A Múmia, é tão fraco quanto dizem?

A Múmia, é tão fraco quanto dizem?

08/06/2017 0 Por Alan Uemura
Spread the love

Nas profundezas do deserto, uma antiga rainha cujo destino foi injustamente tirado está mumificada. Apesar de estar sepultada em sua cripta, ela desperta nos dias atuais. Com uma maldade acumulada ao longo dos anos, ela espelha terror desde as areais do Oriente Médio até os becos de Londres.

Não, não é! O filme é rápido e muito simples. E ele não é remake do filme A Múmia com Brendan Fraser.

Vou iniciar essa crítica respondendo a muitas coisas – até imbecis -, de “críticos” na internet.

Para início, sempre falamos que se você quer saber se um filme é bom ou não, vá ao cinema e confira! O que vale é o que você acha e não o que os outros querem que você ache. Muitos críticos tem sisma com um diretor, um ator e até mesmo com o assessor de imprensa e acaba escrevendo algumas coisas desconexas. Outros não sabem nem o que foram fazer no cinema. E alguns nem sabem o que estão escrevendo.

O que é o universo “Dark Universe”?

O Dark Universe é um universo de monstros da Universal que contará com novos filmes da A Múmia, Van Helsing, Drácula, Lobisomem, O Homem Invisível e A Noiva de Frankenstein.

Todos estes personagens clássicos farão parte de um mesmo universo, como acontece atualmente com as franquias da Marvel, DC, King Kong/Godzilla.

Já estão confirmados em sequência: A Noiva de Frankstein para 14 de fevereiro de 2019 sob a direção de Bill Condon de A Bela e A Fera, Johnny Depp e Javier Bardem em O Homem Invisível.

Explicado o Universo, vamos a outras respostas.

Por que iniciar com A Múmia?

Muito simples meu caro! Porque filmes de Vampiros e Lobisomens foram os mais lançados nos últimos anos. Temos vários deles, desde os trashs aos que tentaram abrir uma franquia como Drácula: A História nunca contada, Lobisomen etc.

Já A Múmia, é um filme entre meios. O único que tivemos foi com Brendan Fraser. Podem até dizer que apareceram outros, mas quais?

Por esse motivo, trazer um personagem que tanto encanta o público, foi uma ótima jogada.

E é daqui para frente que vamos falar do filme.

A Múmia

O filme, voltando ao início é muito bom! Os que esperavam um clássico ao estilo Bella Lugosi (ator de clássicos como Drácula), é melhor re-assistir aos clássicos. Estamos em uma nova geração e ela pede coisas muito diferentes. Nada contra os clássicos, curto esses filmes!

A Múmia não vem para ser ou trazer personagens memoráveis! Ela vem para contar a história da Múmia. Assim como todos nós queremos ver os monstros e esquecer os outros personagens. Eles estão lá apenas para sofrerem com as maldições e nos trazer divertimento. O que importa e interessa é A Múmia, é o Godzilla e os Transformers e não os humanos. E a Universal entendeu isso muito bem.

O filme faz algumas homenagens, mesmo que não sejam propositais a alguns filmes como Uma Noite Alucinante, jogos como Resident Evil e cenas de aventura no melhor estilo Jurassic World.

Isso não abaixa a nota do filme, pelo contrário. Mostra que a Universal está antenada em um novo público que nunca leu nada sobre A Múmia, Drácula, O Médico e o Monstro etc. E mesmo que saiam do cinema sem querer ler, vão ficar interessadas em saber mais sobre estes personagens que fazem parte da cultura mundial. E agora não serão esquecidos.

E para esta geração que Tom Cruise aparece e muito bem. O ator, diferente do que disseram, está o mesmo do Tom que costuma ser. Faz o que sempre fez nos seus filmes. É a mistura Deadpool, James Bond, O Homem Impossível com a pitada de seu sorriso Cruise. Na boa, os críticos não sabem ou nunca viram nada do Tom.

Ele se diverte em cada cena. E em que filme Tom Cruise não se diverte?

Ele contracenando com Russell Crowe, que faz o chefe da organização “caça monstros”, é fenomenal! Russel faz um outro monstro da literatura, Dr. Henry Jekyll, que quando perde o controle se transforma no Hulk, digo, Mr Hyde.

O ator Jake Johnson (ator e dublador de filmes como Jurassic World, Os Smurfs entre outros), ficou com a parte cômica e com outra homenagen, novamente indireta, ao filme Um Lobisomen Americano em Londres. Quem viu a este filme, irá perceber de primeira.

Sofia Boutella de Kingsman, Star Trek etc, faz uma Múmia diferente. Não anda caindo como um Jack Sparrow e com os braços para frente e gemendo como se estivesse com dor de barriga. Ela é uma personagem com seus simples motivos para ser má e pronto. E precisa muito? Ela consegue através do corpo e rosto passar tudo o que precisamos da personagem. Tem horas que ficamos na dúvida se ela realmente não tem razão em ser o que é, ou seja, má.

Annabelle Wallace, o par de Tom, está ali para dar o contra peso a história e é um pouco fraca. Mas nada que estrague o filme. O problema dela é que a história é entre Tom Cruise e Sofia Boutella. Simples e objetivo.

Mesmo assim, com ótimas cenas de aventura, doses de humor e terror, o filme possui dois problemas: o hábito que Hollywood pegou de colocar barulho nas cenas de terror! Isso cansa. O público não se assusta com a cena e sim com o barulho. É como aquele amigo chato que conta uma história de terror e em vez da história te colocar medo, no final ele grita e te dá um empurrão.

A outra, é a falta de uma trilha sonora. Não tem. Tem as músicas que embalam as cenas e nada mais. Para os amantes de trilhas como eu, é algo chato de não se ter, para poder ouvir mais tarde e relembrar do filme.

De qualquer forma, o filme é nota 8! Se procura diversão com a família, com os amigos ou mesmo sozinho, A Múmia vale o valor do ingresso.

Portanto, vá ao cinema e confira por si mesmo. E fique atento durante o filme, pois ele mostrará uma cena com alguns monstros que estão por vir, como Drácula, Frankstein, O Monstro do Lago etc.

E que subam as cortinas! Até a próxima!

https://www.youtube.com/watch?v=5w7eXmp6qp8