HISTORY | Destaques de 13 a 19 de abril

HISTORY | Destaques de 13 a 19 de abril

07/04/2020 Off Por Surya Bueno

13/4, segunda-feira, 20h40

Esta semana, em Caçadores de Relíquias, Mike e Frank visitam um acervo de artigos oftalmológicos

Em pequenos povoados e regiões isoladas dos Estados Unidos, há relíquias a serem descobertas, em ferros-velhos, sótãos, garagens, galpões ou celeiros. E, por trás dessas descobertas, há também incríveis personagens e histórias a serem desvendados. Esse é um trabalho para a dupla Mike Wolfe e Frank Fritz, e sua eficiente ajudante, Danielle Colby Cushman, em Caçadores de Relíquias (American Pickers) (imagem), série exclusiva do HISTORY.

No inédito desta segunda, De olho no prêmio, Mike e Frank visitam um oculista aposentado e seu impressionante acervo de artigos oftalmológicos antigos. Em outro local, eles terão que convencer a irredutível esposa de um colecionador aficionado, que transformou o seu quintal em um verdadeiro paraíso para os colecionadores.

CI: 10

___________________________________________________________________________________________________________________

13/4, segunda-feira, 22h20

Corey luta para conseguir uma estátua de Rocky 3, no episódio inédito de Trato Feito

O maior sucesso do HISTORY está de volta! Durante uma década, os fãs aprenderam a amar as três gerações do clã Harrison como se fossem sua família. De raridades, objetos de arte e armas antigas a imitações baratas, não há como prever o próximo artigo que vai aparecer na famosa loja de penhores de Las Vegas. Trato Feito (Pawn Stars) (imagem) é ambientada na Pawn Shop Gold & Silver, que funciona 24 horas por dia, sob o comando dos homens da família Harrison: Rick e seu filho Corey. Há também um agregado, Chumlee, amigo de infância de Corey.

Em A estátua de Rocky, Rick e Chum continuam sua aventura em Michigan e se interessam por um capacete da Segunda Guerra Mundial e uma máquina vintage de RC Cola. Será um bom negócio? Enquanto isso, na loja, Corey luta por uma estátua excepcional de Rocky 3. Dará um nocaute no vendedor?

CI: 10

___________________________________________________________________________________________________________________

15/4, quarta-feira, 23h50

Desastres em Tempo Real apresenta as piores inundações, inclusive a do Rio de Janeiro em fevereiro de 2018

Exclusiva do HISTORYDesastres em Tempo Real (Desastres em Tiempo Real) (imagem), revisita as piores catástrofes na América Latina, captadas em imagens por testemunhas que sofreram pessoalmente os efeitos de furacões, erupções, inundações, entre outros desastres, e tiveram a coragem de registrá-los e compartilhar o que estava acontecendo.

Por meio de imagens registradas por telefones celulares, câmeras caseiras, câmeras de segurança e outros aparelhos semelhantes, cada episódio é construído a partir do testemunho pessoal daqueles que viveram acontecimentos trágicos.

O episódio inédito de hoje traz imagens das chuvas tempestuosas, os piores momentos e os resgates das Inundações. Quando a chuva cai mais intensamente do que o esperado, as grandes cidades tendem a ficar inundadas. Ruas e calçadas se transformam em armadilhas mortais, as casas ficam cheias de água e não há por onde escapar. No dia 2 de abril de 2013, em Ciudad de La Plata, Argentina, choveu mais de 400 milímetros deixando a cidade debaixo d’água. No Rio de Janeiro, em 7 de fevereiro de 2018, uma forte tempestade inundou a cidade e causou um caos. Em Sinaloa, em 20 de setembro de 2018, uma chuva tropical causou a pior enchente de sua história, com mais de três mil evacuados em 11 municípios.

CI: 14

___________________________________________________________________________________________________________________

16/4, quinta-feira, 23h 

Competidores recriam sabre escocês utilizado na 2ª Guerra Mundial, no episódio inédito de Desafio Sob Fogo

Uma das favoritas da audiência do HISTORY, a série Desafio Sob Fogo (Forged in Fire) (imagem) está em sua sétima temporada. Na produção, fabricantes de armas de alto nível competem para criar os artefatos mortais mais icônicos e ousados da história. Em cada episódio, quatro novos competidores, entre os melhores do país, se juntam para colocar à prova suas habilidades e faturar um prêmio de 10 mil dólares. Eles utilizam ferramentas tradicionais e inovadoras para transformar metal bruto em autênticos instrumentos de guerra: de machados de batalhas vikings a espadas samurais e adagas indianas.

