Artigo |Expectativa versus filmes: Quando a moda “hyper” estraga a produção com o excesso de spoilers oficiais

Artigo |Expectativa versus filmes: Quando a moda “hyper” estraga a produção com o excesso de spoilers oficiais

13/08/2016 0 Por Surya
Spread the love

Imagem-Destaque-11

Hype é o exagero de algo, ou em marketing uma estratégia para enfatizar alguma coisa, idéia ou um produto. É um assunto que está dando o que falar, é algo que está na moda e que é comentado por todo mundo.

É claro que o texto está cheio de spoilers, então, amiguinhos, por conta e risco.

Já fizemos um artigo sobre Como os reboots podem estragar um filme, em complemento a este, um trailer e a campanha de marketing também podem fazer esse desserviço. Recentemente um fã processou a Warner por propaganda enganosa ao mostrar Coringa de mais nas campanhas e Coringa de menos no filme.

Resumidamente o problema das adaptações é que a pessoa já sabe de antemão a história, o que eu chamo de fã-conceito, ou pré-conhecimento de algo, seja livro, hqs, série ou filme. Então qualquer adaptação ou releitura é sinal de alerta.
Um exemplo. Li os livros de Harry Potter bem antes da estreia no cinema, é claro, com estreia da versão cinematográfica as minhas expectativas foram enormes.
Como todo fã, o filme A Pedra Filosofal, para mim, foi uma decepção. “Faltavam cenas e personagens” eu dizia. “A cena tal não era desse jeito!”, eu reclamava. E é exatamente esse comportamento que os pré-fãs reagem diante de uma adaptação.
O inverso é claro também ocorre. Dessa vez a briga foi a adaptação de O Hobbit. Eu não li os livros, então eu não tinha nenhum “pré conceito” sobre o filme. Nesse caso a ausência de conhecimento ajuda a interpretar o filme sem nenhum parâmetro anterior.
Outro exemplo é Capitão América: Guerra Civil.Como aconteceu com o Hobbit eu não li as Hqs e para mim o filme foi excepcional da maneira como ele foi apresentado. Já alguns fãs  questionam que o blockbuster é ótimo, mas o subtítulo Guerra Civil “estraga” o filme.

Isso vale tanto para uma ótima produção quanto para uma ruim, excesso de fã-service sem pensar no público noob também prejudica, mas essa é outra história.
Até os o final dos anos 90, pelo menos aqui no BR, informações sobre as estreias eram divulgadas  somente nas tirinhas de jornais ou na boa vontade da exibição no Fantástico aos domingos. Dias atrás achei o trailer do cult Highlander de 1986, o filme fez um sucesso absurdo na época. O clip virou até tema pro Fantástico, por causa da excepcional trilha sonora do Queen, bons tempos.. Para quem não sabe MacLeod era imortal e o segredo do longa. Não é que o trailer entrega justamente essa cena? What Joaquina?

Na época este deslize não prejudicou tanto, pois afinal poucas pessoas assistiam aos trailers, mas hoje em dia a história é bem diferente.
Pois é, seria o equivalente em mostrar que o Vader é o pai do Luke.
Hoje, as campanhas mostram demais, de novo, e esta expectativa falsa é a principal causa da revolta dos fãs. Parafraseando um comentário que li na internet ”. “Só vou assistir ao filme para ver se faltou algo para mostrar no trailer”.
Outro péssimo exemplo é o Exterminador do Futuro Genesis, (na sequência), onde no trailer mostra John Connor como um exterminador.
Resposta da produtora: “Estávamos com medo que pensassem que era um reboot e não uma continuação”. Há alguns casos onde os trailers tem uma montagem diferenciada e que nos conta uma história diferente. Mas esses são raros no geral.
Confira abaixo alguns trailers que entregaram o plot wist do filme.


Highlander (1986)

Tanto a sinopse quanto o trailer “entregam” que Connor MacLeod é imortal.


Exterminador do Futuro: Genesis (2015)

Que tal saber que John Connor é um exterminador


Exterminador do Futuro: A salvação (2009)

Parece que a maldição do Exterminador do Futuro é bem antiga, saber que Marcus Wright também era um exterminador matou o filme


“Quarentena 2” (2008)

Eles mostram a cena final


“A Ilha” (2005)

São clones e não há ilha alguma.


Guerreiro (2011)

Os dois irmãos chegam à final.


007 Contra Goldeneye (1996)

Sean Bean não só não morre no final (de novo), como é o vilão da história.


Matador em Conflito (1997)

O homem que John Cusack tem de matar é o pai de sua amada.


A revelação (2000)

https://youtu.be/QuYlo-EXrw4

Harrison Ford tem um romance com a garota fantasma


O Náufrago (2001)

Tom Hanks sobrevive à ilha (naufrago é o termo usado para acidentes com navios, Tom Hanks cai de um avião)


Risco Duplo (1999)

No fim do trailer vemos ela apontando uma arma para ele.


Missão Impossível (1996)

Mostra Ethan retirando uma máscara, pois é.


Um drink no Inferno (1996)

Que tal saber que o lance era com vampiros.


A casa dos sonhos (2011)

Entrega que a família assassinada na casa foi do próprio Will


Tá rindo do quê (2209)

Mostra que o George se recupera da sua doença, além é claro, todas as piadas

 


O Senhor dos Anéis, as duas torres (2002)

 

Sim, o Gandalf não morreu! Além das cenas de ação do Legolas

 


Free Willy (1995)

https://youtu.be/N03Cy76Gxqs

Que tal mostrar a sensacional fuga? Precisa de mais?

Há mais trailers por aí, mas até aí tá bom né.