No “Dia Nacional da Televisão”, saiba mais sobre a HBO no Brasil

Posts Relacionados


“It’s not TV, it’s HBO”, diz o slogan. Isso porque a empresa é muito mais do que uma exibidora de filmes e séries; ela é também pioneira na produção de conteúdo premium, contribuindo para o desenvolvimento da indústria audiovisual no país. Desde a chegada da empresa ao Brasil até os dias de hoje, a HBO oferece espaço para roteiros originais e produções inovadoras que exportam a cultura e criatividade brasileiras para outros países.

Para comemorar o “Dia Nacional da Televisão”, celebrado em 11 de agosto, reunimos fatos importantes e curiosos dessa empresa que conquista fãs em todo o mundo.

A HBO (Home Box Office) está no ar há 46 anos nos Estados Unidos e 25 anos na América Latina lançando o seu canal por assinatura na América Latina em 1991. No Brasil, o canal começou sua operação em 1994.

Naquela época, as produções da América Latina eram principalmente novelas e algumas comédias realizadas por grandes produtoras. A HBO Latin America mudou essa realidade a partir de 2004, quando estreou Epitáfios. Desde então, o canal já produziu mais de 500 horas de conteúdo na região. Isso elevou a qualidade da programação local, que se reflete na conquista de 38 prêmios internacionais, além de 75 indicações.

E parte desse conteúdo é totalmente brasileiro.

A primeira série original 100% brasileira, Mandrake, estreou em 2005. Atualmente, a HBO Latin America totaliza mais de 40 produções e coproduções no  país, incluindo as séries Filhos do CarnavalAlice,Mulher de FasesO NegócioPSIMagnífica 70O HipnotizadorA Vida Secreta dos Casais – que estreia em 1º de outubro -, e o especial Greg News com Gregório Duvivier.

Algumas das séries alcançaram reconhecimento além da América Latina, como é o caso de Magnífica 70que teve uma ótima resposta na Espanha e no Reino Unido. Ambientada na época da Boca do Lixo, a produção foi muito elogiada por sua linguagem cinematográfica. Tal sucesso fez com que Simone Spoladore, nossa Dora Dumar, fosse reconhecida na rua por fãs europeus.

As atrizes de O Negócio também já passaram por situação semelhante nos Estados Unidos. Rafaela Mandelli, Michelle Batista, Aline Jones e Juliana Schalch foram paradas na rua para dar autógrafos a admiradores americanos da série.

Aliás, O Negócio é uma das séries preferidas do público na América Latina – trata-se da segunda produção mais assistida na plataforma de entretenimento digital HBO GO, atrás apenas de Game of Thrones. Já na TV, O Negócio é a série brasileira mais vista nesses 25 anos de HBO Latin America. Alice eMagnífica 70 completam a lista das preferidas do público latino-americano.

Com tantas produções locais, a HBO também é reconhecida por descobrir e valorizar os talentos nacionais. Entre diversas apostas bem sucedidas, destacamos três mulheres que brilharam na HBO. Erika Mader, de Mandrake, revelou-se uma grande atriz ao interpretar a ninfeta Bebel, com suas complicadas cenas de sexo e nudez. Andreia Horta ganhou destaque nacional e na América Latina ao protagonizar a série da HBO Alice, em 2008. Logo depois, ela conquistou trabalhos importantes na TV e no cinema. Já Juliana Schalch, de O Negócioganhou maior projeção como atriz por sua interpretação da garota de programa Luna.

Entre atores, diretores, roteiristas e produtores, a HBO sempre está disposta a apostar em novos talentos criativos. E sua preocupação em trabalhar com os melhores profissionais do mercado vem do seu compromisso em oferecer conteúdo de qualidade e da importância que a empresa atribui à produção audiovisual de cada país em que se instalou. No Brasil, esses mais de 12 anos de investimento em produção nacional são apenas o começo de uma trajetória construída com muito trabalho e dedicação.

Artigos relacionados

HBO | Confira a programação para o mês de Agosto... Estreias dos filmes “Terremoto: A Falha de San Andreas”, “O Bicho Vai Pegar 4”, “ A Forca” e “Precoce” são os destaques da grade mensal São P...
HBO | Latin America anuncia a programação de outub... Estreias de séries e documentários são destaques dos canais HBO/MAX, que contam com sinal aberto no primeiro final de semana do mês São Paulo, 27 d...
HBO | Destaques da semana de 29 de outubro a 04 de... HBO LATIN AMERICA DESTACA O MELHOR DA PROGRAMAÇÃO DE 29 DE OUTUBRO A 04 DE NOVEMBRO O início da segunda temporada de O Hipnotizador é destaque no...
Ator Dean-Charles Chapman de Game of Thrones estar... Amanhã, ator Dean-Charles Chapman compartilhará com fãs as experiências de viver Tommy Baratheon; mega estande tem espaço com grandes séries do cana...

Adicione seu comentário

Powered by Facebook Comments

Written by 

Jornalista e Diagramadora, trabalhou por 9 anos na Editora Meio & Mensagem, por 6 anos na Editora OnLine produzindo os produtos licenciados como Harry Potter, Star Wars, Transformers, Hulk, Homem-Aranha, My Litte Poney, Ben 10, Revista Rebeldes, Yes Teen e mais de mil revistas. Na editora Mythos como freelancer foi responsável pelas capas dos quadrinhos TEX entre outros. Desde 2004 é editora de conteúdo e marketing do site Aumanack. Também conhecido por: Sol Curte: Star Wars, Smallville, Ultras, A Princesa e o Cavaleiro, Arquivo X. Contato: aumanack@aumanack.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *