Metamorfose: a realidade fria e assustadora

Metamorfose: a realidade fria e assustadora

31/07/2017 0 Por Alan Uemura

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Na obra despida de humanidade, Franz Kafka, escritor tcheco, faz um texto surpreendente e bizarro, se torna um ícone e vira até adjetivo: kafkiano – aquilo que é surreal. Metamorfose foi publicado pela primeira vez em 1915 e, após um século, a leitura continua sendo absurda e fascinante para os leitores.

Neste conto, um dos mais celebrados da literatura mundial, o autor conta a história de um caixeiro-viajante, Gregor Samsa, um homem comum, trabalhador e pontual, porém não era muito feliz. Por faltar ao trabalho causa espanto em seu chefe, que vai à casa do funcionário, mas não espera o que pode ver.

Nesta manhã, o protagonista acorda transmutado em um horrível inseto. Absurdamente, sua primeira preocupação é com o atraso para o trabalho, mas logo Samsa é obrigado a lidar com o pavor de todos ao se depararem com tamanha monstruosidade.

Esta obra traz diversas reflexões, como o lado bom que não enxergamos a olhos nus, a aceitação de nossas próprias mudanças, dignidade e sobre o isolamento da sociedade.

A Metamorfose é considerada uma das obras fundamentais da literatura do século XX. Intrincada e instigante, é uma das produções mais geniais do mestre das letras Franz Kafka.

Franz Kafka (1883-1924) lamentou durante toda a vida não ter tido mais tempo para escrever – formado em direito, trabalhava para uma companhia de seguros. Ainda assim, possui uma das produções mais influentes da literatura do século XX. Nascido em Praga, parte do império austro-húngaro à época, falava tcheco, mas todos os seus romances e contos eram escritos em alemão, a língua materna de sua família. Muitas de suas obras foram publicadas postumamente graças ao seu amigo Max Brod que negligenciou o último desejo de Kafka que lhe ordenara a destruição de todos os seus manuscritos.

Ficha técnica:

Editora: Via Leitura

Gênero: Literatura

Preço: R$ 24,90

ISBN: 9788567097459

Edição: 1ª edição, 2017

Tamanho: 14×21

Número de páginas: 96