Posts Relacionados

Aprendi em minhas aulas de história que o fato nunca é bem lembrado quando se vivencia o momento. Em outras palavras, muitos detalhes pela sua complexidade não são expostos a população para serem encarados como histórico e assim só poderemos entende-los talvez apenas algumas décadas depois.
Foi assim na segunda guerra mundial, na guerra no Vietnam, na guerra das Malvinas (essa foi o assunto da minha aula) e agora o atualíssimo 11 de Setembro que até hoje não foi bem digerido pelos americanos.
O quanto complexo é o envolvimento desse país com a Al-Qaeda e a sua revolta com os ocidentais pecadores.
Para os americanos esse crime terrorista é tão presente e dolorido que daqui para frente dividirá na tela momentos de heroísmo e tristeza com o clássicos filmes sobre a segunda guerra.
Lembrando os clássicos filmes contra Hitler no cinema, podemos contar aos montes que nem é mais necessário para os fãs do gênero de cartilha para compreender o momento e as cenas,
De uma maneira mais branda o outro momento que rendeu bons filmes, A Guerra do Vietman seguiu o mesmo caminho, mas é claro, com um número um pouco menor de longa metragens.
Já o fadado 11 de Setembro ainda assombra a indústria e existem poucos filmes contando a sua história. Talvez seja pela cicatriz pouco cicatrizada, seja pela dor desse problema que ainda não teve um fim como nos anteriores.
E isso faz de nós telespectadores testemunhas de uma história complicada de entender até hoje, principalmente pelos segredos envolvidos e um pouco talvez pela complexidade de sua origem.

Digo isso pois sou uma das talvez milhares de pessoas que não entende muito bem a origem de tudo e muito menos consigo prever o seu fim.
Mas para os americanos esse ainda seja o momento de lamber as feridas e mostrar que mesmo em segredo heróis anônimos fizeram parte da história.
E é aí que entra o filme de Ted Tally e Peter Craig, baseado no livro “Horse Soldiers”, do escritor Doug Stanton. A trama conta a história da primeira equipe de Forças Especiais americanas enviadas para o Afeganistão logo após os ataques de 11 de setembro.
O objetivo era desmantelar um dos grupos terroristas.
Nada melhor que usar a experiência dos que levaram a cabo aquela tarefa. Dois desses homens, membros do Exército dos Estados Unidos, eram o capitão Mark Nutsch e seu comandante assistente Bob Pennington. Ou seja, personagens da vida real que no longa são interpretados por Chris Hemsworth e Michael Shannon.

 

“Foi uma honra para nós, 12 Heróis capturou o verdadeiro espírito da missão que realizamos naquele período crucial”, afirma Nutsch, e continua: “além disso, penso que significará muito para o povo afegão, pois mostra o serviço que prestaram naquele conflito”.
Por outro lado, Pennington comenta: “este filme retrata magnificamente como atua uma equipe no campo de batalha. Realmente mostra aquilo que passamos, como nos adaptamos às situações e superamos os desafios”.
Uma paisagem inóspita, com montanhas e desertos, obriga o grupo a percorrer o território utilizando tácticas da Primeira Guerra Mundial, cavalgando, evitando assim serem descobertos pelos inimigos, dividindo os méritos com o grupo Afegão da Aliança do Norte, comandado pelo general Dostum, que teve grande participação na vitória contra o Talibã..
O diretor não poupou esforços em mostrar o quanto heroico foi a escolha e o primeiro ato apesar de ligeiramente rápido em apresentar o protagonista, sua família e a motivação a aceitar a missão.

Já a segunda parte apesar de seguir o caminho clichê do gênero mostrou-se bastante inteligente em mostrar que na guerra existem mais perdedores que ganhadores, mas ainda pecando em deixar os “vilões” em alguns momentos caricatos demais e com cenas de violência extrema como no atual Dunkirk, apesar de estar longe de ser uma obra prima.
Mesmo assim vale pela experiência de assistir a um filme que não chega a ser um Império do Sol, Apocalípse Now ou O Resgate do Soldado Rian ou o meu preferido Agonia e Glória. Mas ainda vale pela diversão do final de semana.

O que é importante saber antes de assistir ao filme
A história é baseada em um grupo soldados que foram anonimamente cumprir a sua missão. Por causa do feito heroico na frente do local do World Trade Center foi construído uma estátua com um soldado a cavalo. Então se você for assistir vale pela curiosidade histórica e não unicamente pela obra ficcional.

O trailer, que apresenta os personagens de Chris Hemsworth, Michael Shannon e Michael Peña, Navid Negahban, Trevante Rhodes, Elsa Pataky, William Fichtner e Rob Riggle.

A seguir algumas curiosidades sobre o filme e seus personagens reais.

Foto original pertencente ao departamento de defesa

 

Foto do esquadrão original

 

Imagem do General General Abdul Rashid Dostum a esquerda, imagem superior é a real e de baixo uma cena do filme
Uma foto da montaria real e no filme
Mark e Chris lado a lado
Estátua que está presente no local onde se encontrava o World Trade Center

 

 

NO FILME: NA REALIDADE:
Chris Hemsworth as Captain Mitch Nelson
Chris Hemsworth
Nascido em : 11 de agosto de 1983
Local de nascimento :
Melbourne, Victoria, Australia
Mark D. Nutsch
Capt. Mark Nutsch
Nascido em : June 17, 1969Recebeu o nome de “Mitch Nelson” no filme
Michael Shannon as Chief Warrant Officer Hal Spencer
Michael Shannon
Nascido em : 7 de Agosto, 1974
Local de nascimento :
Lexington, Kentucky, USA
Bob Pennington
Chief Warrant Officer 2 Bob Pennington
Recebeu o nome de “Hal Spencer” no filme
William Fichtner as Colonel John F. Mulholland Jr.
William Fichtner
Nascido em : 27 de Novembro, 1956
Local de nascimento :
Long Island, New York, USA
John F. Mulholland Jr.
Col. John F. Mulholland Jr.
Nascido em : 1955
Local de nascimento : Clovis, New Mexico, USA
Rob Riggle as Colonel Max Bowers
Rob Riggle
Nascido em : 21 de Abril, 1970
Local de nascimento :
Louisville, Kentucky, USA
Colonel Max Bowers
Col. Max Bowers
Elsa Pataky as Mitch Nelson's Wife
Elsa Pataky
Nascido em : 18 de Julho, 1976
Local de nascimento :
Madrid, Spain
Amy Nutsch

Amy Nutsch
Foto de 2016

Navid Negahban as General Dostum
Navid Negahban
Nascido em : 2 de Junho, 1968
Local de nascimento :
Iran
General Abdul Rashid Dostum
General Abdul Rashid Dostum
Nascido em : 1954
Local de nascimento : Khwaja Du Koh, Afghanistan
Fotos reprodução: History Versus Hollywood

Adicione seu comentário VIA FACEBOOK

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *