Espaço 1338 recebe exposição inspirada na obra cinematográfica de Stanley Kubrick “2001 – Uma Odisséia no Espaço”

Espaço 1338 recebe exposição inspirada na obra cinematográfica de Stanley Kubrick “2001 – Uma Odisséia no Espaço”

23/03/2018 0 Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Espaço 1338 recebe exposição inspirada na obra cinematográfica de Stanley Kubrick “2001 – Uma Odisséia no Espaço” em comemoração aos 50 anos do filme

Aclamada pela crítica como uma das melhores obras de ficção científica de todos os tempos, o longa ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’, de Stanley Kubrick, é permeado por cenas icônicas que abordam a evolução humana, existencialismo, inteligência artificial e vida extraterrestre.  Inspirado neste universo, o artista e designer gráfico Fernando Adams criou uma série de 12 peças visuais, que retratam não só o conceito, mas trazem ainda o contexto de época que permeiam a obra. O resultado de anos de pesquisa sobre o filme, por parte do artista, pode ser conferido pelo público de 21 de março a 21 de abril no Espaço 1338, galeria localizada na Av. Doutor Arnaldo, 1338 no bairro do Sumaré, ao lado do metro Sumaré em São Paulo.

 

Pragmático, Adams mergulhou em todos os aspectos que permeiam a obra, dos recursos utilizados na época, passando por estilo de imagens e cores até a fotografia e linguagem dos pôsteres de cinema que mais se destacavam no final dos anos 60.

Essa representação se torna nítida no formato das peças concebidas pelo artista, baseado na proporção do monólito de 1:4:9. Há ainda uma ansiedade por trazer os limites gráficos de cores e impressão, constituído pelo desencaixe das cores no produto final, com fotografias em alto contraste de textura granulada e levemente desfocadas.

Além do contexto da luz, própria do artista, levada para o questionamento da obra, conseguindo, com êxito, retratar o medo e a admiração que temos acerca do desconhecido.

Durante o período da exposição, o espaço abrirá suas portas para realizar debates sobre como o filme influenciou a fotografia, arquitetura e a música:

QUINTA -29/03/2018

Debate com Fotografo -Juan Esteves

Discussão sobre – fotografia no cinema

QUINTA – 05/04/2018

Debate com a arquiteta Chris Silveira

2001 e a Arquitetura e Decoração Contemporânea

QUINTA – 12/04/2018

Worshop com Dj Ban
Discotecagem: De 2001 ao Presente
 
Sobre o artista –Fernando Tucunduva – Designer e artista gráfico e fotógrafo.
Seu trabalho está mais para a investigação da representação da luz para o universo gráfico e de como ela se comporta no plano fisico e estático como no papel impresso. Isso implica também na desconstrução da luz nas cores do espectro cromático e como elas se relacionam em intensidade e comprimentos de ondas.
Em seu trabalho também há uma preocupação de inspirar e emocionar a visão do espectador usando essa representação da luz e da alma das cores, fazendo valer ainda o contexto cientifico do tema, onde tudo vibra e são concebidos pelos contrastes de claro, escuro e intensidade.

Serviço: Exposição 2001 de Fernando Adams

Local: Espaço 1338 – Av. Dr. Arnaldo, 1338 – Sumaré, São Paulo ´

Data: de 21 de março à 21 de abril de 2018

Horário: de segunda a sexta das 13h às 17hs

Visitação gratuita agendada com antecedência pelo telefone: 11 5571 2428