18ª Bienal do Livro Rio | Encontro Internacional de Profissionais do Livro e os bate-papos com autores movimentam o segundo dia do evento.

18ª Bienal do Livro Rio | Encontro Internacional de Profissionais do Livro e os bate-papos com autores movimentam o segundo dia do evento.

01/09/2017 0 Por Alan Uemura

[widget id=”yuzo_widget-4″]

O maior evento literário do Brasil, a Bienal Internacional do Livro Rio, teve atrações marcantes no segundo dia de sua 18ª edição. Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, as visitas escolares e o Encontro Internacional de Profissionais do Livro atraíram dos pequenos leitores aos mais experientes. Além das atividades dos expositores, uma programação oficial repleta de diversidade de assuntos e convidados fez com que os visitantes aproveitassem cada momento no Riocentro.

Encontro Internacional de Profissionais do Livro

A segunda edição do Encontro Internacional de Profissionais do Livro foi especial para o mercado digital, principal assunto debatido nas mesas deste ano. Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), frisou que o livro digital não é uma ameaça para o físico. “Não vejo que o digital forme mais leitores. Acho que ele atrai quem lê para ler ainda mais”, comentou.
Carlo Carrenho, fundador e CEO do PublishNews, responsável pela curadoria do encontro deste ano, afirmou que o digital precisa ser encarado como a grande oportunidade do mercado. “Ele traz acesso econômico e geográfico”, afirmou Carrenho.
A acessibilidade e experiências internacionais também foram assuntos tratados no encontro. Sandra Schüssel, da Feira do Livro de Frankfurt, trouxe a experiência da Alemanha e seu mundo literário. Miguel Martins, da Porto Editora, veio de Portugal e expôs o panorama do mercado global de livros em português.

No encerramento do encontro foi realizada a entrega do prêmio Jovens Talentos 2017. Gustavo Lembert, do clube de assinatura de livros, a TAG – Experiências Literárias, foi o premiado com uma viagem para Frankfurt.

Arena #SemFiltro

A arena #SemFiltro foi palco de dois papos animados e diretos. O espaço criado para reunir autores e influenciadores de todas as idades foi o responsável por reunir o maior público do dia. O primeiro bate-papo teve como tema moda e foi mediado pela jornalista Maria Prata, que comandou as perguntas aos influenciadores digitais Maju Trindade, Julia Faria e Arlindo Grund. Os três são autores de livros recém-lançados e falaram sobre suas experiências com as publicações e com os seguidores assíduos das suas redes sociais.
Uma das mais requisitadas para perguntas, Maju, que tem 4,7 milhões de seguidores nas redes, falou sobre a importância de participar de um bate-papo na maior feira de literatura do país. “Estou muito realizada em estar aqui lançando meu livro junto a autores tão importantes. Falar sobre uma coisa que eu amo fazer que é moda, não é um trabalho, é um prazer e, junto aos meus fãs, é ainda mais incrível”, explicou.
A segunda sessão do dia reuniu o professor Mario Sergio Cortella e o jornalista Marcelo Tas, que assinam o livro “Basta de Cidadania obscena!”. O tema do bate-papo mediado pelo ator Lucas Salles foi a cidadania em tempos de redes sociais. Ambos defenderam a importância da democracia, da liberdade de expressão e da diversidade de ideias. “A diferença entre um democrata e um saudoso da ditadura é que numa ditadura eu não poderia dizer o que estou dizendo agora. Já numa democracia um ditador pode aparecer e dizer o que pensa”, resumiu Cortella. Para Marcelo Tas, o limite da liberdade já está definido pela lei. “Se um deputado defende ideias racistas e diz que não cometeria um estupro por causa feiura da vítima, está claro que os limites foram passados”, finalizou Tas.

Café Literário – A poesia de Ferreira Gullar e Feminismo Hoje

O Café Literário promoveu dois encontros com autores para discutir assuntos distintos, mas que se complementam em algum momento: poesia e feminismo. O primeiro deles foi uma homenagem a um grande nome da literatura brasileira, o poeta Ferreira Gullar. Um encontro emocionado, mediado por Cristiane Costa que reuniu Antônio Carlos Secchin e Geraldo Carneiro para falarem sobre suas experiências pessoais com a Gullar.
“Ferreira Gullar, um dos nomes mais importantes da poesia brasileira, tinha em seus poemas o amor pelo Rio e a esperança de mudar o Brasil para melhor”, disse Secchin. Ana Paula Pedro recitou o poema “O Anjo” do livro do poeta: Alerta Corporal. Um emocionante vídeo de Gullar recitando seu poema “Traduzir-se” encerrou o debate.
O segundo encontro tratou de um assunto bastante atual: o feminismo. A jornalista Marina Gonçalves foi responsável por mediar o bate-papo entre as escritoras e roteiristas Giovana Madalosso, Ana Paula Maia e Antônia Pellegrino, que falaram sobre as dificuldades e as mudanças nas obras na literatura assinadas por mulheres.
“O feminismo chegou para encorajar as mulheres a falarem sobre temas antes proibidos e que eram reprimidos. Hoje mulheres podem falar sobre tudo e não apenas nos livros, mas também nas redes sociais que são aliadas importantíssimas nesta luta pela igualdade”, disse Antônia.

Ziraldo – no Encontro com autores

O “Encontro com os autores” de hoje contou com a presença do mestre Ziraldo, que participa da Bienal do Rio desde sua primeira edição. Sempre divertido, o escritor falou do que o inspira para escrever: “para quem é contador de histórias, tudo é curioso e chama atenção. Em meu livro ‘Vovó Delícia’, por exemplo, me inspirei numa linda vovó motoqueira que avistei na rua e resolvi homenagear as vovós da atualidade, que esbanjam beleza”, brincou Ziraldo. No final do encontro, a plateia cantou parabéns pelos 85 anos de idade do autor, que serão completados no próximo mês de outubro. “Isso para mim é uma verdadeira festa! Por isso não perco uma Bienal”, concluiu o escritor.

Geek & Quadrinhos

O espaço Geek & Quadrinhos continuou sendo um grande ponto de encontro de crianças e jovens, que lotaram a arena multiuso durante o segundo dia de Bienal. Pela manhã, a “Batalha Ilustrada”, com mediação de Estevão Ribeiro, e participação dos ilustradores Paulo Marcio e Felipe Campos, foi o destaque. Na primeira sessão o tema escolhido foi “Sete Pecados Capitais”. Ira foi o “pecado” eleito, que deu vida a Joel, um homem raivoso que arranca os cabelos porque não recebe o salário. A criatividade da turma não tem limites!
Já de tarde, o espaço recebeu diversas oficinas (de histórias em quadrinhos, cosmaker e “poções mágicas”) e jogos de perguntas e respostas (Geek Quiz), além de mais duas sessões da “Batalha Ilustrada”. A diversão aqui não para.

Sobre a Bienal

A festa que aproxima escritores, editores, livreiros, professores, estudantes, leitores e visitantes de todas as idades e perfis vai ocupar 80 mil m² do Riocentro, entre 31 de agosto e 10 de setembro. A Bienal Internacional do Livro Rio – terceiro maior evento do calendário carioca em número de público presente, ficando atrás somente do Carnaval e Réveillon – é fruto de uma parceria de mais de três décadas entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Fagga | GL events Exhibitions.

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions

Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events. A multinacional é a única da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos.

Sobre o SNEL

O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. O atual presidente do SNEL é Marcos Pereira.