Porta dos Fundos: Especial de Natal da Netflix

Porta dos Fundos: Especial de Natal da Netflix

08/01/2020 Off Por Surya Bueno
Spread the love

Justiça do Rio ordenou que a produtora Porta dos Fundos e a Netflix retirem do ar o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo”. O filme entrou no serviço de streaming no dia 3 de dezembro de 2019 e gerou polêmica na comunidade cristã.

A determinação foi feita nesta quarta-feira (8) e parte de Benedicto Abicair, desembargador da 6ª Câmara Cível (via O Globo). O pedido, por sua vez, foi realizado pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura e havia sido negado em primeira instância.

Confira a conclusão do desembargador: “Por todo o exposto, se me aparenta, portanto, mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do Agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, pelo que concedo a liminar na forma requerida.”

No especial de Natal, Gregório Duvivier interpreta Jesus Cristo, que, após passar 40 dias no deserto, é surpreendido com uma festa surpresa quando chega em casa. No entanto, Jesus não chega em casa sozinho. No deserto, ele conheceu um outro homem, interpretado por Fábio Porchat, pelo qual, ao que tudo indica, ele se apaixonou.

Por insinuar que Jesus fosse homossexual, o Porta dos Fundos foi alvo de críticas da comunidade cristã. No dia 24 de dezembro (véspera de Natal), a sede do Porta dos Fundos sofreu um atentado — na ocasião, dois explosivos caseiros foram arremessados no edifício. Ninguém ficou ferido.

Pouco depois, um vídeo do grupo autodenominado Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Grande Família Integralista Brasileira surgiu no YouTube reivindicando o ataque. No dia 26 de dezembro, a Frente Integralista Brasileira negou envolvimento com o crime. O empresário Eduardo Fauzi, um dos suspeitos do atentado, fugiu do país antes que seu nome se tornasse procurado e está foragido em Moscou, na Rússia.