Concerto Gratuito no Teatro São Pedro

Concerto Gratuito no Teatro São Pedro

15/12/2017 0 Por Alan Uemura

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Banda Sinfônica do Exército realiza concerto aberto e gratuito no Theatro São Pedro

Apresentação, sob regência do Maestro Gilson Souza, encerra a temporada de 2017 e marca o lançamento do primeiro CD da banda

Depois de se apresentar em diversas cidades do Brasil durante o ano, a Banda Sinfônica do Exército, patrimônio da FUNCEB (Fundação Cultural Exército Brasileiro), realizará, no próximo dia 19 de dezembro, às 20h, no Theatro São Pedro, em São Paulo, o último concerto de 2017, sob a regência do Maestro Gilson Souza. Para celebrar o final de uma temporada de sucesso, durante o espetáculo acontecerá o lançamento do primeiro CD da banda, com obras de compositores brasileiros. O evento, realizado com apoio do Ministério da Cultura e Programa Mecenas, é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Maestro Gilson Souza

Fundada em 2002, a Banda Sinfônica do Exército já se apresentou nas mais importantes salas de concertos do Brasil. Detentora de diversos prêmios, tais como o de “Melhor projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial de Cultura” (ambos concedidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA), a banda já recebeu importantes solistas nacionais e internacionais e tem como diretor artístico o maestro Eduardo Pereira. O CD foi gravado ao vivo, na Sala de Ensaio da Banda Sinfônica do Exército e tem composições como Vozes do Agreste (1996), Duque de Ferro (2016) e Centúrias “As Profecias de Nostradamus (2009).

Agenda:

Concerto da Banda Sinfônica do Exército no Theatro São Pedro e lançamento de CD

Data: 19/12/2017, terça-feira, às 20h

Local: Theatro São Pedro (Rua Doutor Albuquerque Lins, 207, Campos Elíseos)

Regente: Maestro Gilson Souza

Ingressos: Entrada franca, com retirada de ingressos no local 1h antes do concerto.

Sobre a FUNCEB

Embora dedicada à preservação da história do Exército Nacional, a FUNCEB (Fundação Cultural Exército Brasileiro) é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 2000, que possui personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Esse patrimônio inclui fortes, fortalezas, sítios históricos, bibliotecas, documentos, museus, monumentos, obras de arte e outros bens em um rico acervo cultural que ajuda a narrar a história da nação. Além da cultura, a FUNCEB também atua em outras áreas, como esportes, educação, preservação ambiental, comunicação e assistência social, proporcionando a oportunidade de se estabelecer diversas parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor, o que incentiva o inter-relacionamento entre diferentes segmentos da sociedade. Presidida por Marcos Arbaitman, a FUNCEB possui uma estrutura ágil, composta por vice-presidente, diretores e conselho de curadores e fiscal, com assessoramento de um conselho técnico-consultivo. Site oficial: http://www.funceb.org.br/.

Sobre o Maestro

Paulistano, o maestro Gilson Souza, subtenente mestre de música, iniciou seus estudos musicais com o maestro Miguel de Souza. Na USP realizou curso de estruturação, análise musical, harmonia e canto-coral com o professor e maestro Alberto Cunha e, aos 19 anos, incorporou nas fileiras do Exército, integrando-se a Banda de música do 2º Batalhão de Guardas, Banda de música do 2º Batalhão de Polícia do Exército e Banda Sinfônica do Exército. Em 2012 concluiu o curso de Mestre de Música na EsSLog (RJ) Exército Brasileiro e no ano seguinte foi convidado pelo maestro Benito Juarez para ser maestro assistente na Banda Sinfônica do Exército. Também em 2013 tornou-se maestro titular da Banda Sinfônica do Exército, cargo que ocupa até os dias atuais.