Star Trek: Classe Akira

05/05/2006 0 Por Surya

 


A Classe Akira aparece em Jornada nas Estrelas VII, Primeiro Contato, em vários episódios de Deep Space 9 relacionados a Guerra do Dominion, e no episódio “Message in a Bottle” de Voyager. Algumas cenas mostrando a Akira próxima a classes de naves cujo tamanho é conhecido mostram que seu comprimento está entre 300 e 400 metros.
Parece ser o tamanho mais aceito. Em Prmeiro Contato, três classes de naves pareciam ter sido diminuídas pela equipe de efeitos, entretanto a Akira parece ser maior que as classes Norway e Steamrunner. Aparentemente esta última e a Akira aparecem menores que a classe Excelsior, mas as distâncias a que cada nave está pode ser um elemento que engane.
No episódio de Voyager, Akira aparece próxima a Defiant, cujo tamanho também não se sabe ao certo. Se a Defiant estiver na faixa de 170 metros, a Akira deve ter 400 metros.
Na ILM, Alex Jaeger descobriu que criar uma nova classe de naves para a Frota Estelar envolve combinar aspectos tradicionais do design com algumas inteligentes novas variações.
A Akira foi uma das quatro classes geradas por computador para o filme Primeiro Contato, e tornou-se a favorita dos artistas da Industrial Light and Magic. Alex Jaeger disse que o visual radicalmente diferente nasceu da necessidade.
“A razão principal desse estilo diferente foi que os produtores queriam novos designs, pois seria introduzida naquele filme a nova Enterprise, e não queriam que as demais naves destoassem. Inicialmente foi planejada ao menos uma nave que pudesse aparecer próxima a câmera. Essa foi a Akira, então foi dada maior atenção aos detalhes. Seria quase tão grande quanto a Enterprise-E, que é mais longa, mas a seção disco é quase do mesmo tamanho”.
“Foi um design de que os produtores gostaram desde o começo. Tem alguns aspectos que lembram a velha USS Reliant NCC-1864, se assemelhando a um catamarã. A Akira tem 15 lançadores de torpedos e dois hangares de naves auxiliares, um na frente com 3 portas, e outro na traseira. A idéia é que as navetas saiam pela frente, e retornem pelo hangar traseiro”.
A Classe Akira suportamente pode ralizar a separação da seção disco. Essa idéia não foi retomada, mas a classe fez sua primeira aparição na dramática batalha contra os borgs no Setor 001, reaparecendo depois em diversas batalhas contra o Dominion, e em Voyager.

Tradução: Renato Azevedo