Com entrada gratuita, evento idealizado e dirigido por Daniela Gracindo conta com mostras competitivas e mostras paralelas. Vencedores serão conhecidos neste domingo, no CCBB

 

Com o objetivo de apresentar e qualificar a produção audiovisual infantojuvenil do Brasil e do mundo, o Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC), criado e dirigido pela atriz e produtora Daniela Gracindo, realiza sua sétima edição no Rio de Janeiro, que termina neste domingo, com anúncio dos vencedores.  O evento oferece aos espectadores a oportunidade de conferir como as crianças e jovens entre 8 e 17 anos transformam em arte sua percepção sobre o mundo atual. Estão sendo realizadas oito mostras no total (quatro competitivas e quatro paralelas) com curtas-metragens de 1 a 10 minutos de duração de qualquer gênero: ficção, documentário, experimental e animação. O festival promovei sessões no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Centro), Instituto Cervantes (Botafogo), Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico e Arena Dicró, na Penha, com patrocínio do Banco do Brasil, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Escola Sá Pereira, Tecnisan e GPC Engenharia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

 

Ao todo, 78 curtas-metragens foram exibidos durante o festival. Para as mostras em competição, foram inscritos 180 filmes de temática livre, dos quais 35 foram selecionados. Com o objetivo de contemplar uma produção audiovisual diversificada, a curadoria selecionou obras de sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Espirito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e 13 países (Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Taiwan). “Este ano, percebemos uma série de trabalhos abordando, com olhar crítico, o uso da tecnologia, internet e redes sociais”, observa a diretora.

 

Esses filmes serão avaliados por um júri oficial composto por 20 crianças e jovens com idade entre 8 e 17 anos, que já tenham a experiência na realização de obras audiovisuais. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional. São quatro categorias no total, todas com dois vencedores cada (um selecionado pelo júri oficial e outro pelo júri popular): Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos); Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos); Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos); e Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos). Os prêmios para os vencedores incluem o Troféu Pequeno Cineasta e claquetes profissionais Kodak.

 

Criado em 2010, o FIPC promove um grande debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural. Em suas seis edições anteriores, o festival exibiu cerca de 500 filmes de 28 países, atingindo um público de cerca de sete mil pessoas. Todas as edições contam ainda com oficinas, debates e mesas redondas com a presença de renomados profissionais brasileiros e estrangeiros, possibilitando o intercâmbio de novos saberes e processos de realização.

Leia mais  Anime Friends | BOMBA! Dois dos maiores eventos de cultura pop japonesa deixam de ser administrados pela Yamato

 

“A cada ano percebo uma evolução no uso da linguagem cinematográfica e, consequentemente, na qualidade dos filmes inscritos”, avalia a diretora Daniela Gracindo. “Outro ponto importante é a participação contínua de instituições do ensino do cinema para juventude, bem como de produções independentes. Assim concluo, com grande satisfação, que o festival vem cumprindo o seu papel de trazer um estímulo importante sobre a apropriação da linguagem audiovisual desde a infância.

 

 

Mostras não competitivas

 

A programação do Festival Internacional Pequeno Cineasta inclui ainda outras quatro mostras fora da competição:

 

— “Mostra Oficina Pequeno Cineasta”: apresenta ao grande público os trabalhos realizados por alunos da oficina homônima que Daniela ministra desde 2010. Foi por conta do sucesso das aulas que a produtora resolveu criar o festival com o objetivo de não só criar um intercâmbio entre as culturas, mas como também de dar visibilidade aos projetos finais criados por seus alunos.

 

— “Mostra “Sustente Sua História”: composta por uma seleção de filmes que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente, criada em parceria com o Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio.

 

— “Mostra Especial Taller Telekids”: Todos os anos, o festival organiza uma mostra especial de filmes e uma videoconferência com um país convidado. Este ano, a participante é a Oficina de Cinema de Sevilha, Taller Telekids, que selecionou os melhores curtas realizados por seus alunos e pequenos cineastas da Espanha para esta mostra especial. Liderado por Jacqueline Sánchez Carrero e Enrique A. Martínez, este projeto foi iniciado há mais de 20 anos e nasceu com a vocação de apresentar às crianças o mundo do cinema e da televisão de uma perspectiva educacional, construtiva e crítica.

