Instituto NET Claro Embratel anuncia abertura de inscrições da 3ª edição do Concurso NETLABTV de novas ideias de séries brasileiras

Instituto NET Claro Embratel anuncia abertura de inscrições da 3ª edição do Concurso NETLABTV de novas ideias de séries brasileiras

30/10/2017 0 Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Instituto NET Claro Embratel anuncia abertura de inscrições da 3ª edição do Concurso NETLABTV de novas ideias de séries brasileiras

 

Iniciativa que identifica talentos criativos de todo o país e gera oportunidades de negócios para o setor audiovisual recebe roteiros até o dia 27 de outubro

 

O Instituto NET Claro Embratel anuncia a abertura das inscrições para a 3ª edição NETLABTV. Até o dia 27 de outubro, criadores de todo o Brasil poderão inscrever seus roteiros de séries nas categorias Ficção e Não Ficção (variedades, documental, reality show e doc-reality), com foco nas grades dos canais de TV por assinatura. A novidade desta edição é a categoria Social Video, que receberá roteiros de séries de curta duração (2 a 5 minutos por episódio) destinados às redes sociais e inscritas por jovens talentos de universidades, cursos livres, técnicos e ensino médio.

 

Criado em 2013 com o objetivo de identificar e premiar novas ideias e formatos de séries brasileiras, a iniciativa patrocinada pelo Instituto NET Claro Embratel e realizada pela Casa Redonda, gera oportunidades de negócios e fomenta o surgimento de ideias e formatos inovadores de séries brasileiras, fortalecendo a cadeia de valor do audiovisual no Brasil.

 

Originalidade, qualidades técnica e artística, além do potencial comercial do projeto, são os critérios a serem utilizados pelas equipes de seleção para definir os 24 projetos de séries finalistas. Dentre eles, serão escolhidos 12 vencedores no total: quatro projetos de ficção, quatro de não ficção e quatro de Social Video, sendo que o público elegerá um vencedor em cada categoria, votando por meio do site do NETLABTV.

 

Os vencedores recebem a consultoria de especialistas para o aprimoramento dos roteiros e verba de apoio para o desenvolvimento dos projetos. “Eles também participam do Laboratório NETLABTV, que será realizado em São Paulo, no início de 2018, de pitching para players do mercado audiovisual e de um programa de imersão criativa, que inclui encontros e visitas a canais de TV, produtoras independentes, agregadores de social video e distribuidores”, conta Daniely Gomiero, Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela área de responsabilidade corporativa da Claro Brasil.

 

NETLABTV realiza ainda seminários, oficinas, encontros e oferece, via Blog e redes sociais do projeto, conhecimentos úteis à criação de séries brasileiras de sucesso com a publicação de entrevistas, vídeos tutoriais, estudos de casos, dicas e links de interesse.

 

Nesta 3ª edição, o NETLABTV promove também uma programação especial de atividades, que inclui eventos de lançamento do concurso e oficinas gratuitas nas cidades de Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliando as ações de formação na área de criação e roteiro audiovisual.

 

Com o apoio institucional da ABRA – Associação Brasileiras de Autores Roteiristas, da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, SICAV RJ – Sindicato da Indústria Audiovisual e APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, o NETLABTV possui ainda como parceiros os principais canais e programadoras de TV por assinatura e agregadores de internet do país.

 

As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site www.netlabtv.com.br. Confira o Regulamento e participe.

 

SOBRE O NETLABTV

 

Nas duas edições anteriores, realizadas em 2013 e 2014, o NETLABTV recebeu inscrições de três mil novas ideias de séries de criadores de 26 estados brasileiros. Dos 16 projetos vencedores, dois já foram produzidos e 12 firmaram contratos com produtoras independentes brasileiras.

 

Os destaques ficam por conta de “Dia 1”, série reality de Patrícia Leme e Bruno Souto, que teve produção da O2 e foi exibida em 2016 pela HBO, e “A Benção”, série de ficção de Leo Garcia, Frederico Ruas e Pedro Marques Ares, produzida pela Coelho Voador, que venceu o edital do Canal Brasil – 2017, viabilizando sua realização.

 

A programação de atividades de formação do NETLABTV já trouxe ao Brasil nomes como Elizabeth Devine, roteirista e produtora da série “CSI: Investigação Criminal”; David Zabel, showrunner de “Plantão Médico”; e Dan Attias, diretor de “Homeland” e “The Walking Dead”.

 

SOBRE O INSTITUTO NET CLARO EMBRATEL

 

A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, NET Educação, entre outros.

 

O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

 

Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma iniciativa que aborda a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2016 do Instituto: https://www.institutoclaro.org.br/relatorio2016/index.html.

 

SOBRE A CASA REDONDA

 

A Casa Redonda cria, planeja e executa plataformas criativas e de desenvolvimento setorial como editais, fundos de investimento cultural, festivais, concursos, prêmios, laboratórios, além de colaborar com programas de formação e qualificação de profissionais de diversos segmentos.

As plataformas criativas permitem estabelecer novos diálogos e criam oportunidade de relacionamento com redes culturais e criativas de todo o país, mobilizando artistas, produtores, governos, empresas, instituições e organizações sociais.

 

CONCURSO NETLABTV – 3ª EDIÇÃO

Inscrições abertas até 27 de outubro pelo site www.institutonetclaroembratel.org.br/netlabtv

Mais informações em www.facebook.com/concursonetlabtv