Curso de robótica para crianças: a melhor maneira de aprender brincando

24/10/2017 0 Por Surya
Spread the love

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Aula é ideal para incentivar autonomia, raciocínio lógico e trabalho em equipe nas crianças

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano da população, principalmente no que diz respeito ao acesso à internet. Segundo a pesquisa Digital In 2017 Global Overview, em 2017, o número de brasileiros que são usuários da rede aumentou 16% em relação ao ano anterior. Pensando nas novas gerações, que já nascem imersas em um universo tecnológico, a rede de apoio escolar Ensina Mais Turma da Mônicalança, no mês de outubro, o curso de Robótica para crianças e jovens entre oito e 14 anos, que insere a tecnologia na sala de aula de maneira lúdica e didática.

O novo curso tem duração de 12 meses e conta com 96 horas de aula. Durante esse período, os alunos irão desenvolver e estudar 45 modelos de robôs diferentes, que pode ser desde um boneco, até a reprodução de um pedágio, que funciona através de sensores de aproximação. De acordo com Douglas Cruz, diretor da Ensina Mais Turma da Mônica de São Caetano e graduado em Ciência da Computação, o grande diferencial do curso é a diversidade do ensino. “Quando nos propomos a trabalhar um robô por aula, nos comprometemos com o desenvolvimento de habilidades específicas e diversificadas nos alunos, ampliando as possibilidades de aprendizado”, pontua.

Baseado na metodologia MAKER, o curso divide as aulas em cinco momentos diferentes: informação sobre o projeto; contextualização dos conceitos trabalhados; planejamento, estratégia e montagem; experimentação e, por fim, a desmontagem, que inclui organização do espaço e também um balanço das atividades. De acordo com Cruz, “Toda aula é planejada de modo que as crianças se sintam parte do projeto e aprendam de forma leve e eficaz”, ressalta Cruz.

O curso também desperta nos alunos características como trabalho em equipe, autonomia, criatividade, coordenação motora, raciocínio lógico e socialização, além de trabalhar conceitos práticos de disciplinas como Matemática e Física. “O curso utiliza robôs baseados em situações do dia a dia para mostrar, de forma lúdica, como aprender pode ser um processo coletivo e prazeroso”, finaliza o executivo.

O programa é ministrado no formato de turmas de 12 alunos divididos em grupos de três, para que todos tenham chance de participar dos projetos de forma ativa, algo essencial no processo de aprendizagem.

 

Sobre a Ensina Mais Turma da Mônica

Franquia da MoveEdu, que atua há 13 anos no mercado de educação brasileiro, a Ensina Mais Turma da Mônica oferece cursos de português, matemática, inglês e informática para alunos do Ensino Fundamental I e II.

A rede surgiu em 2012 da necessidade de melhoria na educação de base das crianças e jovens brasileiros, que chegam hoje ao ensino médio com desempenho muito aquém do necessário para ingressar em uma boa universidade e trilhar, assim, uma carreira promissora.

Sua metodologia inovadora oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos e aulas totalmente interativas, dinâmicas e de alta qualidade, visando o desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança.

A Ensina Mais Turma da Mônica trouxe para o mercado de apoio escolar um grande diferencial, propondo um aprendizado até 50% maior por saber se comunicar na mesma linguagem desta nova geração. A rede conta atualmente com mais de 100 franqueados em todo o país.

www.ensinamais.com.br