Ninja Jiraiya, BLANC7, Bruno Sutter e mais de 100 horas de conteúdo sobre cultura japonesa agitam o Anime Friends 2017

07/07/2017 0 Por Alan Uemura

Tradicional evento de cultura japonesa recebe remodelagem inovadora, novo formato e deve surpreender público de 70 mil pessoas em São Paulo

Friends acontece de 7 a 9 de julho no Transamerica Expo Center, chega à 15ª edição com espaço de 27 mil m²

O Friends (www.animefriends.com.br), um dos maiores eventos multitemáticos de entretenimento das Américas organizado pela Yamato Cultural, anuncia sua 15ª edição entre os dias 7 e 9 de julho no Transamerica Expo Center, localizado em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387). O centro de convenções e exposições contempla cinco palcos, um auditório, estandes e outras áreas de entretenimento capazes de receber mais de 70 mil visitantes nos três dias de evento. Estrategicamente pensado para melhor receber os visitantes, o local fica próximo ao Aeroporto de Congonhas, Marginal Pinheiros, Av. 23 de Maio e do Autódromo de Interlagos.

Realizado desde 2003 na capital paulista, o Friends estabeleceu como um dos mais tradicionais do país dedicados à cultura japonesa, quando ainda era focado em atender a demanda de público gerada pela invasão dos quadrinhos e desenhos japoneses no Brasil em meados dos anos 90. Com o passar dos anos, o Friends passou a abraçar outros nichos do universo geek.

Principais atrações

Para a 15ª edição, a Friends preparou uma programação de 116 horas ininterruptas formada por: onze shows – sendo quatro deles de bandas internacionais e dois de grupos nacionais, mas conhecidos em todo o mundo –, sete influenciadores, oito campeonatos, quarenta painéis, três atores internacionais, dois painéis temáticos e três dubladores. Isso tudo divido em cinco palcos: Arena Friends, Palco Fantasy, Auditório BBC, Palco e Palco Animekê. Algumas das atrações já foram anunciadas, confira:

Takumi Tsutsui – o Jiraiya

Um dos principais convidados de 2017, em parceria com a Fontt Energy Drink, é o Takumi Tsutsui, que já trabalhou como ator, dublê e dublador. No Brasil, ganhou fama por interpretar protagonizar a série Jiraiya como Yamashi Touha, um jovem órfão que é treinado para se tornar um ninja pelo pai adotivo. O papel foi tão importante, que Takumi fez diversas aparições em séries e filmes, sendo a mais recente delas em Shuriken Sentai Ninninger. No , ele também é bem conhecido por uma série de filmes chamada “Tsuri Baka Nishi” como um dos vilões.

TM Revolution

O primeiro sucesso de T. M. Revolution veio em 1996, com a canção “Dokusai –monopolize”. De lá pra cá, Takanori Nishikawa não parou, colecionando hits em sua carreira, sendo que muitos deles fizeram parte da trilha sonora de animações e games renomados, incluindo “Mobile Suit Gundam” e “Sengoku BASARA”. Durante duas décadas de trabalho, o artista rodou o mundo com suas turnês, foi indicado como o primeiro “Embaixador da Boa Vontade da Cidade Natal de Shiga” e tem apresentado o primeiro grande festival anual de música de rua do Distrito de Shiga, o “Inazuma Rock Festival”, em cooperação com as autoridades locais. Em 2016, ele participou do NHK Kohaku Uta Gassen cinco vezes, o que prova seu status como um artista nacionalmente popular.

BLANC7

Criado em março de 2017, o grupo idol sul-coreano BLANC7 é fruto da agência Jackpot Entertainment e os integrantes são conhecidos por trabalhos anteriores em musicais, teatro, dança e até mesmo por participarem de outros grupos que, atualmente, não estão mais ativos.

Sobre o nome, BLANC representa a cor branca e a ideia é que cada componente represente as 7 nuances do arco-íris para espalhar mais cor pelo mundo. Sendo assim, Shinwoo é vocal principal e vermelho; Jean Paul é o líder, vocal principal e laranja; Teno é o rapper, dançarino e amarelo; D.L. é dançarino, sub-vocal e verde; Spax é dançarino, sub-vocal e azul; K-Kid é dançarino, sub-vocal e anil e; Taichi é sub-vocal e violeta.

O grupo acaba de lançar um EP nomeado como “PRISM” – que também é o nome do fandom –, composto por sete faixas e tendo “YEAH” como o primeiro single.  O clipe de “YEAH” chamou atenção dos fãs, principalmente os brasileiros, pelo seu ritmo dançante, sexy e simples. Em abril o grupo passou a promover a faixa secundária, “Fire”, com melodia mais lenta e com uma mensagem inocente sobre o primeiro amor.

Do As Infinity

Conhecidos no Brasil pelos temas dos animes Inuyasha e Vampire Hunter D, Do As Infinity é formado por Tomiko Van (vocalista) e Ryo Oowatari (vocal e guitarra) e estão na estrada desde 1999. Famosos por estrelarem mais de cem shows na praça de Shibuya, no , quando ainda estavam na cena underground, os dois deram uma pausa na carreira em 2005. Contudo, em 2008, participaram do festival A-Nation com apenas uma música como atração secreta e em seguida, decidiram declinar o hiatus.

Asian Kung-Fu Generation

Responsáveis por assinarem “Haruka Kanata”, a segunda abertura de Naruto, os meninos do Asian Kung-Fu Generation se conheceram ainda na faculdade, em Yokohama, no e decidiram formar um grupo musical. Outros destaques da trajetória dos rapazes são as faixas “After Dark”, um dos temas de Bleach e “Rewrite”, última abertura do anime Fullmetal Alchemist.