Santos Comic Expo 2019 divulga programação completa

Santos Comic Expo 2019 divulga programação completa

30/09/2019 Off Por Surya Bueno

A Santos Comic Expo, convenção de quadrinhos pioneira no litoral paulista, duas vezes indicada ao Prêmio HQ Mix (o \”Oscar\” das HQs no Brasil) de melhor evento, chega à sua sexta edição em 5 e 6 de outubro, maior e melhor, com mais atrações que as edições anteriores e ocupando todo o complexo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. No sábado, 5, será das 11h às 20h e, no domingo, 6, de 11h às 19h. A entrada é gratuita.

Com o objetivo de promover a difusão das histórias em quadrinhos, a cultura geek, o intercâmbio cultural entre artistas da Baixada Santista e nomes de outros estados, o turismo, a formação de público e o acesso à cultura, o projeto espera receber cerca de 12 mil pessoas e mais de 150 profissionais da área nesta edição.

O evento integra o calendário oficial santista pela Lei Nº 3.275, de 27 de junho de 2016. E, desde seu surgimento, contribui para a divulgação da arte e exposição dos grandes nomes da área que surgiram na região. Atrai adultos e crianças: é um ambiente familiar. Portanto, “a Santos Comic Expo têm como finalidade o enriquecimento cultural através da leitura, a projeção dos artistas locais e a confraternização entre leitores de todas as idades, e profissionais do ramo”, ressalta Renatinho Santos, um dos Guerreiros, grupo de dez amigos que foram unidos pela paixão às histórias em quadrinhos e decidiram proporcionar ao público do litoral, a mesma experiência vivida em convenções de HQs ocorridas nas capitais. .

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO:

Programação completa da Santos Comic Expo 2019!

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 05/10/2019

11h – ABERTURA DO EVENTO

12h – LOCAL MISS – PAINEL TURMA DO ARREPIO:

Uma família de personagens com temática mundial, baseada na onda da “espantomania” que até hoje não se esgotou.

Os netos dos grandes monstros do cinema, garotos com poderes especiais, mas também com problemas igualmente especiais, baseada numa interessante plataforma de marketing e direcionamento psicopedagógico, cuidadoso e sem violência, essa turminha fez enorme sucesso tanto nos quadrinhos como na TV.

Conheça o pai dessa turminha e de tantos outros personagens que fizeram sucesso nos anos 80 e 90 como: Os Trapalhões em Quadrinhos (versão crianças), Sérgio Mallandro em Quadrinhos e muitos outros, através de um bate-papo descontraído.

Com Cesar Sandoval – Mediação: Henrique Esmeraldo

13h – LOCAL BRÁS CUBAS – Apresentação de Luta Medieval

14h – LOCAL MISS – SOMBRA & COR:

Muita gente, ao longo dos anos enquanto leitores de quadrinhos, leva um certo tempo para entender a função de um arte-finalista e a importância de um colorista. Quem são esses profissionais, porquê não podemos ter bons quadrinhos sem eles e o que é preciso para sê-los?

Com Mary Cagnin, Denis Dym e José Wilson Magalhães – Mediação: André Prata

15h – LOCAL BRÁS CUBAS – GRAPHIC MSP – O tiro certeiro no oceano do social:

Sucesso absoluto de público, com obras sendo transpostas para diversas mídias, a série de graphic novels da linha Graphic MSP tem abordado diversos gêneros narrativos: ficção científica, histórias clássicas de super-herói, terror, aventura e muitos outros.

No entanto, enquanto o gênero muda, as relações humanas e sociais, que sempre fizeram parte em temas universais, vem ficando cada vez mais evidentes. Alvo de críticas pela temática e quase impecáveis em sua execução, as mais recentes obras abordam a necessidade da empatia e consciência da em nossa sociedade.

Neste painel falaremos de quadrinhos e do que a leitura de quadrinhos deve abordar: a necessidade de um mundo melhor e a coragem de enfrentar o que causa atraso no mundo real e em nós.

Com Fefê Torquato, Rafael Calça e Jefferson Costa – Mediação: Alexandre Martuscelli

16h – LOCAL MISS – O ENCANTADOR DE LEITORES:

Tudo começa com uma boa idéia para uma boa história. Hoje em dia, os quadrinhos servem como matéria-prima para diversas outras artes consagradas, como o CINEMA. Devido a isso, o mercado encontra cada vez mais opções para leitura e pessoas querendo escrever suas histórias em quadrinhos. Mas, no meio de tanta coisa sendo feita, como contar uma história que seja realmente relevante hoje em dia e se destaque em meio a tantas?

