40 anos da Banda Black Rio será comemorada com documentário

40 anos da Banda Black Rio será comemorada com documentário

31/07/2017 0 Por Alan Uemura

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Banda faz campanha de financiamento pela internet.

Em 2017 a mais importante banda brasileira com swing da black music faz 40 anos: a Banda Black Rio. E para homenagear este movimento cultural afro brasileiro, está aberta a campanha de financiamento coletivo para a realização de um documentário sobre história da Black Rio, sob direção de Tiago A. Neves (que tem entre seus trabalhos o documentário “Vigário Geral: O Barraco“, clique aqui).

Além de um tributo a todos os músicos e compositores que participaram da formação ao longo das décadas, o documentário será um grande marco na história da banda passando a limpo os 40 anos de existência. Levando a Banda Black Rio a alçar voos cada vez mais altos, William Magalhães, filho do saxofonista Oberdan Magalhães, fundador da Banda Black Rio, fala sobre a importância da comemoração dos 40 anos: “40 anos da Black Rio é a representação de um patrimônio histórico do Brasil e do mundo. Um patrimônio musical e cultural que vem sendo pesquisado, relido, reescrito e cultivado por mim ao longo de 15 anos”. A MF Produção & Distribuição e seu time da www.mfbusiness.net está à frente da campanha do documentário.

Para o diretor, o convite para dirigir o documentário é de extrema responsabilidade. “Desde 2012 em minhas andanças pelo subúrbio do Rio, me deparo com músicos e histórias incríveis, sempre saudando a importância da Banda Black Rio para a música brasileira. E ser convidado a contar essa história é uma honra e uma grande responsabilidade que vem a somar a um trabalho que já venho desenvolvendo com esses músicos deste período”, diz Tiago.

Em tempo: Essa é a segunda campanha da banda, a primeira foi pela plataforma internacional, Pledmusic que bateu 100% para o álbum de 40 anos – aproveitando também a ideia de homenagem aos músicos e a história da banda.

BANDA BLACK RIO – 40 ANOS
CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO KICKANTE
https://www.kickante.com.br/blackrio

A Banda – Movimento cultural afro brasileiro

Nos anos 70 quando a Banda Black Rio surgiu, foi estabelecida uma clara filosofia – ter o samba com funk-grooves nas bases, trazer encorpados arranjos de metais e misturar tudo harmonicamente com diferentes ritmos brasileiros. Desde então, a Banda Black Rio tem sido uma grande referência para o mundo da música. Artistas renomados como o rapper americano MosDef (sampler da música Casa Frote:https://www.youtube.com/watch?v=ZqxvqVAQD5s) e a banda inclesa Incognito (Expresso Madureira: https://www.youtube.com/watch?v=N8Q0LtbSf2c) têm referênicas explícitas da Black Rio.

Ao longo dos anos, a banda teve várias formações e competentes músicos fizeram respeitosamente parte dessa continuidade. Uma das mais importantes bandas brasileiras, a Black Rio mostrou para o mundo que a fusão do jazz e do funk combinados com o samba e gafieira formavam elementos necessários para fazer a diferença no mercado da música. Em 1977, a Banda Black Rio lança o primeiro disco – Maria Fumaça – pela Warner Music. Em 1978, lança pela gravadora RCA o álbum Gafieira Universal, considerado um dos melhores álbuns já lançados no mercado. O terceiro álbum – Saci Pererê – foi lançado em 1978 e relançado em 1980. A partir daí, a banda ganha ainda mais força no mercado internacional. Após uma longa parada, a Black Rio é retomada numa nova formação. Em 2000, lança o CD Movimento e em 2002 lança na Inglaterra o álbum Rebirth. Em 2011, a Black Rio expande seu conceito e traz ao público seu 6º álbum – Super Nova Samba Funk. O disco é produzido por William Magalhães, filho de Oberdan Magalhães – líder da banda em sua primeira formação. Em 2016 Black Rio passa pela Europa se apresentando em várias cidades como Milão, Londres, Paris e Amsterdam.