Tensão marca o final de As Filhas da Poligamia

Tensão marca o final de As Filhas da Poligamia

02/08/2017 0 Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Último episódio vai ao ar no dia 8 de agosto, às 20 horas.

A impactante série documental As Filhas da Poligamia (Escaping Polygamy), exclusiva do A&E, revela o mundo da poligamia por meio de três irmãs que decidiram fugir de uma das maiores seitas de poligamia dos Estados Unidos, conhecida como Clã Kingston. Ao longo da temporada, elas se propuseram a ajudar outros jovens, mulheres e meninos a se libertarem dos abusos desse estilo de vida em que também se propaga a doutrina do incesto e casamento entre parentes. Cada episódio retratou a ajuda das irmãs a amigos e estranhos, que estavam em várias etapas de abandono da poligamia: alguns somente reconheciam a necessidade de sair, outros buscavam ativamente uma fuga e outros lutavam para se adaptar às duras realidades do mundo fora da seita.

As três jovens irmãs, Jessica, Shanell e Andrea abandonaram valentemente o Clã Kingston, um dos grupos fundamentalistas mais fortes dentro do mundo da poligamia, localizado em Salt Lake City, Utah, e que soma mais de 200 meio-irmãos frutos desse tipo de relacionamento. O grupo, também conhecido como A Ordem, é atualmente liderado pelo próprio pai das irmãs, Daniel Kingston.

Agora, dez anos depois, as irmãs se dedicam a ajudar outros homens, mulheres e crianças a escaparem da seita polígama em que nasceram e se criaram, para que elas pessoas possam construir novas vidas fora do clã. Andrea e Jessica, entre os 12 filhos de Daniel Kingston com sua sexta esposa, fugiram e foram enviadas a um orfanato durante uma batalha de custódia com cobertura nacional da imprensa. Shanell, a segunda entre 12 filhos nascidos de Kingston e sua sétima esposa, deixou a Ordem depois de casar-se com um primo quando era adolescente.

Na A Ordem, a doutrina do incesto é uma prática – os Kingston se casam com os Kingston – e as mulheres devem aceitar as relações polígamas. Aos 14 anos, as meninas têm idade suficiente para serem cortejadas, e o líder da seita oferece uma lista de possíveis maridos, a maioria deles com grande diferença de idade. Foi o caso de Jessica, que aos 14 anos foi escolhida por seu tio de 42 anos para tornar-se sua terceira esposa. Mas, antes que Jessica fosse oficialmente comprometida com ele, ela conseguiu fugir com a ajuda de uma tia, que chamou a polícia e apresentou uma ordem de restrição contra Daniel, tanto para Jessica como para sua irmã Andrea. A partir desse momento, essas mulheres embarcaram em resgates dramáticos e emocionantes, incluindo a própria fuga pessoal, e ajudaram sua irmã de 18 anos, Jennifer, a sair da Ordem e de Utah antes que seu pai pudesse encontrá-la.

Esta série documental está marcada pelo impacto significativo que o trabalho das irmãs tem alcançado no sentido de desestabilizar a liderança da seita, incluindo o próprio pai, Daniel. Em cada história, os telespectadores viram que a fuga da poligamia é uma jornada contínua e traiçoeira. Aqueles que se atrevem a renunciar a este modo de vida enfrentam desafiantes obstáculos emocionais mesmo depois de terem deixado fisicamente a seita. Em grande parte rejeitadas por suas comunidades, com sua fé e famílias mudadas por completo, essas pessoas que escapam muitas vezes se encontram com a forte tentação de regressar ao único modo de vida que conheceram. É por meio da contínua orientação e apoio de Andrea, Jessica e Shanell que essas vítimas começam a criar uma nova comunidade e um sistema de apoio longe do mundo que deixaram para trás.

No último episódio da temporada, O infiltrado, as irmãs recebem um aviso do “Infiltrado”: o FBI prepara uma operação para investigar os negócios da Ordem. Mas quando os líderes da seita começam a suspeitar, o informante pede ajuda para fugir.

 


[widget id=”media_video-5″]