Com Wagner Willian, Larissa Palmieri e Sam Hart – Mediação: Laluña Machado

17h – LOCAL BRÁS CUBAS – CONCURSO MAGIC STAR DE COSPLAY

Um dos momentos mais aguardados da Santos Comic Expo sem dúvida nenhuma é o concurso cosplay!

E nessa edição temos a curadoria da DyChan (Santos) e Diego Gonçalves (São Paulo) e o júri formado pela Kahsan Oni (São Paulo) ; Michii (Santos) e Larissa Anjos (São Paulo).

20h – TÉRMINO DO EVENTO

DOMINGO – 06/10/2019

11h – ABERTURA DO EVENTO

Entre o fanzine e produtos com acabamento de luxo, os criadores continuam surgindo e batalhando para refinar e publicar seus trabalhos. É possível realmente atingir um equilíbrio entre esse mercado e essas produções que se equipare ao das grandes editoras, com seus personagens já estabelecidos? Um panorama e uma reflexão necessários ao cenário de criação de quadrinhos no Brasil.

Com Germana Viana, Guilherme Infante e Mario Cau – Mediação: Rodrigo Piovezan

13h – LOCAL BRÁS CUBAS – PAINEL SATO COMPANY

Fundada como distribuidora de filmes para homevideo, a Sato Company acompanhou a evolução do mercado e expandiu sua atuação para as áreas de licenciamento de produtos, shows, cinema, televisão, filmes sob demanda , além de também produzir conteúdo (filmes, séries, etc) e criar novos formatos de negócios.

Como distribuidora, é pioneira e referência em animes, live actions e produções japonesas como National Kid, Ultraman, Jiraiya, Cybercop, entre muitos outros tokusatsus marcantes.

Nesse painel, o presidente da empresa conta tudo sobre os últimos lançamentos da empresa e também novidades sobre o tão aguardando filme do Fantástico Jaspion – Imperdível!

Com Nelson Sato – Mediação: Henrique Esmeraldo + Fabio Gomes Ribeiro

14h – LOCAL MISS – PAINEL JBC + MANGÁ DO FANTASTICO JASPION

Estreitar a distância entre Brasil e Japão e difundir a cultura japonesa entre os brasileiros. Essa é a missão da Editora JBC desde que foi fundada e nesse painel falaremos sobre novidades da principal editora de mangás para os próximos meses e também sobre o aguardado mangá do Fantástico Jaspion previsto para ser lançado em Dezembro.

Com: Marcelo Del Greco, Fabio Yabu e Michel Borges – Mediação: Alexandre Martuscelli

15h – LOCAL BRÁS CUBAS – PAINEL 80 ANOS DO BATMAN

Com os 80 anos do Homem-morcego completados nesse ano de 2019, proliferam homenagens em eventos pelo Brasil afora e a SCE não poderia ficar de fora, afinal o Batman é um dos maiores ícones dos quadrinhos de todos os tempos e para isso convidamos o dublador que foi a voz do personagem na aclamada série animada dos anos 90: Batman – The Animated Series, além da nossa conversa sobre o Batman, o painel também tentará percorrer por outros trabalhos profissionais do nosso convidado, afinal ele também foi a voz do Sr Incrível no primeiro filme dos Incríveis da Disney/Pixar, foi a voz do Spock da série Jornada nas Estrelas, de James Bond em vários filmes da franquia e de dezenas de outros personagens marcantes ao longo de sua carreira.

Com Márcio Seixas – Mediação: André Azenha e Cláudio Roberto Basílio

16h – LOCAL MISS – OS TRAPALHÕES NOS QUADRINHOS:

Desde os anos setenta graças as telas da Televisão e do Cinema os TRAPALHÕES levaram alegria e bom humor para todo o nosso país. Mas as suas aparições não se restringiram apenas aos filmes e a um programa televisivo dominical: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias se tornaram personagens de alguns dos melhores quadrinhos nacionais de todos os tempos e aqui discutiremos as maluquices do quarteto mais amado do Brasil nos gibis!

Com Arthur Garcia, César Sandoval, Rogério Soud, Cidão, Bira Dantas, Eduardo Vetillo e Alexandre Silva – Mediação Henrique Esmeraldo e Fabio Ribeiro

17h – LOCAL BRÁS CUBAS – CONCURSO MAGIC STAR SANTOS DE COSPLAY

Um dos momentos mais aguardados da Santos Comic Expo sem dúvida nenhuma é o concurso cosplay!

