Crítica | Knightfall: A Guerra do Santo Graal, chega ao History!

Crítica | Knightfall: A Guerra do Santo Graal, chega ao History!

22/02/2018 0 Por Alan Uemura

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Sexta-feira 13 é uma data conhecida como sinônimo de má sorte. Isso tudo começou em 1307, exatamente em 13 de outubro, quando ocorreu o fatídico conflito envolvendo os Cavaleiros Templários que marcou para sempre essa data.

O caminho percorrido, as batalhas e as intrigas que levaram a esse acontecimento é o foco da nova série da History, Knightfall: A Guerra do Santo Graal, que foca em mostrar intimamente a irmandade até chegar ao citado conflito.

Em forma de dramatização, assim como foi feito na série Vikings, Knightfall começa com a Queda do Acre (A Cidade Antiga de Acre, um porto histórico rodeado por muralhas na Galileia, é povoada desde o período fenício), abrindo o episódio com um grupo de cavaleiros Templários escoltando o Santo Graal para fora da cidade. Porém, o navio que carrega o cálice é atingido, naufragando e levando junto o sagrado artefato e assim causando também a queda da instituição, que após se ver derrotada é expulsa da Terra Santa.

15 anos depois, na França, Cavaleiro Landry (Tom Cullen), vê a chance de liderar uma busca pelo Santo Graal, enquanto tenta estabelecer a ordem na cidade e lidar uma conspiração contra o povo judaico. O episódio apresenta também os demais integrantes da Ordem, além dos membros da realeza e personagens essenciais que terão um papel importante nessa conspiração. Porém, não explora a fundo nenhum deles nesse piloto, se focando em apresentar a trama e distribuindo igualmente a importância de cada personagem.

A condução da história serve para entregar o conteúdo histórico, com a adição da ficção para tornar os acontecimentos mais interessantes, criando uma dinâmica que evita que se torne cansativa. Entretanto, há sempre o risco de alguns acontecimentos desnecessários serem criados na vida pessoal dos personagens e podemos ver isso acontecendo em alguns momentos nesse episódio.
De qualquer maneira, Knightfall: A Guerra do Santo Graal agrada por tratar de um assunto pouco explorado na televisão e levar ao público, de uma forma mais informal, as interessantes informações dessa fatídica data. E não apenas da data, mas os mistérios do Graal, além dos fatos históricos em forma de ficção. Por envolver uma parte da história de lutas religiosas, podemos ver uma certa crítica e discriminação contra povos e culturas minoritários.
Knightfall: A Guerra do Santo Graal estréia nessa quinta, 22 de fevereiro, às 22:40, no History.