ExpoCult 2012 – Venha participar deste evento o ano todo – EC2012

24/11/2011 0 Por Surya

O EC2012 é um evento temático que tem como objetivo reunir e divulgar a cultura pop em geral. Possui carater social de arrecadação de alimentos para instituições de caridade.
A EC2012 irá reunir na Estação Ciência, no período de fevereiro a dezembro de 2012, várias exposições e encontros Culturais, voltado para todos os públicos. Desde a divulgação da Ciência, passeando pela História dos Povos, e finalmente chegando aos fãs de seriados, cinema, games, quadrinhos, animes, tecnologia.

Onde:
Estação Ciência
Rua Guaicurus, 1394 – Lapa – São Paulo
CEP: 05033-002
Tel.: (11) 3673-7022

Organização:
(11) 8936-7416
contato@expocult.com.br

Site: Expocult.com.br
Facebook: expocult.com.br/facebook
Twitter: expocult.com.br/twitter

Programação:
Fevereiro
Muito mais do que Árabes

Líbaneses, Sírios, Egipcios, Palestinos entre tantos outros países que ajudaram a formar a cultura nacional, com os famosos “brimos” e tantas outras palavras que moldaram nosso cotidiano. Você conhece “fulano”? Mais uma palavra de origem árabe, assim como tantos outros políticos, música, comida etc. Um bate papo sobre O Islã, quem são seus seguidores e porque tantas pessoas famosas se convertem a esta religião. Apresentação de dança típica na abertura e encerramento, além de um bate papo como o autor Gilberto Abrahão, autor do livro O Muçulmano e a Judia.

– Utilização do Teatro

– Exposição de material cultural (mensal) com fotos entre outros.

Março
2012: Extinção

2012 sem dúvida alguma é o ano das controvérsias. O ano que segundo alguns “especialistas” irá decretar o final dos tempos. E há quanto se discute quando será este final. Mas na verdade, a extinção já acontece há séculos, onde o homem destrói matas e espécies animais como seu fosse um “deus”. E as estrelas que se extinguem? Um bate papo descontraído com vídeos e textos que sobre o final de nossos tempos.  Talvez não tenha uma próxima.

– Utilização do Teatro

– Exposição de materiais no evento
 

Abril
Um estudo sobre a Ufologia

O que é a Ufologia? Quem são as pessoas que estão por trás deste fenômeno mundial? Há anos se discute se os “Deuses eram Astronautas”, se com tantos planetas no espaço, pelo menos um não tenha uma forma de vida. São fotos e vídeos que tentam comprovar que não estamos sós. Quem são as pessoas e como funciona a análise destas “provas” que são derrubadas por estes Ufólogos, que além de crentes, mostram-se céticos em muitos aspectos de teorias marcianas e invasão de mundos. Um bate papo sobre “Contato”, onde será debatido o que aconteceria se o mundo fizesse seu primeiro contato com formas de vidas de outro planeta, ou seja, impactos sociais e culturais, como aspectos religiosos, governo e economia mundial.

– Utilização do Teatro

– Exposição de materiais no evento

Maio
Escritoras Fantásticas

O Brasil possui suas mulheres fantásticas! Verdadeiras escritoras que colocam suas ideias no papel para um verdadeiro universo de aficionados. Em um mundo onde se diz a lenda que escritor deve ser homem, estas fantásticas escritoras escrevem sobre mundos distantes, sedutores vampiros e tantos outros personagens tão fantástico como elas. Um bate papo sobre direitos autorais, plágio, como lançar um livro e o futuro da literatura nacional.

– Utilização do Teatro

– Exposição dos livros no evento
Cult Tec Games Extreme!

Movimentando mais de 20 bilhões de dólares por ano, a indústria dos videogames pode se tornar em um futuro muito próximo mais lucrativa que a indústria de filmes e música combinadas. São extremamente recentes os estudos que buscam respostas para saber como essa nova forma de comunicação atingiu tão rápido crescimento em um curto período, e esses estudos adquirem uma importância significativa, pois os jogos eletrônicos estão cada vez mais conectados ao cotidiano e à cultura popular dos mais diversos locais do planeta.

É comum atribuirem ao videogame a única finalidade de diversão, lazer, recreação. Porém, com a evolução da tecnologia e o crescimento dos jogos que valorizam a interação entre os jogadores, como os Massive Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs), os videogames definitivamente se tornaram mais que apenas um brinquedo ou um passatempo. Eles podem ser utilizados para o desenvolvimento educacional, estudos psicológicos, e, no presente projeto, como ferramenta de análise de relações sociais e de comunicação incluindo celulares, televisões e computadores portáteis ou não. A tecnologia vista nos filmes no passado estão aí em um presente mais interativo e HiTec.