E nessa edição temos a curadoria da DyChan (Santos) e Diego Gonçalves (São Paulo) e o júri formado pela Kahsan Oni (São Paulo) ; Michii (Santos) e Larissa Anjos (São Paulo).

19h – TÉRMINO DO EVENTO

Economia criativa

Estão confirmadas 28 lojas e um dos maiores Artist’s Alley do Brasil, com cerca de 60 profissionais entre quadrinistas, desenhistas e escritores, destacando Felipe Folgosi, Fabio Coala, Sam Hart, Germana Viana, Jun Sugiyana, Ju Loyola, Guilherme Infante, PriWi, Mario Cau e Marcatti.

Escolas e estúdios de arte como Mundo Mágico, Scrowpture, Robô Guerreiro, Capsule Eletronic Studios, Mosh Escola de Arte, Mangarts Comic Studio e RC Studio apresentarão seus trabalhos.

Exposições

O público ainda poderá conferir três exposições espalhadas pelo centro cultural: Os Trapalhões em Quadrinhos (MISS), Exposição Jaspion + Jiraiya (Foyer 1º andar) e Exposição Ely Barbosa (Foyer 2º andar).

Cosplayers

Não faltarão personagens espalhados pelo evento, dispostos a tirar fotos com o público. O concurso cosplay acontecerá durante os dois dias de evento e oferecerá premiação em dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro lugares. A curadoria será feita por:

Dychan – Aos 25 anos, nasceu e mora na cidade de Santos. Cosplayer há mais de 10 anos, frequentemente jurada em concursos, com experiência de 8 anos de teatro e premiações em competições nacionais. Abriu um Canal no Youtube DyChanTV com reações, histórias, Top 10 e outros. Bacharel em direito pela Unisantos, mas seu hobby principal é cosplay, vídeos, games e fotografia.

Diego Gonçalves – 32 anos, trabalha com Planejamento Financeiro, mas vive de cinema, animes, games e, desde 2015, se dedica à paixão pelo cosplay. Começou como Mad Max, correu muito de Flash, faz missões como o ninja Kakashi Hatake e em breve dominará os mares de Santos.

Alimentação

Quem pretende passar o dia inteiro no evento poderá matar a fome no setor de alimentação com o quiosque da Shake Burger, tradicional hamburgueria santista.

A Santos Comic Expo 2019 é realizada pelos Guerreiros. Conta com patrocínio de Fanta, MiniCo, KNN Idiomas, Digital Comics, Magic Star Santos. Possui apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura. E apoio de Heo Design, Ibis Valongo, JBC Editora, Shake Burger, 4Net e Revista Preview.

Serviço
Santos Comic Expo 2019
05 e 06 de Outubro
Sábado: 11h às 20h
Domingo: 11h às 19h
Centro de Cultura Patrícia Galvão
Av. Senador Pinheiro Machado 48 – Vila Matias – Santos/SP
Entrada gratuita.

Visite o site: https://santoscomicexpo.com.br/

CURRÍCULO DOS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO JÁ CONFIRMADOS

Marcio Seixas – Ingressou no rádio como locutor em Belo Horizonte no ano de 1967 trabalhando em ordem cronológica nas rádios: MINAS/ (Organizações Ramos de Carvalho) /ATALAIA/CULTURA/D’EL REY e TV VILA RICA Especializou-se na pesquisa/produção/apresentação de programas sobre compositores eruditos na rádio D’EL REY de BH. Mudou-se para o Rio de Janeiro em dezembro de 1973. Contratado pela RÁDIO JORNAL DO BRASIL FM em abril de 1974 como locutor apresentador de músicas clássicas e noticiários permanecendo na função até 1993 quando desligou-se da empresa para dedicar-se somente à dublagem e gravações comerciais.
Contratado como locutor anunciador pelo canal USA (GLOBOSAT) em maio de 1996 permanecendo nesta função até janeiro de 2003. Dublador dos Stúdios HERBERT RICHERS desde 1974. Narrador de desenhos da DISNEY de 1975 até 2006 quando por força de uma ação coletiva de dubladores que postulava direitos sobre a venda de dvds, se viu impedido de trabalhar desde então. Seus últimos trabalhos para os stúdios DISNEY foram: SENHOR INCRÍVEL e pai do personagem Bambi do desenho BAMBI DOIS. Voz da personagem BATMAN no desenho NOVO BATMAN. Voz da personagem BATMAN no seriado LIGA DA JUSTIÇA. Trabalhos mais conhecidos como dublador: JAMES BOND (George Lazemby, Sean Connery, Roger Moore e Timothy Dalton). Voz de CLINT EASTWOOD na maioria de seus filmes além da personagem “Dirty Harry”. Voz de MORGAN FREEMAN na maioria dos seus filmes. Trabalho mais recente: “Antes de partir”. Voz de LESLIE NIELSEN (“Corra que a polícia vem aí!”). Voz de LEONARD NIMOY na personagem SPOCK (Jornada nas Estrelas). Voz de CHARLTON HESTON na maioria de seus filmes em especial nas
personagens “BEN HUR” / “EL CID” / “OS 10 MANDAMENTOS”. Voz de WILLIAM SHATNER nas séries JUSTIÇA SEM LIMITES (Boston Legal) e AS MERDAS QUE MEU PAI FALA (Shit my dad says).

