23ª edição de VerCiência – Mostra Internacional de Ciência na TV

22/10/2017 0 Por Alan Uemura

A na TV deste ano terá Sessão Especial no domingo, dia 29, com exibição do documentário inédito, seguida de talk show com o matemático escocês e trazendo uma exposição da arte japonesa
de dobrar papel

A arte e milenar dos origamis vai muito além das simples dobraduras que viram sapos e passarinhos. Ela está presente nas asas dos besouros, nas flores, na arquitetura de móveis – e até na construção de prédios e sondas espaciais. É com esta surpreendente descoberta que a 23ª edição de na TV apresenta em sua Sessão Especial do domingo, dia 29, no Museu do Amanhã, o documentário “Origami: a Geometria da Vida” (, 53min), de François-Xavier Vives, ganhador de vários prêmios internacionais e que este ano será homenageado com o Premio Especial 2017.

A Mostra é um dos eventos oficiais da Semana Nacional de e , promovida pelo Ministério da , , Inovações e Comunicações, de 23 a 29 de outubro em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, a principal sessão da Mostra vai acontecer no auditório do Museu do Amanhã, no domingo, dia 29 de outubro, das 14h às 17h, com a exibição de “Origami, a Geometria da Vida”. Após a exibição, haverá a entrega do Premio Especial 2017 ao documentário, seguida de talk show com a participação do matemático escocês , professor do Instituto de Matemática da UFRJ e estudioso dos origamis.

Mediado por Sergio Brandão, curador Internacional da , o bate-papo contará também com a participação do artista plástico e psicólogo Bruno Ferraz, que há mais de 20 anos se dedica à arte e a terapias com origamis. “O filme ‘Origami: a Geometria da Vida’ revela que a tradicional arte das dobraduras de papel japonesa está hoje no centro de uma revolução científica e tecnológica, com importantes aplicações na medicina e na indústria aeroespacial”, diz Sérgio.

O Consulado Geral do Japão no Rio também vai participar do evento, com uma exposição de origamis junto à entrada do auditório do Museu do Amanhã, durante o domingo, 29 de outubro.

A produção da 23ª edição da VerCiência vem de encontro ao pensamento do Museu do Amanhã, dada a importância de se divulgar a para o público em geral. Leonardo Menezes, gerente de Conteúdo e Exposições do Museu do Amanhã enfatiza o evento: “O Museu do Amanhã tem a missão de divulgar a junto com experiências lúdicas, como apresentado pela Mostra VerCiência. Muitos avanços estão acontecendo pelo uso das formas de origami – inclusive no Brasil – seja na área de saúde, onde alguns medicamentos interferem na correção de dobraduras malformadas do nosso DNA, ou até mesmo na , por meio da abertura de painéis solares de satélites, também inspirada nas dobraduras de um origami”.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Poderão ser feitas pelo site do Museu do Amanhã diretamente no link clicando aqui.

Importante: a inscrição para o evento não dá acesso às exposições.

Mais informações no site www.verciencia.com.br.

Sobre François-Xavier Vives:

François-Xavier Vives vive e trabalha em Paris. Ele se formou na Escola Nacional de Cinematografia Louis Lumière em 1991 e logo passou a se dedicar à produção de documentários para canais de televisão franceses seguindo seus temas favoritos: música, natureza e . Desde 2003 vem desenvolvendo também projetos de filmes de ficção. “Landes”, seu primeiro longa-metragem para o cinema (intitulado “Under the Pines” em inglês), foi exibido em 2013, e premiado no World Film Festival de Montreal.

Paralelamente, ele tem trabalhado com o canal de TV franco-alemão Arte em diferentes produções documentais, como “Plant Secrets” (“Segredos das Plantas”), uma série veiculada em 2010 que trata das interações entre as plantas e a sociedade contemporânea. Mais recentemente, François-Xavier dirigiu filmes científicos para a rede de TV pública France 5. Seu filme “” já ganhou vários prêmios internacionais, como o de melhor filme da European Academy of Science Film 2017 e o Prêmio de e Inovação no Jackson Hole Festival nos EUA.

Serviço:
VerCiência 2017 – 23ª na TV
Local: Museu do Amanhã – Auditório
Dia 29 de outubro, das 14h às 17h
Entrada gratuita
inscrições pelo endereço: http://bit.ly/2il4nso
(Importante: a inscrição para o evento não dá acesso às exposições do Museu do Amanhã)
Classificação etária: 14 anos