Já conferimos a prévia de Desafio Brasil Fashion, no Lifetime, estreia dia 14

Já conferimos a prévia de Desafio Brasil Fashion, no Lifetime, estreia dia 14

13/09/2017 0 Por Surya
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Em uma estreia exclusiva para jornalista nós pudemos conferir os melhores momentos do Desafio Brasil Fashion, novo programa do canal feminino Lifetime.

Já foram produzidas duas temporadas do reality e na primeira nove jovens estilistas enquanto criam looks especiais para um importante evento de moda, sob a orientação de três grandes estilistas: Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga.

Após o sucesso da estreia da série vencedora do Emmy Project Runway – apresentada por Heidi Klum e Tim Gunn, e que estreia sua nova temporada em breve – o LIFETIME reforça a importância da franquia de moda para o seu público e apresenta a nova série Desafio Brasil Fashion. O canal exibe a primeira temporada, com dois episódios por semana, às quintas-feiras, a partir do dia 14 de setembro; e estreia a segunda, com exclusividade, em outubro, com uma grande novidade: a participação da estilista Lenny Niemeyer.

Um dos méritos do Desafio Brasil fashion além de ser uma coprodução da Cinegroup com a Lifetime, e patrocínio do SENAI – CETIQT, é que o jovens estilistas terão a oportunidade de alçar voo neste complicado mercado da moda.
Os participantes criarão os looks completos, desde o início, sob a aprovação de seus coaches e suas roupas serão apresentadas ao público especializado e com desfile de modelos internacionais famosas. Uma oportunidade única.

[su_pullquote]”Não existe uma competição entre os participantes, o objetivo é orientarmos e darmos uma nova chance para quem precisa de apoio e um foco ao talento.” – Todos são ganhadores.[/su_pullquote]

 

A produção nacional acompanha a jornada de nove estilistas iniciantes que recebem a chance de suas vidas. Eles terão o desafio de criar, cada um, três looks para uma coleção que será apresentada em um grande desfile em São Paulo. Para isso, trabalharão durante dois meses, orientados de perto por três grandes nomes da moda nacional: Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga.

 

Os jovens estilistas foram selecionados pelo Núcleo de Moda e Design do SENAI, em todo o país. Os participantes da primeira temporada são Jéssica Cerejeira, Willame Knowles, Michel Cardoso, Amanda Castro, André Fortes, Sabrina Bublitz, Natália Menezes, Tiago Prado e Laís Alves. ODesafio Brasil Fashion é uma coprodução da Cinegroup com o Lifetime, e patrocínio do SENAI – CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil).

 

Os participantes criarão os looks completos, desde o início, sob a aprovação de seus coaches. Em cada um dos nove episódios, apresentados por Larissa Bracher, os jovens estilistas enfrentam novos desafios, como alterações conceituais, de desenvolvimento e execução. Inspiração e talento entram em jogo, junto com pesquisa e aplicação de técnicas, para resultar em criações originais e incríveis.

 

No episódio de estreia, Michel sai em busca de suas referências para realizar o croqui ideal de sua coleção. Ele precisa lutar contra o tempo para conseguir confeccionar todas as camadas de seus looks inspirados na arte barroca. Em cima da hora, o seu coach, Lino Villaventura, demanda mudanças radicais nas suas peças que podem atrasar todo o grande desfile. Enquanto isso, Amanda deve acatar as alterações conceituais que Ronaldo Fraga traz para sua coleção e precisa correr para compreender toda cultura ucraniana que irá inspirar o seu trabalho. Por último, André ainda se questiona se está seguindo o caminho certo na conceituação de suas peças.

 

Em seguida, no segundo episódio, a pesquisa que Amanda precisa fazer para agradar Ronaldo Fraga precisa ser profunda. Visitando grupos de danças típicas e buscando referências no memorial ucraniano, ela escolhe a técnica mais difícil possível para trabalhar: o bordado ucraniano. A árdua tarefa de encontrar uma bordadeira que aceite o volume de trabalho no pouco tempo que tem é insana, e ela precisa buscar a solução para trazer a força dessa cultura para a passarela. Em paralelo, André mergulha na cultura eclesiástica dos jesuítas para entender as vestimentas sacerdotais que deseja usar como inspiração para sua coleção, mas se depara com a dificuldade de montar peças únicas sem costura como eram as roupas desses padres. Afinal, Sabrina se decide por confeccionar seu próprio tecido com a complexa técnica de patchwork.

 

LIFETIME exibirá dois episódios por semana, todas as quintas-feiras, às 22h50.

