CCBB São Paulo apresenta o Festival “BUSTER NO BRASIL: CINEMA INFANTOJUVENIL”

CCBB São Paulo apresenta o Festival “BUSTER NO BRASIL: CINEMA INFANTOJUVENIL”

04/07/2017 0 Por Alan Uemura

Pela segunda vez sediado no Centro Cultural Banco do Brasil o festival de cinema infantojuvenil é um dos mais importantes eventos do gênero na Europa.

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a segunda edição do festival BUSTER NO BRASIL: CINEMA INFANTOJUVENIL”. Com uma programação de 36 filmes, entre os dias 5 e 24 de julho, serão exibidos curtas, longas-metragens e episódios para a TV, com ênfase em produções da Dinamarca, Suécia, Alemanha e Brasil. Esta edição brasileira do festival é realizada com apoio do Instituto Cultural da Dinamarca e começa no Rio de Janeiro de 28 de junho a 16 de julho e depois segue para Brasília de 11 a 30 de julho.

Uma opção para os pequenos que ficam em São Paulo, durante as férias escolares, o festival BUSTER NO BRASIL: CINEMA INFANTOJUVENIL” reúne no CCBB filmes para crianças a partir de 3 anos, com duração reduzida e atividades com recreadores. Estão programadas oficinas gratuitas de cinema para educadores e crianças. Todas os filmes para o público infantil são dublados ou sem diálogos (a exceção são as produções adolescentes, legendadas).

O grande destaque desse ano é a animação “Hannibal & Jerry”, da dupla de diretores Steen Rasmussen e Michael Wikke, clássico do cinema infantil dinamarquês que completa 20 anos em 2017; para a série sueca “Jazzoo”, exibida no Festival de Berlim, que combina o jazz do quinteto Oddjob com histórias de animais; e para a animação sueca “O Reino do Rei Pena”, inédita nos cinemas brasileiros, escrita por roteirista da série “Borgen” e com direção do dinamarquês Esben Toft Jacobsen.

A programação também inclui produções brasileiras, como as pré-estreias de “Peixonauta – O Filme” e de “As Aventuras do Pequeno Colombo”, além da versão europeia de “Amazônia”, sem diálogos, nunca exibida no país.

A seleção privilegia produções que o público infantil dificilmente veria nos cinemas brasileiros. Além do potencial de entretenimento, os filmes da programação procuram abrir uma janela para que os pequenos possam conhecer novas culturas – da Dinamarca ou de outros lugares do mundo – ou viajar para terras muito distantes em aventuras fantásticas. O objetivo é formar novas plateias e encorajar os jovens espectadores a serem criativos, críticos e curiosos.

FILMES:

PROGRAMA ANIMAIS ANIMADOS

Os curtas deste programa são recomendados para crianças a partir de 3 anos

Duração: 24 minutos

Sem diálogos

* Sessões acompanhadas de atividades recreativas

Polvo (Octopus)

País: Alemanha

Direção: Julia Ocker

Ano: 2015

Duração: 4 minutos

Fazer um bolo não é problema quando se tem oito braços, mas o que se pode fazer quando um dos tentáculos começa a Ter ideias próprias sobre o que deve entrar na receita?

Crocodilo (Crocodile)

País: Alemanha

Direção: Julia Ocker

Ano: 2015

Duração: 4 minutos

O pobre crocodilo não está se dando muito bem ao tentar comer pretzels: seus braços são muito curtos. Mas por sorte a ajuda está a caminho.

Bat-hora (Bat Time)

País: Alemanha

Direção: Elena Walf

Ano: 2015

Duração: 4 minutos

Não é fácil ser um animal noturno quando os outros bichos só estão acordados durante o dia: quem sobra para brincar? Por sorte o morcego encontra alguém que também gosta de se divertir à noite.

Bebê Hipopótamo (Hippo Hop)

País: Alemanha

Direção: Patxi Exequiel Aguirre

Ano: 2015

Duração: 4 minutos

O pequeno hipopótamo ainda não aprendeu a nadar e, quando entra com sua mãe no rio, sempre afunda. Quatro peixinhos se dispõem a ajudá-lo.

Vaca (Cow)

País: Alemanha

Direção: Julia Ocker

Ano: 2013

Duração: 4 minutos

À noite, a vaca sonhou que estava voando entre as nuvens. Quando acordou, percebeu que suas manchas haviam desaparecido. Onde será que elas foram parar?

Baleia (Whale)

País: Alemanha

Direção: Maryna Shchipak

Ano: 2013

Duração: 4 minutos

A baleia está muito triste porque todo mundo está com medo dela, que é tão grande, e tudo o que ela quer é ter um amigo.

Jazzoo

Os curtas desde programas são recomendados para crianças a partir de 3 anos

País: Suécia