Minissérie ‘Years and Years’ estreia nesta sexta no canal HBO

Minissérie ‘Years and Years’ estreia nesta sexta no canal HBO

27/06/2019 Off Por Surya Bueno
Spread the love

MINISSÉRIE ‘YEARS AND YEARS’ ESTREIA NESTA SEXTA NO CANAL HBO

São Paulo, 27 de junho de 2019 – A nova minissérie dramática YEARS AND YEARS, coproduzida pelaHBO em parceria com a RED Production Company, BBC One e CANAL +, estreia em 28 de junho, às 22h, na HBO. A produção se passa na Grã-Bretanha e acompanha uma família britânica típica de Manchester, os Lyons, a partir de acontecimentos que os unem, em uma noite de 2019.

Protagonizada por Emma Thompson no papel de Vivienne Rook, uma polêmica celebridade que se transforma em figura política, YEARS AND YEARS mostra como os Lyons enfrentam as esperanças e os medos de um futuro desconhecido. Suas experiências ao longo de 15 anos são marcadas por avanços políticos, econômicos e tecnológicos.

A série é composta por seis episódios e tem criação, roteiro e produção executiva de Russell T. Davies (“A Very English Scandal”, “Queer as Folk”). Os produtores executivos são Nicola Shindler e Michaela Fereday, pela RED Production Company, e Lucy Richer, pela BBC. Karen Lewis é a produtora e Simon Cellan Jones é o diretor e produtor executivo. O elenco conta também com Rory Kinnear (“O Jogo da Imitação”), T’Nia Miller (“Obediência”), Russell Tovey (“Looking”, da HBO), Jessica Hynes (“Paddington 2”), Ruth Madeley (“Cold Feet”) e Anne Reid (“Last Tango in Halifax”).

Autor e elenco falam sobre a série:

O autor, roteirista e produtor executivo Russel T. Davies diz que o conceito de YEARS AND YEARS estava em sua mente havia mais de uma década: “nos últimos anos, o próprio mundo parece estar fervendo mais rápido, mais quente e mais selvagem do que nunca. A época atual parece febril. Somos ao mesmo tempo mais políticos ou mais descrentes da política do que nunca”.

Davies conta que a série é essencialmente um drama familiar. “Acredito que as pessoas sentirão empatia pelos personagens. Queremos vê-los se apaixonando e se desapaixonando, ver pais e filhos sobrevivendo adversidades e amizades ao longo de décadas. Podemos falar sobre política em YEARS AND YEARS, mas são as pessoas que farão o público ver a série”.

O autor não tenta prever o futuro com esta minissérie, mas aposta na inovação tecnológica. “A minha tecnologia preferida já existe e é o WhatsApp, especialmente os grupos. Esta plataforma está transformando a família diante dos nossos olhos. A tecnologia nos aproximou e a família Lyons mostra isso. Eles são um grupo extraordinariamente unido, que se fala o tempo todo.”

Sobre o significado do carismático personagem de Emma Thompson, Vivienne Rook, Davies diz que “a série mostra a vida da família Lyons em meio a grandes mudanças na política e na natureza da Grã-Bretanha”. Ele acrescenta: “Espero que as pessoas fiquem fascinadas com a Vivienne Rook. Ela é rebelde, perigosa e imprevisível. Além disso, é muito inteligente, muito mais do que aparenta quando aparece pela primeira vez”.

Emma Thompson

Emma Thompson conta que ficou impressionada com o roteiro de Russell T. Davies e com o próprio Davies: “Eu o conheci quando estávamos em Londres conversando sobre fazer a série e adorei. É um cara incrível e um escritor extraordinário. O texto dele está no nível do George Orwell. É fantástico como ele imaginou o futuro da nossa relação com a inteligência artificial. O trabalho dele em YEARS AND YEARStem tantas nuances quanto os melhores textos de ficção científica”.

Sobre sua personagem, a atriz diz: “Interpreto uma política independente que diz o que pensa e se torna incrivelmente popular devido a essa franqueza. O texto do Russell a tornou viva e verossímil. No início, muitos membros da família Lyons acreditam que ela é genial. Veem decência e humanidade nela, mas na verdade o que há é desejo de poder. Claramente ela não tem nenhum caráter. É assustador”.

Thompson acrescenta que “o que é inteligente sobre a Vivienne, em termos da criação do Russell desse personagem, é que ela se apresenta como uma mulher prática, comum e trabalhadora que só quer o melhor para todos e adora as pessoas comuns e os problemas comuns. Obviamente ela não é assim. Ela é uma coisa muito mais sinistra, é uma pessoa que quer poder”.

Anne Reid

No papel da matriarca Muriel Lyons, a atriz descreve sua personagem como “a cola que mantém a família unida. Ela é idosa. Ao longo de 15 anos vou dos 88 aos 103 anos. Ela é uma mulher forte do Norte, implacável. Muriel é uma batalhadora e é um privilégio interpretá-la”.

Sobre os sentimentos que YEARS AND YEARS provocará no público, Anne Reid diz: “Eu acho que um pouco de ansiedade quanto ao que acontecerá no futuro, mas é uma história que permanecerá em suas mentes. As relações conquistarão o público, porque é uma história encantadora”.

Rory Kinnear

Interpretando Stephen Lyons, o ator diz que “a descrição que Russell faz dos tempos que virão, e não estão muito longe, parece muito real. Não tem a ver com carros voadores. É um futuro muito tangível. Uma saga familiar contra a política global e nacional parece completamente plausível, mas é fictícia”.

Segundo Kinnear, “Stephen e toda a família passam por muitas reviravoltas. A maneira como o Stephen se comporta, a maneira como ele reage à pressão, às perdas e às mudanças revela muito sobre ele e sobre como as pessoas podem tomar decisões erradas em épocas de pressão. Mas, apesar das suas decisões erradas, é possível continuar entendendo o comportamento dele e sentir empatia pela situação”.

Russel Tovey

O ator que interpreta o irmão de Stephen, Daniel, considera o mundo criado por Russell T. Davies apavorante, mas realista. Segundo ele, “não parece muito longe de onde estamos agora. A nossa geração teve uma época de sorte em que nada nos afetou demais, mas no mundo que o Russell escreveu tudo deu errado. O mundo muda à nossa volta diariamente”.

Quanto à reação do público à família Lyons, Tovey diz: “Espero que as pessoas projetem suas dinâmicas familiares neles e se preocupem. Você está vendo um drama doméstico sobre uma família e na verdade é o que está acontecendo no mundo. Esperamos que o público se conecte com todos eles e queira estar com eles”.

Jessica Hynes

No papel da irmã Edith Lyons, a atriz acha que o público se surpreenderá com as reviravoltas. “Muita coisa da trama não é convencional. A série revela a incrível imaginação do Russell. Você nunca sabe o que os personagens vão fazer”.

Sobre como o público vai reagir a YEARS AND YEARS, a atriz diz: “Espero que as pessoas gostem e se entusiasmem. O amor traz esperança. Tudo que se concentra no amor que sentimos uns pelos outros nos aproxima mais. Isso sempre traz esperança e eu acho que esta série procura fazer isso”.

Ruth Madeley

A atriz, que interpreta a irmã Rosie Lyons, diz que fazer as cenas familiares “foi muito natural, e quando eu não estava filmando sentia saudade de todo mundo. Filmar aquelas cenas foi como estar em uma mesa da sua própria casa com a sua família, comendo, rindo, bebendo e aproveitando o tempo juntos”.

Ela acredita que YEARS AND YEARS “dará esperança às pessoas de que, mesmo que o mundo fique muito ruim, continuaremos tendo uns aos outros”. E acrescenta: “Embora existam partes incrivelmente difíceis na história, há muito humor, amor e consolo”.

T’Nia Miller

Interpretando a mulher de Stephen Lyons, Celeste Bisme-Lyons, a atriz elogia o texto de Russell T. Davies: “Quando eu estava lendo o roteiro houve momentos em que eu tinha que parar para respirar, porque o texto é muito forte. Esses personagens vão conquistar as pessoas”.

Sobre como o público reagirá a YEARS AND YEARS, a atriz diz: “Com esperança. Porque nos mostra para onde estamos indo e quanto nos afastamos dos nossos vizinhos e da nossa comunidade. Se pudéssemos dar um passo para trás e pensar: ‘Se tivéssemos uma visão 360 graus, ao invés dessa visão túnel, teríamos tempo para mudar as coisas. Por isso eu falo em esperança”.