Peça “Cordel Fabuloso” retorna a São Paulo na temporada de férias do teatro Viradalata

Peça “Cordel Fabuloso” retorna a São Paulo na temporada de férias do teatro Viradalata

28/06/2018 Off Por Surya
Spread the love

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Espetáculo traz fábulas de Esopo em estrutura de cordel, unindo a reflexão à cultura nordestina com muita diversão

“Cordel Fabuloso” retorna a São Paulo, dessa vez, no Teatro Viradalata com apresentações nos dias 07, 14, 21 e 28 de julho às 16h. A peça teatral infantil é conhecida por trabalhar concentração e desenvolvimento do senso crítico das crianças. Um clássico em linguagem de cordel, que diverte os pequenos e aguça a imaginação.

A peça tem como mote as fábulas de Esopo e se utiliza de uma simbologia toda particular para apresentar ao público inesquecíveis ensinamentos morais, com muita diversão. A peça tem início com a história de Cora e Nina, duas garotas que precisam transportar um baú repleto de contos. No decorrer do caminho, percebem que já não suportam tamanho peso e decidem dividir algumas das fábulas com a platéia, a fim de facilitar o transporte da bagagem. Essa proposta oferece ao espectador uma apresentação lúdica e mágica, onde cada história é uma surpresa, que encanta e leva à reflexão ao mesmo tempo.

A montagem, feita em estrutura de cordel, traz características típicas como cores e rimas, aliadas à identidade do Grupo Careta, que é a irreverência e a comédia, além de um belíssimo cenário, figurinos coloridos, a atuação brilhante de cada artista e a habilidade de inserir o público em um mundo de fantasia.

As fábulas de Esopo remetem aos conceitos morais e propõe a reflexão diante de dilemas comuns ao cotidiano. Aliar esse conceito à tradição do cordel é aproximar as culturas, estimulando nas crianças a percepção e o diálogo com um povo que representou a base da cultura no ocidente.

As expressões e musicalidade típicas do Cordel oferecem um estímulo para a apreciação da poesia e da música, bem como da literatura que mais representa a cultura nordestina.

No palco, o público se depara com animais que falam e cometem erros e acertos, o que deixa em evidência o aprendizado sobre a escolha entre o bem e o mal. O cenário e o figurino coloridos e cheios de vida contribuem para manter a atenção dos pequenos.

O espetáculo fica em cartaz no Teatro Viradalata até o dia 28 de julho, em sua curta temporada de férias.

 

Sobre o Grupo Careta

O grupo foi formado em 2014 com o encontro de artistas experientes e oriundos de vários segmentos do teatro e com larga experiência nos palcos. Com a vontade de montar um espetáculo inspirado na cultura brasileira, mas com a segurança de uma obra clássica, Octávio da Matta apresentou “Hamelete”. Em 2016, o Grupo Careta novamente apostou no clássico reflexivo das Fábulas de Esopo, unido a um dos formatos que melhor representa a cultura nacional: o cordel, e criou o infantil “Cordel Fabuloso”.

A peça “Hamelete – O Cordel” conquistou o troféu Arlequim em quatro categorias do Festival de Teatro da Cidade de São Paulo em 2014: figurino, produção, ator coadjuvante e  melhor espetáculo.  No Festival Nacional de Teatro de Varginha/MG 2015 venceu em 7 categorias: cenário, maquiagem, figurino, atriz coadjuvante, ator  coadjuvante, direção, melhor espetáculo; No Festival Nacional de Teatro de Pingamonhangaba/SP, por voto popular, ficou em 3° lugar como melhor espetáculo e Alberto Vizoso recebeu o troféu de melhor ator. No Festival Proscênio de Indaiatuba 2015 recebeu os troféus das categorias: direção, sonoplastia e ator coadjuvante.

Com pouco tempo de história, o grupo foi destaque nas principais mídias de São Paulo: dica cultural sobre montagens diferentes de Hamlet no Jornal Bom Dia São Paulo, da TV Globo, e Programa Metrópolis, da TV Cultura; Peças recomendadaspelo Guia Divirta-se, do Estadão, destaqueno Guia da Folha no evento das Satyrianas 2015, TV Minuto (Metrô de São Paulo), Jornal Diário de S. Paulo, entre outros.

 

Ficha Técnica:

Autor: Octávio da Matta
Direção: Lívia Simardi
Elenco: Alberto Vizoso, Lívia Simardi, Luizinho Beltrame, Marcelo Jacob, Patrícia Palhares e Yves Carrasco
Light Designer: Marcelo Jacob
Técnico de Luz: Âmer Menegassi
Figurinos: Milton Fucci
Cenário: Milton Fucci e Lívia Simardi
Adereços: Milton Fucci
Costureiras: Benê Calistro, Regina Célia de M. Beltrame, Cidinha Calistro, Célia Calistro
Cenotécnico: João Pereira da Silva
Coordenadora de Produção e Programação Visual: Tamiris Ferreira
Assistente de Produção: Luizinho Beltrame
Assessoria de Imprensa: AP2

 

Serviço

Cordel Fabuloso
Quando: 07, 14, 21 e 28 de julho – Sábados, às 16h
Onde: Teatro Viradalata
Rua Apinajés, 1387 – Sumaré, São Paulo
Capacidade: 193 pessoas
Ingressos: R$ 40 inteira/ R$ 20 meia

Funcionamento da bilheteria:

ter a sex – das 19h até 22h

sábados – das 14h até 22h

domingos – das 14h até 20h

Telefone: (11) 3868-2535