— “Mostra Projeto Cinema”: Pela primeira vez no festival, esta mostra tem o objetivo de destacar instituições que apresentam um trabalho consistente voltado ao ensino da linguagem audiovisual para crianças e jovens. Este ano, iremos conferir os melhores filmes realizados dentro do projeto “Curtas da Sá Pereira”, que tem o objetivo de aproximar os alunos da história do cinema e das etapas necessárias para a realização de uma produção autoral e autônoma.

 

 

 

Workshop de Animação Ambiental

 

Nesta oficina, serão desenvolvidas técnicas de animação experimental, através da utilização de diversos materiais naturais como: folhas, flores, sementes, grãos, e materiais recicláveis. A oficina possui um enfoque mais abstrato, onde os participantes poderão manipular livremente os materiais para a criação de suas animações, estimulando a criatividade, percepção, imaginação e a integração com a natureza.

A movimentação destes materiais será sequenciada através de registros fotográficos que, posteriormente, se transformarão em um curta-metragem de animação a ser exibido no encerramento do 7º Festival Internacional Pequeno Cineasta.

 

Ministrante: Alexandre Juruena é diretor-geral do Anim!Arte — Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil. Diretor e Animador do videoclipe “Súplica Cearense” da banda “O Rappa” (2009). Professor e coordenador de oficinas itinerantes de Animação do Festival Anim!Arte, realizadas em instituições de 10 estados brasileiros.

Leia mais  AOS TEUS OLHOS com Daniel de Oliveira tem première sábado no Fest Rio

Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Público Alvo: crianças e jovens entre 10 e 16 anos

Modalidade: presencial

Carga Horária: 3 horas

Número de vagas: 10

Datas e horários: 24 outubro, terça-feira das 14h às 17h.

(entrada franca mediante retirada de senha, 1 hora antes na recepção do Museu do Meio Ambiente)

 

 

 

Workshop para Educadores

 

Como guiar o aluno para realizar um curta? Este workshop irá abordar o amplo universo de técnicas e conteúdos que engloba o mundo da imagem e do som. Serão apresentados conteúdos teóricos e práticos fundamentais que oferecem ferramentas aos professores em face da alfabetização audiovisual.

 

Ministrantes:

Jacqueline Sánchez Carrero – Diretora do Taller Telekids com 20 anos de experiência. Doutora em comunicação e produtora audiovisual com experiência de 10 anos em trabalho de televisão.

Enrique A. Martínez – Codiretor do Taller Telekids. Diretor do Serviço Audiovisual da Universidade Internacional de Andaluzia e da UNIATV. Realizador e produtor de documentários.

Local: Instituto Cervantes

Público Alvo: educadores e interessados

Modalidade: presencial

Número de vagas: 10 alunos por turma por ordem de confirmação de inscrição

Abertura de Inscrições: 09/10 pelo email: naescola@pequenocineasta.com.br

Carga Horária: 3 horas

Datas e horários: 25 e 26 de outubro, quarta e quinta, das 17h às 20h.

 

 

Pequeno Cineasta na Escola

 

Criado ano passado, o projeto Pequeno Cineasta na Escola foi oferecido inicialmente para a Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, com intuito de ampliar a participação das crianças e jovens que tivessem alguma dificuldade de deslocamento até o local do evento. Este ano, o projeto se amplia e estará disponível para todas as instituições de ensino no Brasil. Para isso, foi criada uma plataforma virtual com todo material necessário e um tutorial com orientações para as escolas participantes. As inscrições serão abertas a partir do dia 18 de setembro. Mais informações em http://pequenocineasta.com.br/festival/pequeno-cineasta-na-escola.

 

 

Sobre Daniela Gracindo

 

Atriz e produtora, Daniela Gracindo é formada em cinema pela UNESA e se especializou como produtora executiva fazendo MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – RJ. Viveu na Austrália, onde concluiu o curso de “Film Making From Start to Finish”, na Worker’s Educational Association de Sidney.