As armas passam pela avaliação crítica e pelos testes rigorosos do painel de especialistas, que, nesta sexta temporada, inclui os juízes J. Neilson, Doug Marcaida, Ben Abbott e David Baker, além do mestre cuteleiro Jason Knight.

No episódio desta quinta, Homenagem militar, para festejar o Dia dos Veteranos de Guerra, os competidores terão que forjar suas facas com o metal de um tanque. Os dois vencedores da rodada devem voltar às suas casas para tentar recriar o sabre escocês usado por Jack Churchill, o “Louco”, durante a Segunda Guerra Mundial.

CI: 12

___________________________________________________________________________________________________________________

18/4, sábado, 22h20

Em Ataque Animal, Adam e Rob enfrentam o escorpião gigante Bark e o perigoso peixe-leão, na África do Sul

Ataque Animal (Kings of Pain), série exclusiva do HISTORY, acompanha o biólogo Adam Thorn e o treinador de animais Rob “Caveman” Alleva, enquanto viajam pelo mundo para serem mordidos e picados pelas criaturas mais venenosas e mortais.

Eles vão encarar insetos perversos e animais perigosos, de uma píton reticulada a um besouro peçonhento, com o objetivo de montar um ranking acurado, com rigor científico, dos índices de dor, de forma a ajudar a prevenir mortes por ataques de animais.

No inédito Punição dolorosa, Adam e Rob viajam para a África do Sul para enfrentar o gigante Escorpião Bark, o Escorpião Uroplectes e o extremamente venenoso Peixe-Leão. Durante essa viagem, eles vão descobrir que a dor vem em frascos pequenos e que os efeitos das toxinas dos animais marinhos não têm comparação.

CI: 14

___________________________________________________________________________________________________________________

18/4, sábado, 23h10 

Episódio inédito de Alienígenas do Passado explora o evento de invasão à estação militar Área 51, em 2019

A série de sucesso Alienígenas do Passado (Ancient Aliens) (imagem), exclusiva do HISTORY, está em sua 12ª temporada. Conduzida pelo especialista Giorgio Tsoukalos, a produção examina evidências que comprovam a presença de seres de outro planeta na Terra. Os episódios exploram os mais de 75 milhões de anos de provas contundentes sobre a vinda dos extraterrestres ao planeta Terra – da era dos dinossauros ao Antigo Egito, chegando até a atualidade. Algumas teorias asseguram que os extraterrestres vêm interagindo com os habitantes da Terra no decorrer dos séculos, e que mudaram o curso da história humana.

Desenhos antigos de estranhas criaturas, encontrados em cavernas, substâncias químicas desconhecidas pelo homem e contínuos avistamentos no mundo inteiro são apenas alguns dos elementos inquietantes investigados em Alienígenas do Passado.

No episódio deste sábado, A invasão à Área 51, em 2019, milhões de pessoas responderam a uma publicação nas redes sociais para invadir a instalação militar secreta “Área 51”. Mas quando o projeto começou a avançar, os militares americanos prometeram defender o local com todas as suas forças. A invasão representaria o fim de seus segredos?

CI: 12

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FINAL DE TEMPORADA – 19/4, domingo, 19h

Temporada de A Maldição de Oak Island termina neste domingo, com uma nova teoria

Destaque do HISTORY, a série A Maldição de Oak Island (The Curse of Oak Island) (imagem) chega hoje ao final da sua sexta temporada. Uma lenda diz que sete pessoas devem morrer antes que os segredos de Oak Island, uma ilha no Canadá, sejam revelados – até hoje, o número de mortos na ilha totaliza seis indivíduos. Obcecados em decifrar esse enigma, os irmãos Rick e Marty Lagina compraram a maior parte da ilha e, desde que encontraram uma moeda espanhola do século XVII no local, em 2013, não medem esforços para descobrir se existe, de fato, esse lendário tesouro escondido.

Um sonho de infância motivou os norte-americanos Rick e Marty, do estado de Michigan, a embarcar em uma aventura na mítica ilha canadense. Junto a exploradores locais e especialistas, e munidos de todo um aparato tecnológico, eles exploram com afinco a paisagem e a mitologia locais. Tesouros escondidos, cavaleiros templários, armadilhas secretas e uma maldição fatal permeiam o imaginário sobre a ilha, e os irmãos Lagina querem desvendar o que é mito e o que é real em tudo isso.

