Canal Brasil | Faixa ‘É Tudo Verdade’ apresenta documentário ‘HU’ na segunda, dia 30

Canal Brasil | Faixa ‘É Tudo Verdade’ apresenta documentário ‘HU’ na segunda, dia 30

28/10/2017 0 Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

ATRAÇÃO DO CANAL BRASIL NESTA SEGUNDA, ÀS 22H, DOCUMENTÁRIO “HU” INVESTIGA CONDIÇÕES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO FUNDÃO
Nesta segunda-feira, dia 30, a faixa “É Tudo Verdade”, às 22h, no Canal Brasil, apresenta o documentário “HU”. Ganhadora do Prêmio Aurora de Melhor Filme pelo júri jovem na Mostra de Cinema de Tiradentes de 2012, a produção investiga a condição do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, conhecido como HU do Fundão.
“HU” (2011) (77’)
Horário: Segunda-feira, dia 30, às 22h
Classificação: Livre
Inédito e exclusivo
Direção: Pedro Urano e Joana Traub Csekö
Sinopse: O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, mais conhecido como HU do Fundão, começou a ser projetado em 1951, durante o governo Getúlio Vargas. Com a promessa de oferecer dois mil leitos dispostos em 220 mil m², a construção da megaestrutura de concreto nunca foi finalizada por completo. Depois de anos de obras paralisadas, uma reavaliação do espaço decidiu pela inauguração parcial do local, no dia 1º de março de 1978. Após um abalo estrutural e interdição do edifício, um parecer técnico decidiu pela implosão da área sul do hospital, realizada no dia 19 de dezembro de 2010.

De um lado, um hospital universitário em pleno funcionamento. Do outro, ruínas e entulhos de uma obra abandonada. Opostos separados por uma porta lacrada. Filmado às vésperas da implosão da ala sul, batizada como “perna seca”, o longa busca mostrar a relação estabelecida entre a sociedade, o edifício e sua representação para a saúde e educação públicas brasileira. Através de entrevistas com médicos, alunos residentes, engenheiros, arquitetos e pacientes da unidade, o documentário apresenta uma metáfora de vida e morte de um projeto modernista deficitário que, sustentado por contradições, se perdeu no tempo.