconteciam palestras, painéis, mostras científicas, peças de teatro e até shows musicais. Eram exibidos vídeos inéditos na época, materiais especialmente feitos para os eventos, e episódios das novas séries, ainda inéditas no Brasil.

A Frota colaborou ativamente com produção e lançamento dos livros da série Star Trek pela editora  Aleph a convite de Pierluigi Piazzi, e, além de 18 títulos, auxiliou na produção do dicionário Klingon.
Nesta nova etapa, a Frota Estelar manterá o estilo de convenções que a consagrou, e aproximou milhares de pessoas em todo o país. São eventos em que o fã é parte integrante do início ao fim, e é tratado com o cuidado que o fã merece.

Acompanhe a Frota Estelar Brasil nas mídias sociais:
Website: www.frotaestelar.com.br
Facebook: frotaestelarbrasiloficial
Twitter: @frotaestelarbr
Instagram: @frotaestelar
YouTube: frotaestelarbrasil
Programação da 125ª Convenção Estelar The Phoenix
http://frotaestelar.com.br/125_convencao_estelar_phoenix/carta-de-convencao.html