Posts Relacionados

Estúdio Escola de Animação:
Aulas dos 60 jovens selecionados começam em 7 de maio
Curso gratuito oferece uma primeira experiência com atividade em expansão no país
Alunos aprendem várias técnicas e produzem filmes de animação autorais
Acompanhe a página: 
www.facebook.com/estudioescola/

No ano em que o Brasil será o país homenageado no célebre Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, o Estúdio Escola de Animação (EEA) realiza o seu sexto ano de atividades. Ao todo, 60 jovens entre 16 e 24 anos, moradores do Rio de Janeiro e do Grande Rio, se preparam para iniciar as aulas, em 7 de maio, no Liceu de Artes e Ofícios, Centro do Rio. Serão três turmas de nível 1 para os 45 alunos que foram selecionados e uma turma de nível 2 para os 15 alunos que se destacaram na edição de 2017. Quem quiser acompanhar a evolução da garotada, deve curtir a página: www.facebook.com/estudioescola

A iniciativa coleciona casos gratificantes de descoberta, engajamento e transformação pessoal. Falas como “logo no primeiro contato eu tive certeza absoluta do que eu queria fazer na minha vida” ou “quando comecei eu nem sabia abrir um programa direito e agora já estou animando cenas”, ou, ainda, “é incrível que um curso desse nível seja gratuito” são recorrentes entre os alunos, escolhidos em disputado processo seletivo.

Realizado desde 2012 pelo Copa Studio e pela Baluarte Cultura, o EEA foi pensado para oferecer uma primeira experiência na área aos jovens cariocas em busca vocacional. “Não estamos aqui para substituir cursos livres ou universitários de animação. Queremos somar, queremos compor”, se entusiasma Zé Brandão, diretor do Copa Studio e coordenador pedagógico do projeto. “É bonito ver como o mercado de animação vira uma opção real para a garotada depois que estuda com a gente”, destaca Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.

Em 2018, um importante marco: 19 ex-alunos do Estúdio Escola de Animação estão atuando profissionalmente no setor, em importantes estúdios de animação do país, como 2DLab, Birdo Studio e Combo Studio.

O Estúdio Escola de Animação é patrocinado pela Halliburton e pelo Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, MobiCare, Wilson Sons e Wilson Sons Ultratug Offshore, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. O projeto conta ainda com parceria institucional da Toon Boom Animation para fornecimento dos softwares de animação.

Veja as animações dos anos anteriores, com depoimentos dos alunos e trechos das aulas:

http://www.youtube.com/eescoladeanimacao
https://www.facebook.com/estudioescola

 

AULAS DE MAIO A OUTUBRO DE 2018

O curso reproduz o ambiente e o funcionamento de um estúdio profissional e abrange as diversas funções de uma produção, para além do desenho. Em aulas teóricas e práticas, entram no currículo itens como Roteiro, Edição, Storyboard, Animacão e Ilustração, abrindo um vasto leque de possibilidades de criação. Ao final do curso, em outubro, as turmas apresentarão os curtas de animação que produzirem em um evento aberto ao público.

As aulas serão realizadas entre maio e outubro, no Liceu de Artes e Ofícios, Centro do Rio. O curso é inteiramente gratuito, com transporte e lanche financiados pelo Estúdio Escola de Animação.

Desde a sua primeira edição, mais de 200 jovens aprenderam diferentes técnicas de animação, tanto digitais quanto analógicas. Ao todo, foram produzidos 19 curtas metragens de animação, totalizando 12 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi em 2013, 2014, 2015 e 2017) e  dois prêmios.

UM PROJETO QUE VALORIZA TALENTOS

A escola tradicional como ela (ainda) é não contempla todos os talentos. Se você não é craque em matemática ou sabe tudo de história, por exemplo, dificilmente será um dos destaques em sala de aula. O Estúdio Escola de Animação traz uma alternativa para alunos com dotes artísticos e também para os seus pais, que vêem os filhos como excluídos pelo ensino tradicional.

“O que o jovem mais quer é se expressar, e o desenho animado é uma excelente ferramenta para isso”, avalia Zé Brandão. “O curso abre essa porta. Eles se sentem valorizados e descobrem ali uma vocação”, afirma o produtor das séries Tromba Trem, Irmão do Jorel e Historietas Assombradas, exibidas no Cartoon Network. Sucessos como este e também O Menino e O Mundo, filme indicado ao Oscar, e as séries Peixonauta, Show da Luna, Sítio do Pica-pau Amarelo e Turma da Mônica, são exemplos do crescimento do setor no país.

A demanda por profissionais também vem aumentando gradualmente. “As animações fazem parte de uma indústria estratégica pelo mundo. Elas comunicam a nossa cultura, criam uma identificação universal, viajam facilmente pro exterior e empregam muitos profissionais. O Brasil começou a enxergar tudo isso recentemente”, completa Zé Brandão.

QUEM FAZ O ESTÚDIO ESCOLA DE ANIMAÇÃO

Baluarte Cultura | REALIZAÇÃO: Somos uma empresa especializada em consultoria e gestão cultural com mais de 80 projetos realizados no Brasil e exterior. Acreditamos que a cultura é um poderoso meio de transformação social e por isso buscamos um mundo com maior potência criativa. Nosso negócio é a Responsabilidade Cultural: Pensamos a cultura de forma estratégica para gerar impactos positivos para a sociedade e empresas.

Desde 2015 somos Empresa B Certificada e integramos o movimento global de empresas melhores para o mundo. O Sistema B (http://sistemab.org) certifica e empodera empresas que estão comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Nossa atuação está alinhada ao fortalecimento de 5 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas para combater os principais desafios econômicos, sociais e ambientais do planeta. São eles:

Copa Studio | REALIZAÇÃO: É uma empresa brasileira voltada para a criação e produção de conteúdos de animação. Com sede no Rio de Janeiro, o portfólio do Copa Studio inclui sete séries para TVs nacionais e internacionais, como Tromba Trem, Irmão do Jorel e Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), além de animações para publicidade, filmes institucionais, ilustrações e curtas metragens.

Secretaria Municipal de Cultura | PATROCÍNIO: Uma cultura plural, inclusiva e diversa. A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro destaca a importância da cultura como forma de gerar trabalho, renda e dignidade, principalmente de desenvolvimento humano. A cultura é um ponto de pacificação. Ela tem um papel transversal em toda sua ação. A cidade do Rio de Janeiro, capital do país por tantos anos, é, ainda hoje, reconhecida como a capital cultural do país, polo de criatividade no cinema, no teatro, na dança, na música, na literatura, rica em equipamentos culturais de qualidade e importância, como museus, bibliotecas, casas de espetáculo, e, paralelamente a todos esses valores, também nas ruas, em cada esquina, em cada praia, em cada beco, em cada viela esta mesma criatividade se manifesta e inspira nosso trabalho todos os dias.

Toon Boom | Parceria Institucional: Hoje o país tem acesso aos melhores softwares de animação do mundo e com os alunos do Estúdio Escola de Animação não é diferente: o projeto é a primeira iniciativa do tipo a ter uma parceria no Brasil com a Toon Boom, líder mundial neste mercado, que desde 2016 fornece gratuitamente a licença do programa para utilização nas aulas – o mesmo usado pelos maiores estúdios de animação do mundo. “A Toon Boom Animation está muito feliz com esta parceria pois o Estúdio Escola de Animação apresenta aos jovens uma perspectiva real de trabalhar com arte, e representa uma grande oportunidade para a próxima geração de animadores brasileiros”, afirma a gerente de Marketing e Comunicação, Desideria Mastriaco.

Adicione seu comentário VIA FACEBOOK

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *