Cena revela como ‘Tsé’ escapou de trem que seguia para campo de extermínio

Cena revela como ‘Tsé’ escapou de trem que seguia para campo de extermínio

04/09/2019 Off Por Surya Bueno

DOCUMENTÁRIO DE FÁBIO KOW, QUE LEVA O NOME DA AVÓ E CONTA SUA HISTÓRIA, ESTREIA EM 12 DE SETEMBRO COM DISTRIBUIÇÃO DA PAGU PICTURES

 

Em cena do filme ‘Tsé’, de Fábio Kow – sobre sua avó, a polonesa judia Tsecha Szpiegel –, ela conta como escapou do trem que a levava para o campo de extermínio de Sobibor, na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial: foi empurrada por sua própria mãe pelo vitrô do vagão de carga. Para assistir ao vídeo.

 

Um dos vencedores da última edição do Doc Without Borders Film Festival, “Tsé” apresenta a história dessa mulher, que conseguiu chegar ao Brasil e formar sua família ao lado do marido, também refugiado.  O filme conta com depoimentos, imagens reais da guerra, vídeos de arquivo de festas e encontros familiares, além de ilustrações. A estreia nos cinemas está marcada para 12 de setembro, com distribuição da Pagu Pictures.

Sinopse

Quando tinha 14 anos, a judia polonesa Tsecha Szpigel, Tsé, foi atirada pela janela de um trem em movimento pela própria mãe, para salvá-la. O trem estava a caminho do campo de extermínio nazista de Sobibor. Tsé precisou se reinventar para sobreviver. Anos mais tarde, veio para o Brasil. O documentário relata a sua saga através de depoimentos da própria Tsé, de seus descendentes e sob olhar de seu neto, Fábio Kow, diretor do filme. A história trata de questões universais, como a intolerância, o amor à vida e a constante reinvenção.

 

Ficha técnica:

Roteiro e Direção: Fábio Kow

Montagem: Eduardo Resing e Valeria Hidalgo

Supervisão de Montagem: Yuri Amaral

Trilha Sonora: Daniel Szafran

Ilustrações: Leandro Spett

Produção: Fábio Kow e Patrick Siaretta

Leia mais  Anime Friends recebe youtubers nacionais e internacionais no Campo de Marte
Compartilhe: