Crítica | Subterrâneo

Crítica | Subterrâneo

11/09/2017 0 Por Alan Uemura
Spread the love

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Subterrâneo, é um filme que mistura drama, suspense e um pouco de mistério. O filme é do diretor Matthew Miller.

O filme tem um lado ousado no teor psicológico ao mostrar uma pessoa que passou a vida toda em um lugar fechado, sem luz, sem contato humano, ou seja, sem nada do que é conhecido e normal para nós.

Ele traz um dilema interessante, que pode ser comparado, a uma criança que passa sua vida preso aos pais super protetores e um dia deve cortar radicalmente seus laços e é jogada em uma sociedade, que para tantos é a ordem, mas para ele é inteiramente o caos. E agora deve aprender a confiar não apenas no que ouve, sente, mas também nas pessoas.

Como saber o que é confiar? O que é mentir? Como viver em um mundo que não é o seu?

São perguntas e dilemas que Subterrâneo traz. Não é um filme rápido e nem mesmo simples. Tem um trato diferente com as câmeras, com a trilha e as brincadeiras com as luzes.

Sua temática é filosófica e experimental. Um tanto voltado para o lado Gótico, um pouco com teor musical, já que o filme tem referências no álbum Subterranea da banda inglesa IQ, lançada em 1997. Por sinal, a trilha do filme é feita por Mike Holmes, criador de IQ.

A trama tanto da música quanto do filme seguem a história de um homem que vive enclausurado praticamente com privações sensoriais. No final ele escapa ou é solto. Não está claro se ele realmente escapa ou é solto de propósito, como parte do experimento. O interessante, é observar que assim como no filme, os membros da banda deram várias explicações.

Portanto, Subterrâneo pode ser um ótimo filme, ou um péssimo. Dependerá de sua interpretação, assim como de uma música.

O filme foi lançado em DVD pela Focus.

https://www.youtube.com/watch?v=ysWZgFxJdik