Cesar Sandoval – Criador da Turma do Arrepio. É designer de animação, livros infantis e revistas em quadrinhos. Especializou-se na criação de personagens para quadrinhos e comerciais de TV. Iniciou seus trabalhos como assistente de arte em animação em 1969 e, na editora Abril, na revista “Recreio”, como assistente de arte no início dos anos 70. Foi o chefe de arte mais jovem da editora. Após “Recreio”, onde trabalhou ao lado de Ruth Rocha, Renato Canini, Waldir Igayara de Souza e outras feras, foi cuidar do lançamento das revistas da Hanna Barbera, “Pantera-cor-de-rosa” e outros do grupo infantis. Voltando à área da animação depois de uma estadia na Europa onde trabalhou no grupo Vision na Inglaterra como free lancer, fundou a sua produtora de animação, a Sketch produções. Nesta produtora dirigiu centenas de comerciais animados como a Bocona da Claybon, Pacheco da Gillette, Dodói da Johnson e outros tantos.

Em 1987 criou para Renato Aragão os personagens de Os Trapalhões em sua versão infantil, que foi um sucesso de vendas de licenciamento da marca. A revista da Editora Abril, foi um foi um grande sucesso por vários anos. Em seguida entre produção de comerciais de TV lança “A Turma do Arrepio”, outro sucesso de licenciamento em quadrinhos e livros infantis que chegou à televisão em versão ao vivo em 1997 com programa diário criado e dirigido por ele.


Jefferson Costa (Destaque – Trabalhos como quadrinhista: GMSP “Jeremias- Pele” (com texto de Rafael Calça), “Arcane Sally & Mr. Steam”, “La Dansarina”, livro que ganhou Troféu HQMix de melhor Edição Especial de 2015 e melhor roteiro, adaptação de “A Tempestade” de Shakespeare, HQMix na categoria Adaptação para os Quadrinhos em 2013, “A Dama do Martinelli”, pela Editora Devir. ”Muzinga”, “Quebra Queixo Technorama” I, II e III,, “Fim do Mundo em quadrinhos”, revista Front -16 (com a história Feliz aniversário, feliz obituário!), coletâneas Máquina Zero #1 e #2 e Gibi Quântico #1 (HQMix 2015 na categoria Melhor Publicação Mix) e #2.

Em produção, “Roseira, Engenho, Medalha e outras histórias”. Nos EUA, adaptação para HQ do livro “Kiss me Judas”, antologia “Gunned Down” (publicado no Brasil como Bang Bang, pela Devir), ambos publicados pela Editora Terra Major. Ainda nos EUA, pela Image, antologia de western “Outlaw territory 3”. Atua em diversas áreas: Ilustrador, storyboarder, desenhista de personagens e cenários em séries de animação e longa-metragem, “Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)”, Cartoon Network, “As micro aventuras de Tito e Muda”, da Discovery Kids, em produção, e desenhista e animador nas series “Megaliga”, “Fudêncio”, “Infortúnio”, “Peruíbe Salva”, “The Jorges” e “Rockstarghost”, todos da MTV.


Mariana Cagnin – É formada em Artes Visuais pela Unesp e atua como ilustradora e quadrinista. Já ilustrou para diversos livros e revistas de editoras como Abril, Globo e Mol. É autora dos quadrinhos “Vidas Imperfeitas” e do premiado “Black Silence”. Atualmente publica a webcomic “Bittersweet” em suas redes sociais. Produz conteúdo de arte para seu canal do youtube, como dicas, tutoriais, processos de pintura, e também ministra cursos online e presenciais para artistas aspirantes na esperança de poder inspirá-los.