 

Sobre os participantes:

Tiago Prado – Foi o desenho que levou Tiago, 28 anos, até a moda. Desde muito pequeno, passa boa parte de seu tempo desenhando as belezas da fauna e da flora de sua cidade, Belém-PA. Na adolescência, as críticas de moda de Regina Guerreiro publicadas na revista Caras fizeram com que ele se encantasse com os conceitos por traz das coleções. Pouco tempo depois, o primeiro emprego numa malharia despertou o interesse em fazer cursos de costura industrial e modelagem computadorizada. Cursou moda na Estácio e estagiou no departamento de moda do SENAI. Depois que se formar, Tiago quer fazer pós-graduação no SENAI CETIQT e desenvolver algum trabalho unindo a moda e a valorização de sua cultura local. No Desafio Brasil Fashion, será acompanhado pelo conterrâneo Lino Villaventura no desenvolvimento de peças inspiradas na vida do pintor modernista amazonense Ismal Nery e na relação com sua mulher, Adalgisa Nery. “Ismael e Adalgisa” é uma coleção leve, que tem muitos tecidos translúcidos e vaporosos, e que busca mostrar a essência do ser humano.

 

 


Willame Knowles
 – Natural de Trizidela do Vale – MA, Willame Knowles tem 19 anos. Já sabia que iria trabalhar no meio artístico e cultural desde cedo, quando era chamado no ensino médio para organizar espetáculos do grupo de dança. Nessa época, trabalhou em uma loja de roupas e se interessou em fazer o curso de costura do SENAI. Em 2014, Willame ganhou o primeiro lugar no concurso de moda estadual São Luís Fashion.

Inspirado pela alta costura francesa e buscando uma ligação com a passagem dos franceses pelo Maranhão durante a época colonial, Willame teve a ideia de juntar materiais regionais e rústicos em peças de alta costura. Decidiu eleger o osso do chifre de boi como matéria prima para seus três vestidos. Com a validação do coach Alexandre Herchcovitch ele vai confeccionar para o Desafio Brasil Fashion a coleção “A alta-costura do chifre furado”, um trabalho minucioso e delicado, feito a partir de pastilhas esculpidas no osso do chifre de boi.

 

 

Sabrina Bublitz – Natural de Blumenau – SC, Sabrina Bublitz tem 20 anos e cursa Moda pelo SENAI. Seu interesse por moda surgiu em 2012, quando, ainda no ensino médio, fez alguns cursos de costura e modelagem. Pouco tempo depois, ela começou a dedicar-se à costura e a buscar um trabalho na área. Sua primeira experiência profissional foi como assistente de estilo e desenhista em uma confecção de roupas femininas. Depois, optou por deixar o trabalho para se dedicar integralmente ao Desafio Brasil Fashion enquanto sonha em ter a sua própria marca.

Sabrina é uma apaixonada pelo processo de ver os tecidos “se juntando com uma costura, e como se fosse mágica se transformando em algo tão desejado”. E é este encantamento que ela quer levar à passarela, auxiliada pelo coach Lino Villaventura, na coleção “Costurando Raízes”, inspirada pelo patchwork de culturas e pela miscigenação brasileira, unindo a sua vontade de ir na contramão da cultura de massa e de resgatar o artesanal.

 

 

Natália Menezes – Natália tem 19 anos e nasceu em Belo Horizonte – MG. O interesse pela moda surgiu cedo e se firmou pela afinidade com o desenho. Hoje, ela cursa o terceiro período de moda na UFMG e participa da Olimpíada do conhecimento do SENAI na modalidade tecnologia da moda, alfaiataria e acabamento à mão. Depois do Desafio Brasil Fashion, Natália pretende continuar se aperfeiçoando no ofício até abrir a sua própria marca. O trabalho para o Desafio Brasil Fashion parte da influência da imigração japonesa em sua cidade, comemorada através da inauguração de um jardim japonês no Jardim Botânico da capital mineira. Com a ajuda do coach e conterrâneo Ronaldo Fraga, Natália opta por buscar inspiração na obra da artista plástica Tomie Othake.  Depois de estudar as linhas de suas esculturas ela chega à coleção intitulada “Tomie”, que tem no neoprene um suporte interessante para dar cor e volume e um caimento especial às peças.

 

 

Michel Cardoso – Designer de Moda pela Faculdade SENAI – CETIQT, o carioca Michel, 27 anos, já foi desenhista na marca de moda feminina Biombo, trabalhou com estamparia no Stampa Studio e hoje é designer na FYI. Michel sempre gostou de desenhar, mas se encantou pela alta costura ao ver pela primeira vez o trabalho dos estilistas japoneses Issey Miyake, Yohji Yamamoto e Rey Kawakubo, abandonando o curso de Administração para dedicar-se à moda. Após o DesafioBrasil Fashion, Michel já tem um concurso em vista, valendo um estágio na Itália.