Entre vários trabalhos que realizou, destacam-se o documentário de longa-metragem que produziu, em homenagem ao ator Paulo Gracindo, seu avô paterno, intitulado “Paulo Gracindo – O Bem-Amado” e o musical “Léo e Bia” de Oswaldo Montenegro, que levou para as telas de cinema. Em 2009, criou o projeto Pequeno Cineasta, pensado e desenvolvido com foco nas crianças e jovens de 8 a 17 anos, procurando estimulá-las a um futuro participativo revelando a experiência vivida por crianças do mundo inteiro de contar histórias através da linguagem audiovisual. O projeto compõe diversas ações, destacando-se a Oficina Pequeno Cineasta e o Festival Internacional Pequeno Cineasta. Em parceria com o Canal Brasil, lançou o Programa Pequeno Cineasta, dirigido por Walter Lima Jr.  Em 2016, foi convidada pela escola de cinema Station Next a levar dois pequenos cineastas brasileiros para fazer intercâmbio em um workshop internacional na Dinamarca. No mesmo ano, realizou a 6ª edição do FIPC e formou a 28ª turma da Oficina Pequeno Cineasta.

Leia mais  "VAZANTE", de Daniela Thomas, estreia 09/11

 

 

SERVIÇO FESTIVAL INTERNACIONAL PEQUENO CINEASTA: www.pequenocineasta.com.br

 

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – CCBB – RJ  

Cinema 1 (Mostras) e Cinema 2 (Oficinas)

De 12 a 29 de outubro – dias e horários detalhados a seguir.

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ – Tel. (21) 3808-2020

Capacidade Cinema 1: 100 lugares. Cinema 2: 50 lugares.

Classificação etária: Livre.

Entrada Franca.

 

Dia 27 de outubro de 2017 – Sexta-Feira

10:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança

11:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança

13:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem

14:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

 

Dia 28 de outubro de 2017 – Sábado

14:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva e com audiodescrição)

15:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva)

16:00 – Mostra Sustente Sua História (não competitiva)

17:00 – Mostra Especial Taller Telekids (não competitiva)

18:00 – Mostra Projeto Cinema (não competitiva)

 

Dia 29 de outubro de 2017 – Domingo

16:00 às 18:00 – Cerimônia de Encerramento

 

INSTITUTO CERVANTES (Auditório)

De 25 a 28 de outubro (de quarta a sábado). Horários detalhados abaixo

Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto 62 – Botafogo – RJ – Tel. (21) 3554-5913

Capacidade: 84 lugares.

Classificação etária: Livre.

Entrada Franca.

 

Dia 25 de outubro de 2017 – Quarta-Feira

14:00 às 16:30 – Mesa Redondinha – Vídeo Conferência com Jovens Cineastas da Espanha

17:00 às 20:00 – Workshop para educadores: Como guiar um aluno para realizar um curta-metragem

 

Dia 26 de outubro de 2017 – Quinta-Feira

15:00 às 16:00 – Mostra Especial Filmes Taller Telekids

17:00 às 20:00 – Workshop para educadores: Como guiar um aluno para realizar um curta-metragem

 

Dia 27 de outubro de 2017 – Sexta-Feira

10:00 – Mostra Especial Filmes Taller Telekids (não competitiva)

11:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança

13:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança

14:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem

15:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

 

Dia 28 de outubro de 2017 – Sábado

16:00 – Mostra Especial Taller Telekids (não competitiva)

 

MUSEU DO MEIO AMBIENTE DO JARDIM BOTÂNICO – RJ (Sala Multimídia)

Dia 19, às 10h e às 11h e dia 24, das 14h às 17h.

Endereço: Rua Jardim Botânico 1008 – Jardim Botânico – RJ – Tel. 21 3874-1808

Capacidade: 50 lugares.

Classificação etária: Livre.

Entrada Franca.

 

 

Dia 24 de outubro de 2017 – Terça-Feira

14:00 às 17:00 – Workshop de Animação Ambiental

Compartilhe:

Compre o livro na amazon: bit.ly/estradaparayellowrose

Adicione seu comentário VIA FACEBOOK

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *