O Médico e o Monstro | A real natureza humana: entre o bem e o mal

03/01/2018 0 Por Alan Uemura

Adorada pelos amantes da literatura gótica, a obra traz pela primeira vez um alter ego capaz de intrigar qualquer geração e inspirar as mais diversas e famosas histórias de terror.

O selo Via Leitura, da , aumenta cada vez mais os livros da . E, claro, não podia faltar um dos livros de terror mais cultuado em todos os tempos, , de .

A importância desta obra para o gênero é tamanha que até , considerado o mais aterrorizante dos escritores, coloca o romance gótico em seu “top três”, ao lado de e de , também publicados pela editora neste ano. O mote da história é um médico que faz experimentos no próprio corpo buscando entender as contradições da alma.

Publicado pela primeira vez em 1886, o livro é uma das primeiras obras que abordam o transtorno de personalidade dupla, alter ego, com elementos de ficção científica e de horror, além de tornar-se uma das principais novelas góticas do século XIX.

Com a ilustre narrativa do advogado Gabriel Utterson, o relacionamento entre o renomado Dr. Henry Jekyll, e o estranho Mr. Edward Hyde, torna-se um grande mistério, principalmente quando o médico coloca o excêntrico homem em seu testamento.

A obra analisa as relações humanas, e a intenção de Stevenson é demonstrar que todo mundo tem um lado bom, representado pelo médico que só pensa em contribuir com as pessoas e fica cada vez mais recluso em seu laboratório atrás de uma solução. E demonstra o lado mal, figurado pelo odioso Mr. Hyde, de comportamento agressivo, que chegou a matar um homem espancado.

O advogado Gabriel Utterson se empenhará, então, em descobrir a estranha relação que une esses homens. traz elementos inovadores ao gênero de horror, como o transtorno de dupla personalidade. Com referências aos assassinatos cometidos por Jack, o estripador, na Londres vitoriana, chegou a inspirar um novo termo no dicionário inglês: Jekyll and Hyde, como são chamadas as pessoas moralmente dúbias.

Ficha técnica:
Editora: Via Leitura
Gênero: Literatura estrangeira
Edição: 1ª edição, 2017
Tamanho: 14×21

Sobre o autor: (1850-1894) foi poeta e escritor. Nascido na Escócia, escreveu clássicos como A ilha do tesouro e , tornando-se um dos autores mais importantes do século XIX e mais traduzidos até hoje. Crítico às normas sociais, deixou a família, que considerava conservadora, aos 23 anos, rumo a Londres, onde passou a frequentar os salões literários. Três anos mais tarde, conheceu sua esposa em Paris. Acompanhado dela e do enteado, mudou-se para as Ilhas Samoa, no Pacífico, em 1889. Em meio à paisagem paradisíaca, que amava, morreu de hemorragia cerebral aos 44 anos.