No inédito O momento da verdade, episódio que encerra a temporada, a equipe avalia uma nova teoria chocante, que pode conectar o tesouro de Oak Island ao nascimento de uma nação. E também é o momento da verdade para os irmãos, pois se deparam com a dúvida atroz: parar ou continuar a busca?

CI: 12

___________________________________________________________________________________________________________________

19/4, domingo, 19h55

Esta semana, Hernán: O Conquistador conta a história de Pedro de Alvarado no massacre do Templo Mayor

A série em oito episódios Hernán: O Conquistador é uma das produções mais ambiciosas do HISTORY na América Latina. O drama épico tem a conquista do México como cenário e explora a polêmica figura do conquistador Hernán Cortés e os sangrentos episódios desencadeados desde sua chegada à costa de Yucatán, em 1519, até a derrocada da mítica cidade de Tenochtitlan, onde é hoje a Cidade do México.

Estrelada pelo multipremiado ator espanhol Oscar Jaenada (Luis Miguel: A SériePiratas do Caribe: Navegando em Águas MisteriosasRambo: Até o Fim), a superprodução relata fatos históricos pela perspectiva de cada um dos protagonistas da conquista do México: Marina, Montezuma, Xicotencatl, Olid, Bernal Castillo, Gonzalo de Sandoval e o próprio Cortés.

Apontado como visionário e também como genocida, Hernán: O Conquistador revela, pela primeira vez, a história do homem que mudou o destino do México e das Américas para sempre. A série foi desenvolvida pelos showrunners Curro Royo, da Espanha, e Julián de Tavira, do México, com o objetivo de entregar uma visão realista, atrativa e fascinante. El Ranchito, empresa espanhola reconhecida pelo trabalho em Game of Thrones, é a responsável pelos efeitos especiais – e pela impressionante recriação digital da cidade de Tenochtitlan, capital do Império Asteca, localizada onde hoje é a Cidade do México.

O episódio inédito deste domingo é Alvarado. Hernán vai lutar em Cempoala e deixa o impetuoso Pedro de Alvarado y Contreras, seu homem mais valente, no comando em Tenochtitlan, contra a opinião de Marina. Sob a nova liderança, as visões mexicana e europeia colidem. O massacre do Templo Mayor, cometido por Alvarado, coloca em risco tudo o que Hernán havia conquistado.

CI: 16

___________________________________________________________________________________________________________________

19/4, domingo, 22h10

Episódio inédito de Investigadores da História busca a verdade sobre a morte do Capitão Carlos Lamarca

Vladimir Herzog, Juscelino Kubitschek, Carlos Marighella, Stuart Angel e Carlos Lamarca são alguns dos personagens históricos investigados na série Investigadores da História, que o HISTORY exibe aos domingos.

Conduzida pelos criminalistas Mauro Yared (especializado em perícia de mortes violentas) e Celso Nenevê (perito em balística e explosivos), e resultado de cinco anos de pesquisas e investigação, a série coloca à prova toda a experiência e técnicas de investigação dos especialistas para esclarecer casos que ocorreram em um passado distante.

Investigadores da História é 100% focada em perícias, e a dupla de apresentadores fez parte do núcleo pericial da Comissão Nacional da Verdade – CNV. Ao longo dos episódios, eles realizam novos exames, usando em suas investigações a ciência, tecnologia de ponta e a intuição para indagar a verdade dos fatos.

O episódio de hoje investiga o assassinato de Carlos Lamarca, provavelmente, o expoente mais famoso da luta armada contra o regime militar no Brasil. Líder da VPR – Vanguarda Popular Revolucionária, dissidente do Exército, mentor do roubo de armamentos militares e fundador de um campo de treinamento de guerrilheiros no Vale do Ribeira – SP, o Capitão Lamarca foi o inimigo número 1 do estado. Ele foi alvo da maior operação do Exército Brasileiro e das forças de repressão política até aquele momento: as operações Registro e Pajussara. Celso e Mauro vão seguir os passos de Lamarca no Vale do Ribeira – SP e no interior da Bahia para entender os detalhes dos últimos dias de Carlos Lamarca e as circunstâncias de sua morte.

CI: 14