Crítica Gosto se Discute | Kéfera não mais para crianças

Crítica Gosto se Discute | Kéfera não mais para crianças

09/11/2017 0 Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

 

Hoje estreia nos cinemas a “quase” comédia Gosto se Discute, o filme conta a história de Augusto (Cassio Gabus Mendes), um chef de cozinha criativo e respeitado, que com o passar do tempo acaba se acomodando na fama de seu restaurante e a consequente perda de fregueses, e para complicar mais a situação tem como concorrente seu ex-funcionário Patrick (Gabriel Godoy, “Os 3“), que mantém um food truck gourmet estacionado a sua porta.
Tudo fica mais complicado quando ele perde o paladar devido ao estresse e a necessidade da criação de um novo cardápio, além da pressão causada pela auditora Cristina (Kéfera Buchmann) em seu restaurante Gusto.
Em tempos de Master Chef mostrar a rotina da cozinha é um dos pontos positivos do longa, pratos com aparência deliciosa e exóticas desfilam a todo momento a frente do telespectador e os coadjuvantes apesar de caricatos como o cantor Zéu Britto, que entrega um baiano gago muito divertido e os garçons interpretados por Robson Nunes e Ronaldo Reis são um tempero a parte.

A fórmula base para esse longa que a princípio apresenta-se como comédia, mas aos poucos nos entrega de bandeja um retrato atual das mudanças do mercado, talvez seja o ponto negativo do longa. Seria mais ou menos como comprar um lindo bolo vermelho imaginando que é de morango, mas na realidade é de laranja.
Não necessariamente que o seu bolo vermelho de laranja seja ruim, mas não é exatamente como você gostaria de comer.
Um dos pontos divergentes desse bolo começa pela protagonista Kéfera que seguiu outros caminhos com esse drama-comédia. Ela abandonou seu personagem escrachado de É fada e como Cristina da um passo a frente como atriz e não mais como uma youtuber que arriscou-se em outra mídia, é visível o seu esforço em nos entregar uma personagem totalmente diferente do esperado pelo seu público infanto juvenil, algo bastante similar a sua personagem que apesar de jovem é determinada e responsável e junto com Cassio Gabus Mendes protagoniza uma cena de amor implícita que ficou totalmente fora do contexto do longa, como uma raspa de limão que decora esse bolo mas é azeda ao consumir, causando certa estranheza não somente pela cena, mas pela sua falta de necessidade na trama, soando mais como um grito de liberdade artístico do tipo não sou mais criança do que necessário a trama.
Inclusive ela deixou bem claro durante a coletiva que seu objetivo foi sempre ser uma atriz e que finalmente pode seguir em frente em sua carreira.
No geral “Gosto se Discute” é um filme divertido, mas não faz gargalhar, é um drama mas não se aprofunda, é uma crítica as mudanças da sociedade mas é superficial.
Se vale o ingresso? Como cita o próprio título, gosto se discute … Jogamos os ingredientes para você, agora veja se você prefere um bolo de laranja ou de morango. Se gostar de ambos uma ótima refeição a você.

 

Sinopse
Augusto (Cassio Gabus Mendes) é o famoso chef de um restaurante que já viveu dias de glória e agora precisa lidar com a decadência, enfrentando até a concorrência de um “food truck” recém-instalado do outro lado da rua. Para piorar, um banco, sócio do restaurante, envia uma auditora, Cristina (Kéfera Buchmann), que quer promover uma verdadeira revolução no local. Desafiado, o chef tem que provar que ainda está em forma, mas acaba perdendo o paladar justamente na hora que precisa criar o novo cardápio.

Classificação indicativa: 12 anos

Elenco

AUGUSTO – Cassio Gabus Mendes

CRISTINA – Kéfera Buchmann

PATRICK – Gabriel Godoy

ROMUALDO – Paulo Miklos

JOSENILDO – Robson Nunes

ROBERVÂNIO – Rodrigo Lopez

MAÎTRE – Ronaldo Reis

SANDRA – Sílvia Lourenço

REGINALDO – Zéu Britto

Ficha técnica

PRODUÇÃO: Damasco Filmes

ROTEIRO E DIREÇÃO: André Pellenz

ELENCO: Cassio Gabus Mendes, Kéfera Buchmann, Gabriel Godoy, Paulo Miklos, Robson Nunes, Rodrigo Lopez, Ronaldo Reis, Sílvia Lourenço e Zéu Britto

PRODUZIDO POR: Lara Guaranys, Marcelo Monteiro e Marcus Baldini

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Lara Guaranys e Mauro Pizzo

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Renato Rondon

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Rhebling Junior

MONTAGEM: Fernando Vidor, EDT

DIRETORA DE ARTE: Claudia Terçarolli

TRILHA SONORA: Instituto

SUPERVISÃO DE SOM E MIXAGEM: André Tadeu

SOM DIRETO: Lia Camargo e Tide Borges ABC

FIGURINO: Giovanna Moretto

DISTRIBUIÇÃO: Imagem Filmes

Sobre André Pellenz

Diretor do longa-metragem “Minha Mãe é uma Peça“, maior bilheteria do cinema brasileiro em 2013, e de “Detetives do Prédio Azul – o filme”, uma das maiores bilheterias nacionais de 2017 e ótima repercussão na crítica. Na TV, é autor e diretor-geral da série “Prata da Casa”, exibida pela Fox em 2017 e indicada ao prêmio Iberoamericano Fénix, e da série dramática “Natália“, exibida pelo Universal Channel e TV Globo Internacional, cuja segunda temporada estreia em janeiro de 2018, além de diretor-geral das quatro primeiras temporadas de “220 Volts”, no Multishow. Formado em cinema pela UFF e pós-graduado no AFI – American Film Institute, também é diretor dos curtas-metragens “Love Express”, “O Menino Mofado” e “Que Horas São?”.

Sobre a Damasco Filmes

A Damasco Filmes surgiu em 2010 com o longa Bruna Surfistinha, dirigido por Marcus Baldini, sucesso de público e crítica, assistido por mais de 2 milhões de espectadores. Produziu PSI para o canal HBO, indicada ao International Emmy Awards 2015 como melhor série dramática. À frente da Damasco, Baldini e Lara Guaranys, produtora executiva, lançam nos próximos meses os filmes Gosto Se Discute, de André Pellenz, com Cassio Gabus Mendes e Kéfera Buchman no elenco, e O Homem Perfeito, dirigido por Marcus Baldini e protagonizado por Luana Piovani e Sérgio Guizé.

Sobre a Imagem Filmes

A Imagem é uma distribuidora nacional de filmes independentes comprometida com a qualidade e variedade de produções. Atuando nos segmentos de cinema, vídeo e televisão a distribuidora é responsável pelos lançamentos de grandes produções nacionais, dentre elas, destacam-se os recentes: É Fada!, Nise – O Coração da Loucura, Vai que Dá Certo 2, além das produções internacionais: Florence – Quem é Essa Mulher, Café Society, Gênios do Crime e os recentes Silêncio e Círculo

Facebook: https://www.facebook.com/ImagemFilmes/