Neste novo desafio, Michel é encorajado pelo coach Lino Villaventura a adaptar sua coleção, originalmente masculina, em roupas femininas. “Barroco D Lírios” trabalha os conceitos do misticismo e da teatralidade em peças de alfaiataria moderna e estampas surpreendentes, que ele fabrica a partir de imagens da belíssima igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro. “Para investigar e fazer algo que realmente traga minha assinatura recorro às superfícies tecnológicas ou a métodos de tratamento mais tecnológicos.”

 

Laís Alves – Laís Alves tem 20 anos e é natural de Campina Grande – PB. Desde muito pequena sabia que optaria por uma carreira pouco convencional no campo das artes e, graças ao programa Sisutec do Ministério da Educação, que oferece formações técnicas a partir do ENEM, ela começou o curso de produção de moda pelo SENAI. Seu estilo é urbano, moderno e encontra uma grande afinidade com o trabalho do coach Alexandre Herchcovitch. Estar no Desafio Brasil Fashion para é “um sonho que eu estou vivendo acordada, tendo como instrutor uma das pessoas que mais admiro no mundo da moda!”.

A coleção “Afropunk” vai buscar inspiração no afro punk americano dos anos 80/90, principalmente nos movimentos musicais do rap e do techno. “A partir desse momento a gente viu os negros entrarem em massa na cultura pelo modo de se vestir, associando o estilo musical ao estilo das roupas.” Laís vai usar tecidos mais densos de cores neutras, como preto, branco e cinza e a técnica artesanal do nó de macramê̂ em detalhes e sobreposições.

 

Jéssica Cerejeira – Aos 15 anos, Jéssica entrou no curso de técnico do Vestuário, como jovem aprendiz na empresa Guararapes Confecções, onde o irmão trabalhava como estilista. Ingressou em 2013 na graduação de Artes Visuais, na UFRN, onde criou junto com a coordenadora do departamento de Artes um Laboratório de Criação Manutenção e Execução de Trajes para a Cena. Está atualmente no 5º período de Artes Visuais, é figurinista da coligação CRUOR Arte Contemporânea, e faz o curso de Projeto de Produção de Moda no SENAI. Aos 20 anos, ela tem muitos planos para o futuro: “fazer a pós-graduação do SENAI – CETIQT, ao mesmo tempo em que ingresso no mestrado em Artes Cênicas com enfoque para o figurino, ou na área de Comunicação, com enfoque em Moda. Pretendo ainda dar aulas no SENAI, de modo a retribuir todo o conhecimento que adquiri nesses quatro anos. Penso ainda em trabalhar para adquirir experiência e acumular fundos, para abrir uma marca autoral”.

A coleção “Meninas de Maria Boa” é inspirada na relação entre os marinheiros norte-americanos que chegaram a Natal durante a Segunda Guerra Mundial e as prostitutas brasileiras que trabalhavam na zona portuária da sua cidade. Maria Boa é uma personagem lendária, uma cafetina que agenciava muitas meninas e inspirou a história por trás da das peças.  Com a ajuda de Ronaldo Fraga, Jéssica cria peças que misturam a leveza da chita colorida com uma sarja pesada e surrada, no intuito de vestir uma “mulher empoderada”.

 

André Fortes – O interesse de André por moda surgiu na infância em Palmeira das Missões – RS: as tias e a avó costureiras faziam roupas pra família e preparavam os enxovais das primas. Aos poucos, o percurso profissional, que começou com arquitetura, cenografia e decoração, foi dando lugar à produção de acessórios de moda. Durante seis anos, André desenhou e produziu bolsas para a sua marca: Studio Florisbela. Em 2012, mudou-se para São Paulo, buscando aprimoramento e oportunidades, onde fez o curso técnico de assistente de estilo do SENAI em paralelo com a faculdade de Marketing. André foi também vencedor do concurso Novos Talentos (SENAI). Fez pós-graduação em design de moda pelo SENAI e tem um trabalho autoral como estilista.

Para a sua participação no Desafio Brasil Fashion, André prepara uma coleção inspirada em roupas litúrgicas. “Cobertos pelos Descobridores” vai juntar a influência dos padres jesuítas sobre a identidade dos índios em três peças minimalistas. Sob a orientação de Alexandre Herchcovitch, o jovem estilista poderá mostrar o seu gosto pelas formas geométricas e trabalhar o conceito do futuro como atualização do passado.

 

 

Amanda Castro – Curitibana, Amanda Castro, 28 anos, sempre gostou de moda, mas esperou um curso superior em sua cidade para começar seus estudos. Formada em Design Gráfico pela UFPR, hoje faz a graduação de moda no SENAI, onde estagia e faz a distância, também pelo SENAI, pós-graduação em Design de Modas. Depois do Desafio Brasil Fashion, ela tem planos para fazer um mestrado, trabalhar em alguma marca para o aprendizado prático e futuramente, quem sabe, lecionar.

No processo de criação, Amanda gosta de pensar os detalhes e conceitualizar a roupa, e tem aprendido muito com a dinâmica de trabalho de seu coach Ronaldo Fraga. Ela traz seu olhar minucioso para a coleção intitulada “O Casamento”. Flores, bordados e pinturas, inspirados na tradição ucraniana no Paraná e no vestido de noiva da avó de Amanda, se combinam em peças delicadas e femininas.

 

 

 

Sobre a apresentadora:

Larissa Bracher – Atriz, produtora, mãe e life coach. Dentre suas habilidades, ela ajuda as pessoas a traçarem metas reais e transformarem seus sonhos em realidade. Filha de artistas plásticos, aprendeu desde cedo a observar com sensibilidade o mundo. Estudou Filosofia e Artes Cênicas, trabalhou em teatro, cinema e TV. Seu papel mais recente foi como Maria Benedita na novela Novo Mundo (TV Globo). Em seu trabalho, tem a oportunidade de reunir as três coisas que mais ama: atuação, coach para atores e life coach. “O que me motiva é acender no outro um desejo de construir seus próprios motivos. Acima de tudo, sou grata”.

 

 

 

 

Consultores:

Jackson Araújo – Jackson Araújo é jornalista, consultor de moda e sound-stylist. Atua como colaborador do portal inglês de trends WGSN e como consultor criativo do SCMC (Santa Catarina Moda Contemporânea). Jackson é consultor do DesafioBrasil Fashion, onde ajuda a aplicar o conceito de plataforma de experimentação criativa, que une indústria (setor têxtil) e academia (universidades, estudantes, mestres e doutores) na experimentação da Moda como um universo multidisciplinar.

 

 

Flávio Sabrá – Flávio Sabrá é pesquisador, professor, mestre em gerenciamento de projetos e Marketing e doutor em Design. Esteve na coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Produção do vestuário do SENAI por sete anos. Flávio foi gerente de Inovação de Estudos e Pesquisas do SENAI – CETIQT e hoje tem uma marca própria de roupas íntimas em Manaus.

 

 

 

Sobre os coaches:

Alexandre Herchcovitch – Um dos principais nomes da moda brasileira, Alexandre Herchcovitch obteve grande repercussão no mundo fashion nacional e internacional com sua marca. Atualmente tem quatro lojas próprias no Brasil e uma no Japão. Autor de diversas peças em parceria com grandes marcas brasileiras (Lupo, McDonald’s, Melissa, Chilli Beans, C&A), assumiu a direção criativa de grifes conhecidas (Ellus, Cori, Zoomp). Participou de diversos programas de TV aberta e também atuou como jurado no programa de TV Brazil’s Next Top Model.

Ronaldo Fraga – Ronaldo Fraga despontou na moda brasileira depois de fazer parte do casting do evento Phytoervas Fashion, em 1996. Autor de coleções com inspirações artísticas, suas criações já homenagearam Zuzu Angel, Nara Leão, Noel Rosa, Pina Bausch e Cândido Portinari. Seu trabalho também já abraçou causas políticas e sociais. No último São Paulo Fashion Week, se destacou ao lançar uma coleção de moda praia com a temática da inclusão. A marca Ronaldo Fraga existe desde 1997, comercializada em duas lojas próprias (Belo Horizonte e São Paulo), tem 30 pontos de venda no país e possui uma segunda linha, Ronaldo Fraga para Filhotes, voltada para o público infantil.

Lino Villaventura – Em 1982 lançou em Fortaleza a marca “Lino Villaventura”, em parceria com Inez Villaventura. Em 1996, participou do Morumbi Fashion, que depois viria a ser o São Paulo Fashion Week. O estilista tem lojas próprias em São Paulo e Fortaleza. Ele também se destacou como figurinista de cinema e teatro. O figurino de Uma Farsa Irresponsável em Três Atos, de Nelson Rodrigues, lhe valeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro, em 1996. Usando referências regionais misturadas a construções elaboradas, Lino é reconhecido por um estilo único, de looks dramáticos. Duas de suas marcas registradas são a cor preta e os trabalhos de nervura sobre os tecidos. Desenhou roupas exclusivas para personalidades da TV como Xuxa e Hebe Camargo. Além disso, fez roupas exclusivas para a boneca Barbie.

Sobre LIFETIME

Lifetime entretém e empodera a mulher, colocando-a como protagonista por meio de séries e filmes que se conectam com suas emoções. O Lifetime oferece o melhor conteúdo para a mulher de hoje, a mulher multifacetada, perfeitamente imperfeita, que usufrui de séries como Dance Moms, UnReal e Jane the Virgin, junto com reconhecidos filmes do Lifetime Movies, como Whitney, Beaches e Britney. O Lifetime alcança 46 milhões de lares. O Lifetime é principalmente destinado para Mulheres 18-49.