Roteiristas de Hollywood chegam a um acordo provisório

Roteiristas de Hollywood chegam a um acordo provisório

02/05/2017 0 Por Surya

Os roteiristas de Hollywood disseram ter chegado a um acordo provisório com representantes de estúdios de cinema e televisão para firmar um novo contrato nesta terça-feira (2), o que evitou uma greve que poderia ter paralisado a gravação de filmes e programas de TV.
As partes acertaram cláusulas segundo as quais as temporadas de televisão serão mais curtas – um tema importante desde o advento dos serviços de streaming – e haverá um aumento de 15% nos royalties (conhecidos como residuais) de TV, de acordo com um memorando do Sindicato dos Roteiristas da América (WGA, na sigla em inglês) aos profissionais da área publicado em seu site.
Os membros do sindicato como um todo irão receber US$ 130 milhões a mais durante a vigência do novo acordo, disseram os negociadores no memorando, sem especificar o período de tempo.
“Esse resultado e essa determinação são um testamento para vocês, sua coragem e sua fé em nós como seus representantes”, escreveram. Os membros ainda têm que aprovar o pacto.
Ameaça de greve
O sindicato de 9 mil integrantes havia dito estar preparado para convocar uma paralisação e piquetes nos grandes estúdios de cinema e televisão já no início desta terça, se nenhum acordo fosse firmado até a meia-noite desta segunda-feira (1º).
O foco das negociações foi a revolução da indústria televisiva desde a chegada de serviços de streaming, como Netflix e Amazon, e a diminuição resultante no número médio de episódios de uma temporada de comédia ou drama roteirizados – de 22 para cerca de 10. O sindicato diz que seus membros, que são pagos por episódio, sofreram uma redução média de 23% na renda nos últimos três anos.
A entidade estava negociando com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão, que representa as gigantes do entretenimento Comcast Corp, Walt Disney, CBS, Viacom, Time Warner Inc. e Twenty-First Century Fox Inc.
Se uma greve fosse convocada, o primeiro impacto seria visto pelo público nos talk shows de fim de noite da TV americana, que usam equipes de roteiristas para criar piadas sobre temas atuais.
A última greve do WGA ocorreu entre 2007 e 2008 e durou 100 dias. As redes de TV exibiram reprises e mais reality shows, e o custo para a economia do Estado da Califórnia foi estimado em US$ 2,1 bilhões, de acordo com o Instituto Milken.

 

Texto reprodução: Globo.com