5 Motivos para pais e educadores apoiarem o uso dos games

5 Motivos para pais e educadores apoiarem o uso dos games

03/11/2017 0 Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Mega eventos recentes no Brasil reacendem o papel dos jogos na vida dos jovens

A 10° edição da Brasil Game Show (BGS), a maior feira de games da América Latina, aconteceu em São Paulo em Outubro. Ano passado o evento levou mais de 300 mil jovens. A expectativa para este ano foi ultrapassar 400 mil brasileiros (a). Além da BGS, os paulistas também receberam a maior exposição de vídeo game do país, do curador Cleidson Lima – O Museu do Vídeo Game- que aconteceu também em Outubro.

O que esses dois eventos têm em comum? Além de ambos levarem mais de meio milhão de pessoas para visitá-los, seja para jogar games exclusivos ou relembrar os consoles do passado, revelam que a tecnologia modifica não somente as nossas relações sociais mais também a forma como aprendemos. Captar a atenção do jovem, com tantos meios digitais, parece ser uma tarefa árdua para pais e professores.

A solução então é proibir o uso do vídeo game? Augusto Jimenez, psicólogo e educador há mais de 10 anos na rede Minds Idiomas, mostra exatamente o oposto. “Os games vieram para ficar desde o Atari Pong – primeiro console doméstico da Atari- a jogos que ainda nem foram lançados oficialmente como Need for Speed. Proibir a criança ou o pré-adolescente de ter interação por meio desses jogos é limitá-los de fazer parte do grupo de amigos e ainda diminuir a capacidade de atenção visual seletiva deste jovem”, explica o psicólogo Jimenez.

Pensando nisso, Augusto Jimenez, psicólogo da rede Minds, lista 5 motivos para os pais e gestores educacionais apoiarem o uso do vídeo game dentro e fora da sala de aula:

1) Profissões digitais são as que mais empregam no país e no mundo

Já há graduações como Jogos Digitais, Design e Planejamento de Games em algumas faculdades do Brasil. Para ter ideia à remuneração nesta área vai de R$ 4 mil a R$ 20 mil, segundo a instituição de ensino Impacta. Os estudantes podem atuar como programador, Game designer, entre outros. E isso tudo começa na infância\adolescência. Logo, os pais podem limitar a quantidade de horas que os filhos jogam, mas jamais proibir. A tecnologia veio para ficar e uma diversão como os games pode ser o futuro profissional do seu filho (a).

2) Jogar vídeo game eleva a atenção visual das crianças

O estudo foi publicado na revista Nature e feito pela Universidade de Rochester, Estados Unidos. Comprovou que pessoas que jogam vídeo game aumentam a capacidade seletiva visual e tendem a ser mais rápidos na tomada de decisão. Há muitas empresas, do mundo todo, que usam desde vídeo games a jogos de tabuleiro em seus processos seletivos. Para checarem a atenção e personalidade do candidato.

3) Aguça o instinto de investigação

Quando os professores unem educação com games cria-se o processo conhecido como gamification. Trata-se da captação de conhecimento por meio dos jogos. Há 2 anos desenvolvemos essa técnica na Minds e os nossos alunos (a) mudaram de nível 30% mais rápido. Segundo o instituto Buck de educação quando cria-se um jogo envolvente concomitantemente o estudante desenvolve uma necessidade de saber.Isso faz com que ele assimile o conhecimento de forma mais orgânica, leve.

4) Estreita laços entre pais e filhos

Andando pela Brasil Game Show era possível identificar pais e filhos, diferentes gerações, e uma paixão que os une. O amor aos games. A vida profissional dos brasileiros (a) exige muitos dos pais e mães, e reservar uma hora diária para jogar com os filhos estreitará laços. Os pais, dessa forma, estarão fazendo parte de algo que os filhos têm apreço e ainda podem se divertir juntos.

5) Vídeo game não é sinônimo de sedentarismo

Há games como Just Dance e Guitar Hero que provam isso! Crianças e jovens perdem gordura dançando e tocando instrumentos. Além disso, esses jogos estimulam a interação com outras crianças. O que gera o sentimento de pertencimento de grupo.