Cristina Eiko – nasceu em São Paulo-SP e formou-se em Design Digital. Trabalhou com webdesign e, fã de animação, entrou nesse mundo como assistente em “Asterix e os Vikings”, passando pelo “Segredo de Kells” e “Uma História de Amor e Fúria”. Viciada em quadrinhos, na infância participou de um fanzine com amigos, fez tirinhas de dor-de-cotovelo na juventude e hoje em dia desenha o “Quadrinhos A2” com Paulo Crumbim, além de ter participado de “Penadinho – Vida”, das Graphics MSP, e “Culpa”, da coleção Ugritos, sua primeira HQ solo, lançada em 2017.

Paulo Crumbim – Nasceu em Santos-SP e formou-se em Publicidade. Passados alguns anos, migrou para animação, onde participou de comerciais, séries de TV e longas-metragens como “Asterix e os Vikings” e “Uma História de Amor e Fúria”. Trabalhou também para a Folha de São Paulo como ilustrador e animador. Em paralelo, criou o “Quadrinhos A2” junto com a Eiko em 2010, que já conta com cinco volumes. Autor também de “Gnut”, história em quadrinhos online e impressa, onde cada criatura alienígena tem a sua própria língua, e participou das Graphics MSP com “Penadinho – Vida”, em parceria com Cristina Eiko.

Rafael Calça – É roteirista e ilustrador de São Paulo. Escrevendo, já participou das coletâneas “Front #16” (2005, Via Lettera), “Tecnorama Quebra-Queixo Vol.3 “(2010, Devir), e lançou os álbuns “Jockey” (2015, Veneta), “Crônicas da Terra da Garoa” (2016, Sesi-SP) e a Graphic MSP “Jeremias – Pele”, com a arte de Jefferson Costa (2018, Panini). Ilustrando já fez storyboards para publicidade e colaborou com várias editoras para revistas e livros.


Wagner Willian – Nascido em 78, mora em São Paulo, capital, há quase 30 anos, onde atua em diversas áreas visuais e literárias. Em 2006 realizou sua primeira mostra individual. Em 2014, lançou seu primeiro livro de minicontos ilustrados “Lobisomem Sem Barba”, pela Balão Editorial (ganhador do Prêmio Jabuti de Ilustração para o segundo lugar). Em 2015, ganhou o Troféu Grampo de Ouro e Troféu HQMix de Novo Talento Roteirista com a HQ Bulldogma publicada pela Editora Veneta.

Recebeu quatro indicações ao Troféu HQMix com a obra “O Maestro, o Cuco e a Lenda”. Encabeçou a carta aberta aos quadrinistas sobre a inclusão da categoria quadrinhos no Prêmio Jabuti, ao lado do Ramon Vitral e Érico Assis. Participou dos documentários “Traço-livre: o quadrinho independente do Brasil”, “Transando com Laerte”, “HQuem: a arte de desenhar histórias” (em produção).
Foi contemplado pelo Proac 2017 com a obra “O Maestro, o Cuco e a Lenda” e contemplado em 2019 pelo novo edital da prefeitura de São Paulo com a obra “Silvestre”.

Fefê Torquato – É uma quadrinista catarinense que começou a desenhar ainda criança e nunca parou. Iniciou a carreira como ilustradora em 2011 e, no mesmo ano, nasceram suas primeiros quadrinhos e personagens. Sua primeira graphic novel, “Gata Garota -Vol. 1”, foi publicada pela Editora Nemo em 2015 e em seguida publicou de forma independente o quadrinho \”Estranhos\”.
Depois de dois anos se dedicando exclusivamente à ilustração e ao estudo de aquarela e técnica tradicionais, ela retorna aos quadrinhos com “Tina – Respeito”.

Nelson Sato: Ele é o responsável pela vinda do tokusatsu (série de ação) Cybercop ao Brasil, no começo da década de 1990. Por intermédio de sua empresa, trabalhou com séries como Ultraman, Topo Gigio, Tama e Seus Amigos, Samurai Warriors e Super Human Samurai no mercado brasileiro. Também lançou os DVDs de National Kid e foi o narrador do Cybercop.
Em 2006 introduziu o anime japonês Lets & Go à rede de televisão SBT, e no ano seguinte Naruto na Cartoon Network. Atua no mercado de licenciamentos, lançando diversos produtos destas séries, como Dr. Hollywood e Ryukendo. Entre 2014 e 2015 começou a licenciar os animes (desenhos animados) e os tokusatsus (filmes de ação e séries de ação) na Netflix e o anime (desenho animado) japonês Hello Kitty no Boomerang. A Sato Company anunciou a produção do live action do Jaspion no Brasil.