#BGS10 | Editora WarpZone apresenta Sociedade Histórica de Videogames do Brasil


Posts Relacionados

De manuais antigos a cartuchos nunca antes disponibilizados, entidade sem fins lucrativos pretende documentar e preservar a cultura de games no Brasil

Nesta semana, durante a décima edição do evento Brasil Game Show, visitantes retrogamers e entusiastas (ou simplesmente curiosos) da história dos games terão mais uma ótima atração para conferir: a editora WarpZone apresentará oficialmente a Sociedade Histórica de Videogames do Brasil (SHVB), entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a preservação e difusão da memória nacional dos videogames.

O anúncio oficial deste projeto e suas propostas será feito no estande da WarpZone (B32-B33), em dois dias distintos: para a Imprensa, às 15 horas da quarta-feira (11 de Outubro), e no mesmo horário para o público geral, no dia 12, quinta-feira.

O que é a Sociedade Histórica de Videogames do Brasil

Fruto do trabalho e curadoria de profissionais que atuam cobrindo o mercado de games por anos, a entidade SHVB nasceu com o intuito de preservar a memória nacional dos videogames, buscando os itens, acontecimentos, e as pessoas que construíram essa história ou foram testemunhas dos eventos que moldaram a cena nacional de videogames. A ideia não é apenas criar um catálogo virtual com a reunião destes materiais, mas sim difundir essa história compartilhando publicamente um acervo digital para pesquisa e também criando conteúdo relevante como documentários e artigos a partir das descobertas feitas.

À frente do projeto estão: Fabio Santana (atualmente Relações Públicas de uma grande publisher de videogames, trabalhou no mercado editorial de games de 1995 a 2012, passando por publicações consagradas como Gamers, EGM Brasil e Edge), Gus Lanzetta (que cobre o mercado de games desde 2006 para diversas publicações, incluindo a Rolling Stone, e apresenta, ao lado de PC Siqueira, o podcast Papo Torto) e Pedro Falcão (editor da revista VICE e diretor de “Paralelos”, série da RedBull sobre a história da pirataria dos games no Brasil).

A tendência da preservação do mercado de games no exterior

Nos mais tradicionais mercados de jogos no mundo – Japão, Estados Unidos e Europa – já existem esforços nesse sentido de resgatar e preservar a memória da mídia de videogames e difundir esse conhecimento. A Game Preservation Society no Japão, a Video Game History Foundation nos EUA e o Computer Spiele Museum na Alemanha, por exemplo, são entidades que visam preservar a memória do entretenimento digital interativo e seus suportes físicos.

No Brasil, à exceção da editora WarpZone, dedicada exclusivamente aos videogames e com foco em jogos retrô, e de algumas reportagens pontuais e sazonais de alguns veículos jornalísticos, não há um esforço concentrado e coordenado para resgatar a rica história da indústria, do mercado e da cultura locais de videogame. A proposta da SHVB é justamente de preencher esta lacuna. Uma demonstração deste trabalho pode ser conferida no trailer da entrevista especial sobre a origem das maiores redes de locadoras de videogames do Brasil, a Dimensão Games e a Progames.

Público Cativo

A cultura da apreciação de jogos e materiais relacionados a consoles das décadas de 1980 e 1990 – ou simplesmente retrogaming – não é novidade, e já foi estabelecida no exterior há muitos anos. No Brasil o cenário não é tão diferente, e conta com uma comunidade bastante ativa nos fóruns e redes sociais. As páginas oficias da WarpZone, por exemplo, já somam mais de 450 mil fãs, e o alcance estimado das mesmas é de pelo menos 6 milhões de visualizações mensais. A consolidação da editora também demonstra a demanda constante pelo assunto. Fundada em 2015 com a publicação de um fanzine bimestral, a WarpZone em pouco tempo transformou o hobby em um negócio sério, e desde então já lançou mais de 27 livros voltados ao tema, incluindo o Mega Drive Definitivo, obra de luxo com mais de 360 páginas dedicadas ao querido representante da era 16-bit, produzida em parceria com a Tectoy, fabricante desse console no Brasil.

Com o trabalho da Sociedade Histórica de Videogames do Brasil, não só os aficionados pelo tema, mas também entusiastas, estudantes, ou mesmo curiosos, terão acesso a esta verdadeira máquina do tempo, e poderão viver (ou reviver) a saudosa origem do – hoje consolidado e respeitado – mercado de games brasileiro. Mais detalhes sobre o funcionamento da entidade e seus planos futuros serão esclarecidos durante a apresentação que acontecerá no estande da WarpZone, durante a Brasil Game Show 2017.

Serviço
O que: Apresentação oficial da entidade Sociedade Histórica de Videogames do Brasil
Onde: Brasil Game Show 2017, no estande da WarpZone (B32-B33)
Quando: 12 de Outubro (Público Geral)
Horário: Das 15 às 16 horas

Sobre a Sociedade Histórica de Videogames do Brasil
A Sociedade Histórica de Videogames do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos formada por profissionais da área que buscam preservar a produção nacional de videogames em todas as suas formas, e conscientizar todos os públicos sobre seu valor histórico/cultural e a necessidade de sua preservação. A entidade defende que videogames são produções culturais e que o Brasil contribuiu e contribui de maneira significativa e única na história desta mídia.

Sobre a Editora WarpZone
A WarpZone é uma editora formada por fãs com foco em publicações sobre videogame, lançando livros e revistas no mercado nacional direcionados ao tema retrogamer, cobrindo os jogos antigos de videogame. Com mais de 450 mil seguidores nas redes sociais, hoje a WarpZone mantém uma relação muito próxima com seus leitores, realizando encontros e apresentações frequentes para apresentar seus novos trabalhos.

Artigos relacionados

#BGS10 | Ingressos para edição histórica da Brasil... Interessados em visitar a maior feira de games da América Latina, que será realizada entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Pa...
#BGS10: Activision retorna à Brasil Game Show em u... De volta à maior feira de jogos eletrônicos da América Latina, a Activision terá muitas atrações e o maior estande da história. Fãs de games que ag...
#BGS10 | Fini patrocina a Brasil Game Cup e torna ... Estande receberá convidados especiais e terá atrações interativas; Os ingressos da BGS para sábado (14/10) já estão esgotados A Brasil Game Show, m...
#BGS10 | Jogos em realidade virtual são atração da... Jogadores poderão vivenciar de perto todos os detalhes dos jogos de VR, que serão mostrados para todos os visitantes em um telão de 75 polegadas A ...
#BGS10: Brasil Game Show renova parceria com a LAT... De olho no conforto e na segurança do público que vem de várias partes do Brasil, a BGS também firma um acordo especial com a Evnts e disponibiliza op...

Adicione seu comentário


Powered by Facebook Comments

Written by 

Criador do site Aumanack e de outras coisinhas, anda sumido como toda celebridade mas ainda curte um cineminha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *