Dicas de livros | As Aventuras de Poliana: conheça o livro que inspirou a nova novela do SBT

07/06/2018 Off Por Surya
Spread the love

[widget id=”yuzo_widget-4″]

As Aventuras de Poliana: conheça o livro que inspirou a nova novela do SBT

Estreou no SBT a novela As Aventuras de Poliana. A trama, escrita por Iris Abravanel, conta com um elenco renomado do público noveleiro, como Larissa Manoela, João Guilherme, Flávia Pavanelli, Milena Toscano e Dalton Vigh.

Mas o que poucos sabem é que a novela é baseada nas histórias de Eleanor Porter, autora de Pollyanna (1913) e Pollyanna Moça (1915), que no Brasil ganharam novas edições publicadas pelo selo Via Leitura da Edipro.

Na coletiva de lançamento de As Aventuras de Poliana, Iris Abravanel comentou um pouco sobre sua história com as obras de Eleanor “Foi o meu livro de cabeceira. Eu li esse livro quando eu tinha 12 anos, e ele ficou tão enraizado em mim e é tão profundo que eu sempre tive essa vontade de passar para as pessoas a profundidade do jogo do contente”.

Apesar da novela não ser uma adaptação fiel dos romance de Eleanor, já que são feitas diversas contextualizações para um período mais atual, Iris Abravanel manteve a essência positivista da protagonista, que sempre vê o lado bom das coisas, aplicando o “jogo do contente”, que consiste em tirar algo bom de tudo, seja para seu próprio bem ou para o de outras pessoas.

Preço: R$ 35,90 – ISBN: 9788567097084 – Tradução: Marina Petroff Garcia – Tamanho:21×14 cm – Número de páginas: 192

Pollyanna, órfã de pai e mãe, vai morar com sua tia Polly, uma mulher triste e rancorosa. Mas a menina se torna um exemplo a ser seguido na pequena cidade. Apesar de todas as dificuldades, Pollyanna segue sua vida aplicando o “jogo do contente” e o ensinando a todos da cidade. Uma linda história de amor e de superação. Uma forma de manter o otimismo e esperar somente coisas boas, vibrações positivas, ondas de felicidade e, principalmente, uma maneira de aprender a sempre ter esperança. Um “não” definitivo ao pessimismo. Com linguagem fácil e história envolvente, é um clássico da literatura universal e foi traduzido para quase todas as línguas, virou filme e foi encenado em várias partes do mundo, inclusive na Broadway; enfim, é uma obra consagrada, uma lição de vida, de amor, de amizade e de transformação. É um daqueles livros que todos deveriam ler, não importa a idade. Texto integral, com nova tradução, fiel à linguagem original, apresentado em cuidadosa edição: moderna e colorida.

Preço: R$ 37,90 – ISBN: 9788567097350 – Tradução: Marina Petroff Garcia – Tamanho:21×14 cm – Número de páginas: 256

Continuação do grande sucesso Pollyanna, também de autoria de Eleanor H. Porter, Pollyanna moça traz de volta a protagonista, que irá outra vez transformar a vida daqueles ao seu redor por meio de uma atitude positiva e do já famoso “jogo do contente”. Publicado originalmente em 1915, dois anos após o lançamento de Pollyanna, o romance tornou-se também um clássico da literatura norte-americana. Nesta sequência, a fama de Pollyanna já ultrapassa a pequena Beldingsville, e a garota é enviada a Boston para ajudar uma rica viúva a superar a tristeza causada pela perda de um filho e pela vida solitária. A encantadora aventura de Pollyanna na cidade grande trará ainda gratas surpresas à menina, como o despertar da paixão e a percepção da passagem para a vida adulta.