Junho
A Ciência e a Filosofia Maluca dos Quadrinhos

Os quadrinhos já foram taxados de cultura sub, onde apenas “vagabundos” o liam. Hoje, ser fã de quadrinhos é ser um consultor de entretenimento, filmes e análise psicológica de personagens malucos como o Coringa. Além disso, os quadrinhos trazem gênios e inventores dos mais variados. Armaduras reluzentes e coletes aprovas de bala que um dia foram ficção nos quadrinhos, hoje já são realidade no nosso universo. Um bate papo descontraído sobre esta ciência e filosofia que de maluco, talvez não tenha nada.

– Utilização do Teatro

– Exposição de materiais no evento
 

Julho
ExpoFã!

Mês de férias. Trazer para a Estação Ciência uma exposição diferente, com materiais de fãs, como as naves, roupas e outros acessórios de Star Trek, Star Wars, Senhor dos Anéis, Harry Potter, entre outros. Um mês com atrações em cada sábado, com bate papo e vídeos.

·         O Universo “Star”: Da Jornada, as Guerras passando pelo Portal. Uma viagem pelos universos de Star Trek, Star Wars e Stargate.

·         A Verdade: Desvende os mistérios de Arquivo X, Buffy, Supernatural, além de Teen Wolf entre outros.

·         Magia: Harry Potter, Senhor dos Anéis e o universo fantástico.

·         É o fã na área!: Dia dedicado a todos os universos.

– Utilização do Teatro

– Exposição mensal com material de fãs

Agosto
Lendas e Mitos

Qual a diferença de Lenda e Mito? O que os gera? Quais são as lendas populares que fazem parte até hoje da cultura mundial? Vampiros, lobisomens, deuses nórdicos, gregos e egípcios. A explicação divina para os males e a criação do homem. Um bate papo com vídeos e textos sobre o tema. 13 de agosto é o dia do Vampiro. Montar local para doação de sangue.

·         Nórdicos

·         Grégos

·         Árabe

·         Outros
 

Setembro
Animes

De A Princesa e o Cavaleiro aos Cavaleiros do Zodíaco, os desenhos japoneses sempre foram uma febre no Brasil. Fora do Japão, o país que mais consome este tipo de produto é o Brasil. Com pessoas que se vestem e sabem cada parte da cultura japonesa, às vezes até mais do que o próprio filho de japonês, não dá para falar que o Brasil é muito mais do que um pedaço do Japão. Um bate papo sobre a cultura dos Animes, com vídeos das principais animações que estão por vir ao Brasil.

– Utilização do Teatro

– Exposição com material de fãs
Outubro
IV Cosmos

Neste ano propomos que o evento seja a final de um campeonato de ciência entre escolas (normal e universidade), com o tema Exploração Espacial. Cada grupo de escolas deverá apresentar desde matérias jornalísticas de como seria a vida fora do planeta, reportagem sobre uma colônia fictícia, fotos montagens de planetas, maquetes de naves e até mesmo de colônias.

– Utilização do Teatro

– Exposição de uma semana

Novembro
Filmes da década de 80

Neste mundo nada se cria, tudo se copia. E é com este título que vemos filmes como Karate Kid, Footloose entre tantos outros serem adaptados para o século XXI. Um bate papo sobre a cultura dos anos 1980 e porque ela fascina ainda tantas pessoas nos dias de hoje.

– Utilização do Teatro

– Exposição de fãs

Dezembro
Ficção e Fantasia

Flash Gordon, Star Trek, Galactica, entre tantas séries foram percursoras de tecnologias que hoje tanto utilizamos. Desde o celular, pelas portas vai-e-vem e escadas rolantes, a ficção andava a frente da realidade. E hoje? A ficção ainda serve como inspiração? A Fantasia é algo extraordinário para o desenvolvimento do ser humano. Desde crianças criamos universos fantásticos, mundos e amigos imaginários. Qual a importância de se explorar este universo ainda nos adultos.

– Utilização do Teatro

– Exposição de fãs

Organização

– Aumanack

Apoio

  • Estação Ciência
  • Revista Sci Fi News
  • Revista UFO

Siga-nos:

Facebook: expocult.com.br/facebook

Twitter: expocult.com.br/twitter

Vídeos: expocult.com.br/videos

Site: expocult.com.br